Risco de rebaixamento
Como torcedor do Clube Atlético Paranaense, não posso deixar de apresentar a situação relatada abaixo. Trata-se de hipótese real de cair para a segunda divisão. Basta verificar! Se existe hipótese, existe risco. O discurso do treinador, logo após o jogo contra o Vasco, deveria ter sido duramente criticado, pois naquela ocasião o risco era ainda maior. Estarão contando com a sorte? Isso seria, no mínimo, ignorância, para não dizer coisas piores! Peço que vocês, na qualidade de jornalistas, com grande repercussão, analisem e informem aos interessados.
Já passou por suas cabeças e pela dos torcedores se numa “remota” ocorrer o que relataremos a seguir, e na última rodada? Isso sim seria uma boa prova de “burrice” total! Portanto, o risco de rebaixamento ainda existe!
Análise: três clubes não alcançam o número de pontos do CAP, são eles: Santa Cruz, Fortaleza e São Caetano. O primeiro já está rebaixado. Quatro clubes podem alcançar e ultrapassar o número de pontos do CAP, são eles: Palmeiras, Juventude, Fluminense e Ponte Preta, ou seja, cinco clubes “disputam” uma vaga na segundona. Considerando a pior hipótese para o CAP, em todos os casos analisados:
– CAP perdendo os 3 jogos, permanecendo com 46 pontos e 13 vitórias;
– Ponte Preta vencendo os 3 jogos, alcançando 47 pontos e 13 vitórias.
Observam-se os seguintes casos, que não devem ser descartados.
Tabela:
36ª São Paulo Atlético Morumbi
37ª Atlético Figueirense Durival Brito
38ª Ponte Preta Atlético Moisés Lucarelli
36ª Juventude Palmeiras Alfredo Jaconi
37ª Palmeiras Internacional Palestra Itália
38ª Fluminense Palmeiras Maracanã
36ª Juventude Palmeiras Alfredo Jaconi
37ª Juventude Fortaleza Alfredo Jaconi
38ª Corinthians Juventude Pacaembu
36ª Corinthians Fluminense Pacaembu
37ª Santa Cruz Fluminense Arruda
38ª Fluminense Palmeiras Maracanã
36ª Fortaleza Ponte Preta Pres. Vargas/CE
37ª Goiás Ponte Preta Serra Dourada
38ª Ponte Preta Atlético Moisés Lucarelli
Caso 01
Palmeiras: supondo 3 vitórias, alcançará 52 pontos, com 15 vitórias.
Juventude: supondo 2 vitórias, visto que, nesta hipótese, perderá para o Palmeiras, alcançará 49 pontos, com 14 vitórias.
Fluminense: supondo 2 vitórias, visto que, nesta hipótese, perderá para o Palmeiras, alcançará 46 pontos, com 12 vitórias.
Resumo:
Três clubes suplantarão o CAP: Palmeiras (52), Juventude (49) e Ponte Preta (47), sendo decido pelos critérios de desempate: 13 vitórias do CAP contra 12 vitórias do Fluminense.
Caso 02
Fluminense: supondo 3 vitórias, alcançará 49 pontos, com 13 vitórias.
Palmeiras: supondo 2 vitórias, visto que, nesta hipótese, perderá para o Fluminense, alcançará 49 pontos, com 14 vitórias.
Juventude: supondo 2 vitórias, visto que, nesta hipótese, perderá para o Palmeiras, alcançará 49 pontos, com 14 vitórias.
Resumo:
Quatro clubes suplantarão o CAP: Palmeiras (49), Juventude (49) e Fluminense (49) e Ponte Preta (47). Rebaixamento para o CAP.
Caso 03
Juventude: supondo 3 vitórias, alcançará 52 pontos, com 15 vitórias.
Fluminense: supondo 3 vitórias, alcançará 49 pontos, com 13 vitórias.
Palmeiras: supondo 1 vitória, visto que, nesta hipótese, perderá para o Fluminense e para o Juventude, alcançará 46 pontos, com 13 vitórias.
Resumo:
Três clubes suplantarão o CAP em número de pontos: Juventude (52) e Fluminense (49) e Ponte Preta (47). Um clube alcançará o mesmo número de pontos e vitórias: Palmeiras (46) e 13 vitórias. Decisão nos critérios de desempate – saldo de gols, gols marcados, etc. Poderá ser rebaixado.
Ou seja, há risco de rebaixamento, sim! E devido a fragilidade do atual elenco pode-se esperar uma reação imediata?