2006, a defesa foi culpada?
A temporada de 2006 foi de altos e baixos para a torcida atleticana, mais baixos do que altos é verdade, porém jamais esqueceremos de alguns momentos como a vitória sobre o River Plate em pleno Monumental de Nuñez e o espetacular 6 x 4 contra o Vasco. Nesta altura do ano, fica no ar uma pergunta: o que deu errado? Vou expressar aqui a minha opinião.
Vários equívocos de planejamento aconteceram, como por exemplo, Lothar Mathaus chegou muito tarde, começo de fevereiro, deveria ter chegado no final de dezembro para iniciar a pré-temporada junto com os jogadores. Episódio Dagoberto acho que é o único caso no mundo de um atleta que está em litígio judicial com a equipe e ainda assim entra em campo para jogar. Ninguém discute a qualidade técnica dele, porém seu ciclo no Atlético acabou.
Ainda assim, se tivéssemos uma defesa melhor composta, nosso final de ano poderia ser bem diferente. Sempre defendi nas discussões com meus amigos que o grande problema da equipe era a defesa. O ataque foi modificado diversas vezes (Pedro Oldoni, Denis Marques, Herrera, Paulo Rink, Dagoberto, Marco Aurélio…), tentou-se várias formações, como se fosse lá o problema, e na verdade não era. Na minha opinião o Danilo é fraquíssimo e o João Leonardo é o pior zagueiro que já vi vestir a camisa do Atlético, e olha que eu tenho 42 anos e já vi muita coisa ruim.
O desempenho do ataque não foi tão ruim, média de 1,84 gols por partida, quase igual à média histórica, em compensação a defesa, média de 1,52 gols por partida, a pior performance desde 1999, conseguiu ser pior do que 2003, até então nosso pior ano. Não tenho a intenção de ser o dono da verdade, mas tenho muita convicção da minha opinião e espero que este artigo colabore com os mandatários do clube no momento em que forem traçar os planos para 2006.