29 nov 2006 - 22h33

Grêmio quer implantar “naming rights” em seu estádio

Depois de mais de um ano em que o Atlético implantou, de maneira pioneira, o conceito de “naming rights” (direito de uso de nome) em seu estádio, o Grêmio pretende adotar a mesma filosofia. O clube gaúcho estuda a construção de um novo estádio no próximo ano, com as obras iniciando em abril de 2007. a nova casa do tricolor gaúcho não mais se chamará estádio olímpico, recebendo o nome de uma empresa que pagará para ter o nome exposto, financiando 30% da obra.

De acordo com informações do jornal Zero Hora, o Grêmio estaria assinando um contrato com uma empresa holandesa, a mesma que construiu a Amsterdan Arena Advisory, responsável pela construção do estádio do Ajax. As obras, no entanto, devem durar cerca de 2 anos. A principal questão a ser resolvida é a localidade do novo empreendimento, com duas hipóteses: derrubar o Olímpico ou procurar por outra área na cidade gaúcha.

Além do estádio, o Grêmio pretende construir uma área de multieventos (conceito já existente na Kyocera Arena), com espaços as construções de um shopping, um hotel e um centro de convenções.

Naming Rights

Em março do ano passado, o Atlético anunciou de maneira pioneira no futebol brasileiro a parceria com a fabricante japonesa Kyocera Mita América, sendo o primeiro contrato de “naming right” (direito sobre o nome) do futebol brasileiro. Dessa forma, o estádio Joaquim Américo passou a ser denominado Kyocera Arena.

A união, até então inédita no Brasil, já era bastante comum nas praças esportivas da Europa e Estados Unidos. O primeiro "naming right" dos Estados Unidos, por exemplo, surgiu em 1972, no estádio do Buffalo Bills, em um acordo entre a Rich Products e Erie County (dono do clube) para a construção do novo estádio da cidade – Rich Stadium. Em 1986, a NBA aderiu à proposta, com a ARCO e o Sacramento Kings se unindo para a construção da então nova ARCO Arena.



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…