7 jan 2007 - 10h16

Roberto será titular na estréia no Sul-Americano sub-20

Os torcedores atleticanos que assistirem à estréia da Seleção Brasileira Sub-20 no Sul-Americano da categoria neste domingo deverão dar uma atenção especial ao camisa número 5 do Brasil. Trata-se do volante Roberto, do Atlético, único jogador de equipe paranaense a disputar a competição. Este ano, o Sul-Americano será ainda mais importante do que as habituais, já que os dois primeiros colocados estarão qualificados às Olimpíadas de Pequim, na China, em 2008.

Este ano, o Sul-Americano Sub-20 está sendo disputado no Paraguai. A estréia brasileira será neste domingo, às 20h45 (horário de Brasília), contra o Chile. O jogo terá transmissão ao vivo na ESPN Brasil. A seleção Brasileira, comandada pelo técnico Nelson Rodrigues, deve entrar em campo com a seguinte formação: Muriel, Amaral, Anderson, Thiago Heleno e Carlinhos; Roberto, Lucas, William e Leandro Lima; Fabiano Oliveira e Alexandre Pato.

O Brasil é recordista de títulos do Sul-Americano Sub-20, jogado pela primeira vez em 1954. Foram oito troféus, em 1974, 83, 85, 88, 91, 92, 95 e 2001. O Uruguai tem sete títulos e a Argentina, apenas quatro. A Colômbia venceu duas vezes, inclusive a última, em casa, em 2005, e o Paraguai foi campeão em 1971.

Confira a tabela dos jogos do Brasil na primeira fase do Sul-Americano Sub-20:

07/01 – Brasil x Chile
09/01 – Brasil x Peru
13/01 – Brasil x Bolívia
15/01 – Brasil x Paraguai

Roberto

Roberto Andrade Silva nasceu em Tucano, Bahia, a 24 de abril de 1988 e tem 1,76m. Ele chegou no Atlético no início do ano passado, depois de ter se destacado no Guarani, de São Paulo. O jogador começou a carreira na Portuguesa de Desportos, mas se transferiu para o Guarani em 2003. No mesmo ano, foi convocado para a Seleção Brasileira Sub-14. Nos dois anos seguintes, disputou vários jogos pela Seleção Brasileira Sub-17, chegando a ser inclusive capitão da equipe. Em 2005, Roberto foi campeão sul-americano sub-17 e vice-campeão mundial da categoria.

Ano passado, Roberto foi destaque no time de Juvenil do Atlético, na disputa da Copa Chivas, no México. Depois, subiu para o time de Juniores, sendo destaque do time nas competições que disputou no ano, ajudando o Atlético a ser campeão da Copa Saprissa, na Costa Rica, da Copa BH de Juniores e tricampeão Paranaense Sub-20. Além das conquistas pelo Atlético, Roberto foi convocado diversas vezes para a Seleção Brasileira Sub-20, nos preparativos da equipe de Nelson Rodrigus para o Sul-Americano da categoria. O volante tem contrato com o Atlético até 2009.



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…