7 fev 2007 - 0h16

Atletibas que entraram para a história

Depois de um ano sem a disputa do principal clássico do futebol paranaense, nesta semana as atenções do Campeonato Paranaense estão voltadas para o clássico Atletiba. Em 2006, pela primeira vez na história, não houve nenhum confronto entre Atlético e Coritiba. A inexistência do encontro entre os dois rivais estaduais foi por uma série de fatores, entre eles o fato de o Coritiba ser o único representante do estado na 2ª divisão, enquanto o Furacão está na série A. Além disso, as duas equipes foram eliminadas precocemente tanto do Campeonato Paranaense quanto da Copa do Brasil, eliminando um encontro nas fases decisivas dessas competições.

Este ano, além do jogo deste domingo, Atlético e Coritiba poderão se enfrentar ainda nas fases decisivas do Campeonato Paranaense e da Copa do Brasil. No Brasileirão, mais uma vez não haverá Atletiba, já que o alviverde continua na segundona, enquanto o Furacão está na elite do futebol nacional.

Atletibas históricos

Em 83 anos de história do clássico Atletiba, apenas em 2006 o duelo entre Atlético e Coritiba não existiu. Nos demais anos, sempre ocorreu pelo menos uma vez o esperado confronto entre os dois principais clubes do futebol paranaense.

Um confronto especial, com muita história para contar. Causos como o “Atletiba da Gripe”, em 1933, que rendeu ao Atlético o apelido de “Time da Raça”, e o Atletiba de 8 minutos, em 1946, são apenas alguns representantes do folclore que ronda o encontro entre os dois clubes.

Outra curiosidade é sobre o primeiro Atletiba da história, disputado em 20 de abril de 1924, na Baixada, válido pelo Torneio Início daquele ano. O Atlético venceu por 2 a 0, gols de Ary e Motta. O Rubro-negro, fundado dias antes, debutava em competições oficiais e jogou com: Tapyr; Marrecão e Ferrario; Malelo, Franico e Laurival; Smyth, Ary, Marrequinho, Motta e Alípio.

A partir de hoje, a Furacao.com convida os torcedores atleticanos a relembrar os Atletibas históricos, que colaboram para manter viva a mística e a tradição do principal clássico do futebol paranaense. Para isso, convidamos os torcedores a enviar textos para a seção “Fala, Atleticano”, relembrando o seu Atletiba histórico.

Pode ser um clássico que valeu título, ou simplesmente um clássico que marcou alguma passagem do seu atleticanismo e da história do Clube Atlético Paranaense. Vale a pena recordar esta história! E que as lições de cada Atletiba sirvam de inspiração para os jogadores do Atlético neste domingo, no clássico válido pelo Campeonato Paranaense, na Kyocera Arena.

Para colaborar com um texto, clique aqui e siga as instruções.



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…