A queda do Império Romano (?)
Se há uma história fascinante esta é a de Roma.
De uma pequena cidade, tornou-se um dos maiores impérios da antigüidade. Sua situação geográfica constituía uma defesa natural e com isso seus primitivos habitantes foram vencendo tribos vizinhas até que se tornaram senhores de toda a Itália.
Após dominar toda a península itálica, os romanos partiram para as conquistas de outros territórios. Com as conquistas, a vida e a estrutura de Roma passaram por significativas mudanças, tornando-se uma cidade repleta de confortos, com casas comerciais, jardins e edifícios monumentais. O império romano passou a ser muito mais comercial do que agrário. Povos conquistados foram escravizados ou passaram a pagar impostos para o império. As províncias renderam grandes recursos para Roma. A capital do Império Romano enriqueceu e a vida dos romanos mudou.
No entanto, um rol de factores sócio-políticos iria agravando o seu declínio, e o império seria dividido em dois.
Nota-se claramente que o caminho que está sendo trilhado pelo Clube Atlético Paranaense é o mesmo. Conquista da hegemonia local, busca de conquistas de outros territórios, estádio e CT modernos e repletos de confortos dentre tantas outras semelhanças.
Porém o que me deixa descontende é notar que a queda está começando cedo. Afastamento entre diretoria e torcida, setores contra setores e outra séries de fatores.
As provocações entre a Torcida Organizada os Fanáticos e outros setores do estádio nessa noite de rodada dupla me levou a recordar mais uma vez não a antiga Baixada, mas sim os antigos Coliseus Romanos. A divisão já está acontecendo.
Onde isso vai parar ainda não sei, só espero que o fim dessa história não seja o mesmo.