O Fala, Atleticano é um canal de manifestação da torcida do Atlético. Os textos abaixo publicados foram escritos por torcedores rubro-negros e não representam necessariamente a opinião dos responsáveis pelo site. Os autores se responsabilizam pelos textos por eles assinados. Para colaborar com um texto, clique aqui e siga as instruções. Confira abaixo os textos dos torcedores rubro-negros:
16 mar 2007 - 11h15

Devemos acreditar na TOF!

As Torcidas Organizadas de Futebol são associações compostas de membros de ambos os sexos para apoiar o seu time e buscar reconhecimento a nível estadual e nacional. A maioria dos Clubes Nacionais possui uma ou mais Torcidas Organizadas, e quando estes clubes são rivais é muito provável que as Torcidas também sejam. Nesse caso, atritos e discussões são comuns entre os associados, e o conflito entre elas passa a ser visível.

Porém, a intensa busca pela aceitação nacional faz com que Torcidas Organizadas de Clubes diversos, que tenham “regras” similares, se sociabilizem e formem alianças, demonstrando que não só de rivalidade é feito o futebol brasileiro. A Torcida Organizada Os Fanáticos do Clube Atlético Paranaense não é diferente, possui seus rivais, seus aliados e seus Associados do sexo masculino, se preocupam com o relacionamento das mulheres associadas e com os membros as outras torcidas.

O futebol, por ser a modalidade esportiva mais difundida na sociedade moderna, trás consigo padrões de sociabilidade que vão além da organização e racionalização dos campeonatos, onde os torcedores não devem ser vistos somente como espectadores, consumidores do esporte, e sim como participantes do espetáculo. E participantes de maneira extrema fazendo com que, em dia de jogos, boa parcela da cidade seja envolvida de maneira intensa para que seja visível o apoio ao time de preferência.

Além do intuito de apoiar o time, a Torcida Organizada os Fanáticos (TOF) merece reconhecimento, não só a nível estadual, mas também no âmbito nacional. Esse reconhecimento pode ser adquirido de várias formas, entre elas através da sociabilidade própria das torcidas organizadas que é regida por regras específicas de pertencimento, afinidade e oposição aos clubes e torcidas. Sociabilidade que também traduz a dimensão política da negociação, da hierarquia, conflito, prestigio e poder.

Dentro dessa sociabilidade, duas relações totalmente opostas permeiam as Torcidas Organizadas: a amizade e a inimizade. A essência do espírito lúdico é ousar, correr riscos, suportar a incerteza e a tensão. A competição não se estabelece somente apenas por alguma coisa, mas também “em” e “com” alguma coisa. Os homens entram em competição para serem os primeiros em força e destreza, em conhecimentos ou riqueza.



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…