21 mar 2007 - 0h46

Atletiba é destaque no Festival de Teatro de Curitiba

Mais importante e tradicional clássico do futebol paranaense, o Atletiba não ficará somente nos gramados e nas provações entre amigos neste ano. As emoções (e provocações) que rondam o encontro entre Atlético e Coritiba saem dos limites das quatro linhas e invadem o teatro, com a estréia da peça “Atletiba – A Comédia”, no Festival de Teatro de Curitiba.

De acordo com o diretor do espetáculo, Treat Serpa, a peça mostra cenas do cotidiano entre torcedores atleticanos e coxas-brancas. Por isso, piadas, provocações e até mesmo momentos de tensão estarão bastante presentes no placo, como, por exemplo, o coro de “Fica, Gionédis”, que já foi entoado pela torcida atleticana no último clássico, há algumas semanas, na Baixada. “A peça fala principalmente sobre a rivalidade do clássico. Mas é uma a rivalidade sadia. Para o Coritiba ser grande ele precisa que o Atlético seja grande e vice-versa”, afirmou em entrevista à Rádio CBN o diretor Treat Serpa.

Apesar de torcer para o Coritiba, o diretor garante que o espetáculo é totalmente imparcial, destacando sucessos e fracassos dos dois clubes no clássico. “Participam da peça exatamente 13 atores. Sendo um narrador, 6 torcedores do Atlético e 6 do Coritiba”, explica. Entre os atos da peça, estão, por exemplo, um romance em que a torcedora do Coritiba se apaixona por um torcedor do Atlético. Além, disso, conta Serpa, piadas do dia-dia dos rivais, entrevista com jogadores e os títulso da dupla Atletiba também são retratados. “Tem várias cenas com a dupla Atletiba protagonizando Inimigo Íntimo, Os Três Mosqueteiros e Romeu e Julieta, que a dupla Atletiba poderia representar nas telas do cinema”, diz.

Segundo Serpa, a idéia de montar um espetáculo retratando o mais importante clássico do futebol paranaense pretende mostrar aspectos comuns entre futebol e teatro. “O futebol é como o teatro, tem o palco e platéia. O futebol tem o campo e o torcedor é uma coisa muito parecida e colocar o Atletiba no teatro é uma coisa que eu queria a muito tempo. E peguei fatos do cotidiano dos torcedores do Atlético e do Coritiba e coloquei no teatro”, afirma.

A comédia sobre o encontro entre Rubro-negros e Alviverdes, completa, traz uma mensagem de paz entre as torcidas. “A torcida ganha o clássico. Porque quem vir assistir vai se conscientizar ainda mais que o futebol é um esporte, é um exercício físico, está ligado a coisas boas e não a violência. Os jogadores são rivais dentro de campo, fora são amigos. E os torcedores têm que ser assim, rivais nas arquibancadas mas fora delas amigos”, completa.

A peça “Atletiba – A Comédia” tem sua estréia oficial nesta quinta-feira, dia 22 de março, às 18 horas, no Teatro Saltimbancos (Rua Comendador Macedo, 330). Os ingressos custam 20 reais e 10 reais (meia, para estudantes) e podem ser adquiridos no Shopping Omar ou nas bilheterias do teatro uma hora antes da peça.

Confira a programação completa do espetáculo “Atletiba – A Comédia”, destaque do Fringe durante o Festival de Teatro de Curitiba:

– 22.03.07 – 18h – Teatro Saltimbancos
– 25.03.07 – 15h – Teatro Saltimbancos
– 27.03.07 – 15h – Teatro Saltimbancos
– 28.03.07 – 15h – Teatro Saltimbancos
– 29.03.07 – 15h – Teatro Saltimbancos

Informações: Rádio CBN Curitiba



Últimas Notícias