O Fala, Atleticano é um canal de manifestação da torcida do Atlético. Os textos abaixo publicados foram escritos por torcedores rubro-negros e não representam necessariamente a opinião dos responsáveis pelo site. Os autores se responsabilizam pelos textos por eles assinados. Para colaborar com um texto, clique aqui e siga as instruções. Confira abaixo os textos dos torcedores rubro-negros:
25 mar 2007 - 14h25

Atlético do meu coração

Um jogo de futebol não pode ser visto somente como uma disputa esportiva, de força física, habilidade, criatividade e de técnica individual e coletiva. É também um espetáculo lúdico, teatral e de muita emoção, onde todos os sentimentos e contradições humanas estão presentes.

O que faz o futebol ser um esporte de grandes massas, são os sentimentos que o envolvem, como conseqüência da sua imponderabilidade. Às vezes o favoritismo se confirma com facilidade, mas com muita freqüência as surpresas acontecem, deixando no torcedor aquela necessidade maior de torcer, de “empurrar” o seu time para a conquista.

Esse aspecto apaixonante do futebol é que faz o torcedor ir do inferno ao céu, ou vice-versa, numa mesma partida. Sofrimento e euforia se alternam no mesmo jogo, trazendo sensações indescritíveis a quem ama o futebol, e a quem torce por um clube. O Futebol no Brasil não é um esporte. É o jogo da bola, da malícia e do drible, é o jogo que reflete a própria nacionalidade de uma terra dominada pela paixão da bola. No espaço do jogo, o futebol brasileiro é capaz de esquecer o próprio objetivo do gol, convicto de que a virtude sem alegria é uma contradição.

Ganhemos ou não, somos os campeões da paixão despertada pela bola! O futebol desperta emoções, paixões. Como ser indiferente às lágrimas dos homens, mulheres, jovens, idosos e crianças de todos os níveis e classes sociais, emocionados diante da alegria da vitória ou da imensa tristeza e decepção com a derrota da sua nação representada pela guerra futebolística? Paixão, dirão uns, que se explica apenas pelo componente irracional e alienante do futebol; embuste ideológico que mascara a realidade de uma sociedade socialmente desigual, dos interesses econômicos e políticos sempre à espreita de lucrar e manipular os sentimentos populares.

O futebol, a paixão do povo brasileiro, tem uma característica que é mexer com a emoção do indivíduo dentro do campo. É um jogo coletivo, os gols são conquistados com muita dificuldade, o objetivo da partida traz muito sofrimento.

Assim se faz este esporte magnífico, assim nos emocionamos cada vez mais por essa magia chamada futebol. E foi assim também que nasceu o nosso amor por um clube, que a cada dia que passa, mais nos encanta. De alegrias, de tristezas, de choro, de sofrimento e de encanto, é feito o Clube Atlético Paranaense. 26 de março é dia do Atlético, por conseqüência, é dia de todos nós, incansáveis atleticanos.

Feliz aniversário, Atlético!



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…