20 abr 2007 - 0h22

Uniforme rubro-negro estreava em 1924

“A camisa Rubro-negra só se veste por amor”. A frase do hino atleticano é uma das mais conhecidas da torcida do Atlético e exprime exatamente a relação de amor que a torcida tem pelo clube e exige de seus atletas a mesma dedicação, o mesmo amor. O que poucos sabem é que o primeiro jogo do Atlético com a camisa em vermelho e preto aconteceu há exatamente 83 anos.

Era 20 de abril de 1924, quando o clube estreava numa competição oficial, jogando pelo Torneio início. Dias antes, em 06 de abril, o Atlético fez seu primeiro jogo da história, no amistoso contra o Universal, quando venceu por 4 a 2. No entanto, em sua primeira partida, o novo clube utilizou as camisas do Internacional, pois as novas, em vermelho e preto em linha horizontal, não tinham ficado prontas.

Promovido pela Associação Sportiva Paranaense (ASP), o Torneio Início abria a temporada futebolística no Estado. Depois de vencer o Coritiba (2 a 0), empatar com o Palestra Itália (2 a 2) e perder para o Universal (1 a 0), o Atlético terminou na segunda colocação. Nessa competição, o clube estreou as novas camisas que, segundo a Gazeta do Povo da época, chamavam atenção por serem “batutas”. Outro destaque atleticano foi o trio de atacantes formado por Marrequinho, Ary e Motta.



Últimas Notícias

Futebol

Todos os goleiros do Furacão

Uma viagem pela história de todos que defenderam a meta do Club Athletico Paranaense em seus cem anos No centenário do Club Athletico Paranaense, é…

Sul-Americana

Que preguiça meu Furacão!

No lendário estádio Centenário, em Montevidéo, Danúbio 0 x 1 Athletico. Cuca escalou o time praticamente reserva para a partida, poupando a maioria dos jogadores.…

Brasileirão A1|Opinião

NEM 8, E NEM 80

O título do que será relatado abaixo, resume muito o sentimento desse ilustre torcedor quem vos escreve.   Na noite de ontem o Furacão entrou…