A Arena está aí, só não vê quem não quer
Reconhecidamente o melhor mais moderno estádio do Brasil e da América Latina, a Kyocera Arena se destaca pela grandiosidade de sua obra, pela segurança que proporciona a torcida, imprensa e atletas e também pelo conforto. Mesmo que ainda não esteja concluída, fato que deve ocorrer num futuro muito próximo, é uma realidade (na verdade a única realidade do Brasil atualmente).
De repente surgem várias promessas de estádios para abrigar os jogos da Copa do Mundo de 2014. São governantes populistas e dirigentes preocupados, todos querendo o sucesso do País (eu disse do País e não os deles próprios) na organização da Copa do Mundo, repentinamente todos conseguem atingir todas as metas do caderno de encargos da FIFA com a maior facilidade, mas ninguém, até o momento, apresentou um projeto viável e real.
No afã de poder desbancar o único Estádio que está o mais próximo de abranger todas as normas estipuladas (somos atleticanos, mas temos consciência de que ainda é necessária a conclusão da Kyocera Arena), nossos rivais se submetem ao ridículo quando apresentam o projeto de um substituto ao grande elefante branco construído pela nossa federação de futebol.
De um lado um Clube da segunda divisão do futebol brasileiro, endividado e que há anos promete a conclusão da metade de um anel do seu estádio e não consegue cumprir, portanto é também desacreditado. E do mesmo lado, uma federação de futebol presidida por um cidadão envolvido até o pescoço com acusações de corrupção, dividas e fraudes (ele diz que ninguém nunca provou nada contra ele, porém não há nada a seu favor também). Ainda para completar um Governo omisso (neste caso) que finge que não vê em que barca está entrando.
É o projeto do novo Pinheirão. Que chega com a força dos dólares, só não se sabe exatamente de onde eles virão. Exuberante, moderno confortável e principalmente irreal.
Como podem abusar do direito de pensar que o povo é burro? Talvez alguns até o sejam, mas nem todos. Como podem pensar que cremos que este projeto sairá de uma pequena e barata maquete? Ou será que esqueceram que um estádio de verdade é mais caro que a maquete?
É uma pena, mas o estádio virtual foi indicado, e caso isso se confirme nós, paranaenses, estamos prestes a passar por um grande vexame.
Paralelamente a isso a majestosa kyocera Arena está aí para todos verem, só não vê quem não quer. O projeto de conclusão praticamente terminado e possivelmente em dois anos o Estádio totalmente concluído. Mas, infelizmente a inveja e o rancor são coisas que nos cegam e talvez por estes motivos algumas pessoas não a vejam.