O Fala, Atleticano é um canal de manifestação da torcida do Atlético. Os textos abaixo publicados foram escritos por torcedores rubro-negros e não representam necessariamente a opinião dos responsáveis pelo site. Os autores se responsabilizam pelos textos por eles assinados. Para colaborar com um texto, clique aqui e siga as instruções. Confira abaixo os textos dos torcedores rubro-negros:
11 jul 2007 - 12h08

Considerações sobre o Petraglia, o CA Paranaense e seu consumo

Um dia desses estava no MSN e meu irmão me mandou uma mensagem perguntando se eu já tinha lido a Coluna “Fora Petraglia”, do Juliano Ribas. A primeira idéia que eu tive, baseada no título, foi que o texto criticasse o Petraglia. Por isso, estranhei meu irmão ter gostado tanto da coluna, já que ele é um “petraglista” convicto.

A explicação veio quando eu li o texto. Na verdade a coluna enaltece várias qualidades do Mario Celso Petraglia, qualidades todas que eu reconheço, como o fato de ele ser “apenas” o maior dirigente do Atlético de todos os tempos.

Realmente devemos muito ao Petraglia, mas por melhor e mais perfeito que ele seja, é necessário alternância de poder.

Mas o Petraglia tem esse apelido de Imperador não é à toa. Imperador tem poder absoluto e mandato vitalício. Portanto se nós temos um Imperador, ele não vai deixar de mandar no Atlético tão cedo.

Porém, um bom Imperador não torna seu Império tão dependente dele a ponto tal que quando ele morra o Império acabe. Um bom Imperador desenvolve seu Império e dá a ele base suficiente para andar com as próprias pernas e resistir a eventuais más administrações futuras.

No caso do Atlético essa base que resiste a más administrações é a torcida. A mesma torcida que hoje é desprezada pela diretoria foi quem apoiou o clube nos tempos mais difíceis e a mesma que tornou o Atlético um time grande.

Essa torcida hoje é desrespeitada de todas as maneiras possíveis. Para começar, não temos mais a honra de sermos chamados de torcedores. Somos consumidores. Então, vamos encarar a coisa como consumidores: consumimos um produto muito caro. 40 reais? Imagina quanta coisa melhor se pode fazer com esse dinheiro; consumimos um produto muito ruim. Pagamos para ver o Atlético e às vezes vemos o time B jogando, como no Campeonato Paranaense. Vemos um time desfalcado, com os melhores jogadores saindo. E vemos também jogadores sem qualidade nem vontade; não temos outras opções de consumo. Ao contrário dos consumidores comuns, nós não escolhemos o produto. Quem é atleticano mesmo que quisesse não ia conseguir consumir Paraná, Corinthians, Barcelona. Nós somos mais parecidos com consumidores de cigarro, somos obrigados a consumir, mesmo sabendo que esse consumo nos faz mal, e se gostamos de uma marca, não podemos mudar para outra; sofremos pressão psicológica pra consumir – qualquer produto pode ter uma propaganda que nos pressione a consumi-lo. Mas, segundo a diretoria, é obrigação nossa consumir o produto Atlético, senão não somos bons atleticanos. Devemos nos sentir culpados quando não pagamos 20, 40 reais para ver o time ser goleado em casa, pois não estamos contribuindo com o clube…

Agora o pior: O produto não é mais o mesmo.Para começar o nome: não é mais Atlético, é CA Paranaense. Eu me recuso a consumir CA Paranaense. Desconheço esse produto. Sempre fui atleticano e nunca CA Paranaenseano.

Por que isso? É porque existem outros Atléticos? Também existem outros times vermelho-e-pretos? Será que daqui a pouco a diretoria não vai querer mudar a cor do CA Paranaense? Eu realmente não duvido de mais nada. Quem sabe daqui a pouco a diretoria chegue à conclusão que o clube não vai crescer se continuar paranaense, e assim como o time de vôlei Rexona/Paraná que se mudou pro Rio, o CA Paranaense vai virar CACArioca.

Isso se chama desrespeito ao torcedor, ou melhor, consumidor. Isso faz com que nos sintamos afastados do Atlético. Isso faz com que, apesar de o time estar melhor do que há doze anos atrás, sintamos muitas saudades daquela época. Época em que éramos torcedores e não meros consumidores.

Não vai adiantar nada o Atlético ser campeão do mundo, se ele deixar de ser Atlético. Não vai adiantar nada o CA Paranaense investir tanto em marketing para atrair consumidores se os consumidores querem consumir Atlético, e não CA Paranaense.

Não é justo conosco que o Imperador e mais alguns poucos descaracterizem completamente o time que é inspiração de vida para milhões: uma verdadeira nação. Esta nação, aliás, que é uma monarquia absolutista.

É por tudo isso que escrevi, que uma grande parte desta nação deseja hoje que o Imperador abdique e logo, antes que a torcida – base de sustentação do Império – cansada de tanto desrespeito, torne-se cada vez menor e desapareça. E nesse caso, aí sim, o Império vai acabar junto com a morte do Imperador.



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…