11 jul 2007 - 0h11

Referência atleticana é a esperança de Lopes

A partida desta quinta-feira, contra o Vasco, em São Januário, marca o reencontro da torcida atleticana com o meia David Ferreira. O jogador colombiano retorna à equipe Rubro-negra depois de 46 dias, quando esteve servindo a seleção da Colômbia na Copa América. O último jogo de Ferreira pelo Atlético foi no dia 27 de maio, quando o Furacão perdeu para o Santos por 1 a 0, na Kyocera Arena. Apesar desse último jogo de não muitas boas lembranças, a presença de Ferreira em campo é uma espécie de “novos ares” para o torcedor, que viu nas últimas partidas um meio-campo sem muita criatividade, faltando justamente a referência que ele dá ao time.

A importância de Ferreira para o atual time do Atlético é traduzida em números: dos 13 pontos que o Furacão conquistou no Campeonato Brasileiro, seis tiveram Ferreira em campo (nas vitórias sobre Figueirense e Internacional). Quando ele saiu do Furacão para servir a seleção de seu país, deixou o clube na sexta colocação, com um ponto a menos que o então líder da competição. Agora, em seu retorno, além de ver o Atlético com um novo treinador (Antonio Lopes no lugar de Vadão), Ferreira reencontrou o Atlético na 13ª posição do Campeonato Brasileiro, a três pontos da zona de rebaixamento e 11 pontos atrás do líder Botafogo.

Com Ferreira no time, o aproveitamento do Atlético no Brasileirão é de 66,66% (três jogos, com duas vitórias e uma derrota). Sem o meia colombiano, o rendimento do time cai drasticamente: 33,33% (em sete jogos, o time conquistou uma vitória, quatro empates e duas derrotas).

Para o técnico Antonio Lopes, o retorno de David Ferreira ao time traz vantagens tanto no sistema defensivo quanto no ofensivo, destacando a mobilidade do meia tanto na aproximação com os atacantes, quanto voltando para ajudar na marcação quando o Atlético está sem a posse da bola.

O jogador sabe de sua responsabilidade para o time mas destaca a importância do grupo para a recuperação atleticana do Brasileirão. "A responsabilidade é de todos. Claro, que pela minha experiência, preciso mostrar o que sei. O importante é fazer um bom jogo e conseguirmos um bom resultado", disse Ferreira.



Últimas Notícias

Futebol

Todos os goleiros do Furacão

Uma viagem pela história de todos que defenderam a meta do Club Athletico Paranaense em seus cem anos No centenário do Club Athletico Paranaense, é…

Sul-Americana

Que preguiça, meu Furacão!

No lendário estádio Centenário, em Montevidéo, Danúbio 0 x 1 Athletico. Cuca escalou o time praticamente reserva para a partida, poupando a maioria dos jogadores.…

Brasileirão A1|Opinião

NEM 8, E NEM 80

O título do que será relatado abaixo, resume muito o sentimento desse ilustre torcedor quem vos escreve.   Na noite de ontem o Furacão entrou…