Volta, Givanildo!
Julho de 2008.
Grande confronto entre Atléticos: O único, o CA Paranaense e o Atlético de Sorocaba. Arena com a maioria absoluta de caparanaenses. Todos sócios torcedores, digo, consumidores: O Zé Mané, e seus grandes amigos, os trigêmeos Tongo, Songo e Mongo. O adversário só conta com um torcedor, que time sem torcida…
O placar não demonstra o que é o jogo: 1X0 para a os visitantes. Jogo duro, daqueles bem encardidos, com jogadas viris, tanto que já quebraram a perna do Lobaton, cracaço internacional que voltou ao Caldeirão, que tem hoje sua face brejeira…O técnico Vinícius Eu Tropico olha para o banco e vê Pedro Oldoni e resolve manter o Lobaton. Instrui que ele deve ficar fixo na área adversária, porque não tem problema, a bola não chega mesmo. Difícil mesmo foi alcançar o belo cruzamento do Jancarlos. Que pena que, numa das raras infelicidades, o Erandir (ainda bem que ele renovou até 2009) errou o passe e por pouco, o Alan Bahia, que se recupera de uma ressaca, não alcançou a bola. Pior ainda foi o atacante ter pego o raro rebote do goleiro Diego, que espalmou o tiro de meta que ele mesmo tinha cobrado.
O jogo se aproxima do intervalo e Dona Cotinha, arrastando o chinelão, meio irritada por restar cobrindo a licença saúde da titular da limpeza, dirige-se para a arquibancada Rubro-Negra: “Ô Songo, quando eu lhe falei que o vidro era temperado, não lhe disse pra lamber a sarsa e a cebolinha, seu moleque. Vou já telefonar pro seo Cerço, lá na casa de repouso.”
– Alô, seo Cerço? Descurpa incomodar…mas é que tão aqui os torcedor…
– Quem está falando?
– É a dona Cotina, seo Cerço, vim cobri a Fleurília, que tá na mesma crínica do Alan, aquele minino tão bão…
– Sei, sei, que torcedores, o Caparanaense não tem torcedores, só consumidores!
– Isto num sei,mas eles falarum que eram torcedor quando eu fui abri a porta pra eles verim o jogo, inté mijaram no barde. Tumbém. o senhor podia pelo menos abri um banhero pra eles…
– O que a senhora quer?
– Fora o armento? Bom, quero contá que eles tão babando no vidro, xingando, acho inté que sortarum um, tá uma catinga que nem lhe conto…”
-Seja breve, dona Cotinha, seja objetiva..!
– Bom, eu fiz tudo o que o sor me mandou: tranquei tudos banhero, tô vigiando a torcida, quer dizer, os consumidor adversário…
– Estes são torcedores os caparanaenses é que são consumidores, dona Cotinha.
– O sor tá me cafundindo…mas tô vigiando as pessoa que tão aqui presente.”
– Ótimo, dona Cotinha, que mais?
– Nóis tá perdendo o jogo, se nóis pelo menos não impatá, é pra cortar as água dos vestiário tumbém?
– Claro, dona Cotinha, quem não sua a camisa, não precisa tomar banho. Diga outra coisa, os nossos craques estão usando Conga?
-Tão sim, são obediente. Mas eu não intendi pruquê, os outros tão de chutera. Já quebrarm a perna do gringo e deram um pontapé no traserão do Milton do Ó e também no fígado do Vanin. Assim a gente perde os craque, seo Cerço…
– Dona Cotinha, a Senhora não entende nada de futebol, só eu. Não se meta com meu Clube!
– Certo. Discurpa eu
– O jogo está no intervalo?
– Sim, sor
– Bate na porta do vestiário dos adversários e diz que se eles não calçarem pelo menos um Bamba, a Cotinha não dá pra água do chuveiro. Não quero estragar o gramado para a Copa de 2014. Puxa vida, bem agora o jardineiro foi trabalhar no Jardim Botânico…”
– Farta de sorte mesmo, seo Cerço”
– Dona Cotinha, como estão se comportando o Zé Mané, o Tongo, o Songo e o Mongo?
– Tão bonzinho. Trocheram uma cenôra pra mastigar que assim não faz sujêra. Disseram que iam fazer um painé na aula de Artes pra botá naquele buraco da torcida adversária. Assim, se passá os lance no Mirto Neves, nem vão reparar que a arquibancada tá vazia…
– Quem disse isto?
– Um dos gêmeos, agora, quar, num sei, são tão iguarzinho…Seo Cerço, posso dar um parpite?, por favor?
– Diga, mais sou quem mando, dona Cotinha
– Será que num dava pra trocar o técnico, contratar aqui e ali, quem sabe, uns lateral, uns meio de campo, uns zaguero, uns atacante, inté uns volante, quem sabe…
– A senhora quer acabar com o Caparanaense?E a nossa história de Campeões, de Arena, de CT, de Vice da Libertadore, de Vice do brasileirão?
– Sor tem razão, sô uma ingrata mesmo…péra aí tá acabando o jogo..perdemos seo Cerço, escuita o que os nosso minino tão gritando….
“VOLTA GIVANILDO, VOLTA GIVANILDO. VOCÊ É BOM PRA FAZER TIMINHO SUBIR”!
Acordo. Roupas suadas. Era um pesadelo.
Estamos em julho de 2007 .Vasco 1X0 Atlético. Naõ sei qual pesadelo é pior…