Crianças atleticanas?
Dia desses, li um artigo num jornal pauilistano, sobre o trabalho que o São Paulo faz para atrair crianças para as suas cores, com visitas ao Morumbi, ao CT, aos treinos e presentinhos para elas (mimos com o escudo e as cores do clube) e me vu a pensar: o o nosso Atlético Paranaense?
O que o nosso Atlético, de tão avançado marketing esportivo, tem feito para conquistar o carinho e o amor das nossas crianças – atleticanos do amanhã e sócios e torcedores no nosso futuro?
Nada, constatei. Quase nada.
As crianças se apaixonam pelo Atlético só através das conquistas, ou quando são levadas pelos pais, tios, avós ou amiguinhos à Arena. Daí se empolgam.
Mas, todos sabem, não existe um programa de marketing e de comunicação destinado, especialmente, para as crianças de menos de 12 ou 14 anos. Nem título de sócio-mirim, com ingresso a custos bem menores, existe.
Na Arena Store, tem roupas e objetos para nenês e crianças, mas é muito pouco.
Temos as escolinhas de futebol, é claro – mas é muito pouco.
Não há programa, por exemplo, de visitas aos colégios (como fazem os astros da NBA, nos Estados UNidos….Imaginem um Michael Jordan entrando no ginásio do colégio, ou, no nosso caso, um Alex Mineiro…as crianças iriam ao delírio).
Com clínicas, demonstrações, palestras e pequenos brindes, conquistaríamos corações, mentes e novos torcedores para já e para o futuro.
Não há nem tentativas de ensinar nosso Hino às crianças, nem de contar a nossa História, ou as nossas conquistas principais – o que seria fácil, com um pouco de criatividade e de investimento (este até com patrocínios).
O público infantil é o futuro do Atlético e precisa (e pode) ser educado para amar as nossas cores, o nosso time e as nossas tradições.
Mas muito pouco, infelizmente é feito, para que tenhamos mais e mais crianças atleticanas – de todo coração.
João José Werzbitzki, JJ
Publicitário, jornalista e atleticano desde 1957 (quando meu pai começou a me ensinar a amar o Atlético)