Jogo decisivo para a Copa em Curitiba
O projeto Copa 2014 em Curitiba tem uma espécie de final de campeonato neste sábado, no Rio de Janeiro. Das 9 às 18 horas, representantes da prefeitura de Curitiba apresentam o projeto para a cidade ser uma das sub-sedes do Mundial. Além da capital paranaense, Florianópolis, Cuiabá, Campo Grande e Goiânia também apresentam no sábado as suas propostas. Na sexta-feira, Fortaleza, Recife/Olinda, Salvador, Maceió e Natal fazem as apresentações de suas candidaturas. E no domingo é a vez de Manaus, Rio Branco e Belém mostrar aos delegados da Fifa os seus projetos.
Após essas apresentações, a Comissão de Inspeção da Fifa parte para a visita in loco nas demais cidades-candidatas, num cronograma que vai de segunda à sexta-feira, contemplando respectivamente as cidades de Brasília, Belo Horizonte, São Paulo, Porto Alegre e Rio de Janeiro.
A inspeção da comissão especial da Fifa é considerada a mais importante etapa para a decisão se o Brasil tem ou não condições de sediar o Mundial de 2014. Em novembro a entidade deve divulgar seu parecer definitivo sobre o caso. Já o anúncio das 12 cidades escolhidas será feito até 31 de outubro de 2008.
Curitiba concorre sozinha
Conforme apurou a reportagem da Furacao.com, a candidatura curitibana a uma das sub-sedes do Mundial de 2014 tem algumas peculiaridades. Além dos atrativos naturais da cidade e do fato de possuir o melhor e mais moderno estádio de futebol do país, Curitiba é a única cidade-candidata que não possui o apoio do governo do estado nessa disputa. Ou seja, dos 17 estados candidatos a uma das sub-sedes, o governo do estado do Paraná é o único que não se posicionou e usou da força política para sediar os jogos da Copa.
Apesar da garantia do presidente da Paraná Esportes, Ricardo Gomyde, em defender os interesses paranaenses nessa disputa, o fato é que o Paraná foi o último estado a apresentar formalmente a sua proposta. Além disso, fontes da prefeitura de Curitiba garantiram que o governo estadual não está dando o devido valor e importância para a apresentação da candidatura curitibana no sábado à Comissão de Inspeção da Fifa.
As vantagens paranaenses
Considerada uma das cidades com melhor qualidade de vida do Brasil, Curitiba sai na frente em vários aspectos na disputa por uma das sub-sedes da Copa de 2014. Tecnicamente, a Comissão de Inspeção da Fifa irá analisar os projetos das 18 cidades, analisando em especial nove itens: aspectos gerais; estádios; serviços médicos; segurança; plano de transporte; transporte; condições meteorológicas; plano de proteção ao meio ambiente; e condições naturais, meio ambiente e patrimônio histórico.
Desses, Curitiba é destaque em vários pontos, tendo como um dos principais trunfos o item estádio. Opção paranaense para receber os jogos da Copa, a Kyocera Arena é considerada o estádio mais moderno e seguro estádio de futebol do Brasil, sendo um dos carros-chefes para a candidatura brasileira e modelo para a construção das demais praças das outras cidades.
Além do item estádio, o sistema de transporte coletivo, a rede de hotéis, as opções de lazer da cidade, a preocupação com o meio-ambiente, a colonização por diferentes etnias européias e a infra-estrutura curitibana prometem ser outros atrativos da capital paranaense para receber jogos da Copa do Mundo de 2014.
Extra-oficialmente, acredita-se que das 18 cidades-candidatas, São Paulo (capital e talvez outra no interior) Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre e Salvador serão sedes. Dessas, apenas a capital baiana e o interior paulista não receberão a visita dos delegados da Fifa. Curitiba concorre diretamente com Goiânia, Fortaleza, Manaus e Belém para também receber os jogos. Correm por fora na disputa Florianópolis, Cuiabá, Campo Grande, Recife/Olinda, Maceió e Natal e Rio Branco.