Papel do torcedor
Parece um termo já batido e um assunto que já deu o que tinha que dar, porém, nós atleticanos temos de ir mais a fundo no que o “papel do torcedor” tem a nos dar além de bons resultados através do apoio ao time.
Ontem navegando pelo Fórum do site, algumas citações me fizeram abrir os olhos e refletir. Será que a diretoria manterá o preço do ingresso mais baixo para a temporada 2008? Sei que todos já se perguntaram isso e o assunto não é novo, mas como comentado no Fórum, esta decisão da diretoria pode ser e deve ser influenciada pela resposta da torcida neste período da promoção em vigência, chamado “Torcida, agora vocês são importantes, salvem o Atlético”.
Sabemos que promoções como a atual só surgiram quando o planejamento do ano (leia-se título da Copa do Brasil) estava indo por água abaixo e quando nossa diretoria percebeu que o Campeonato Brasileiro não perdoa quem não investe em futebol e passamos a frequentar a “zona da degola”. Apesar da nossa ciência que a diretoria só nos convoca quando pertinente, o torcedor é passional e não consegue dizer não ao clube que ama. Alguns chamam de burrice, outros de loucura, eu chamo de Religião.
O que realmente interessa aqui é que temos que provar em números, o único idioma da Diretoria, de que o ingresso mais barato é mais lucrativo. Para a cúpula, apenas bons resultados não basta, eles querem rentabilidade. Eu particularmente não discordo dessa pólítica, mas analisar apenas o financeiro, não é o caminho da felicidade. Com o povo devolta ao estádio, aumenta o número de consumidores, o espetáculo fica mais bonito, o time melhora, ganha, sobe na tabela, traz maior reputação, vira uma maior vitrine, atrai torcedores, atrai imprensa e faz a marca Atlético Paranaense crescer cada vez mais, sem contar a possibilidade de títulos. Alguns fatores “macro”, parecem não estar sendo observados pela empreendedora e esclarecida Diretoria.
O problema é que não podemos jogar esta responsabilidade apenas nas costas da Diretoria e é aí que nós torcedores entramos. O torcedor atleticano tem que comparecer ao estádio, deixar de reclamar do time e deixar de arranjar desculpas para ficar em casa. Temos que ter um público do tamanho do Atlético, temos que deixar a Arena bonita todos os jogos, mesmo quando joga-se contra o Galo Adap.
Vamos lotar o estádio nestes três jogos restantes do Brasileirão 2007 e provar que quando o ingresso é acessível, o torcedor comparece. Vamos nos comprometer com a possibilidade de um plano Sócio-Torcedor mais em conta e mais flexível. Vamos mostrar pra diretoria que o torcedor não abandona o Atlético e quer estar sempre ao seu lado, assim quem sabe o preço do ingresso é mantido e a Arena volta a ser o Caldeirão do Diabo.