Quando um não quer, dois não brigam
O dito popular que serviu como título deste texto está bem apropriado para o momento vivido entre nós e os gaúchos tricolores.
Os fatos que ocorreram no Olímpico e na Arena foram fatos isolados que não corresponde à tradição da nossa rivalidade interestadual no decorrer deste tantos anos em que nos enfrentamos aqui e lá.
O que me deixou indignado, foi às declarações dos cartolas daqui e de lá, para provocar o clima de guerra, de inimizade entre os dois clubes. Não quero defender os daqui como também não quero defender os de lá.
Para mim ambos estavam errados e estão errados nas suas condutas fora das quatro linhas do gramado. O que se viu na Arena e no Aeroporto Afonso Pena foi coisa de moleque encrenqueiro que só queriam ter os seus minutos de vitrine na mídia nacional. E conseguiram. Só que junto com eles, levaram toda a história de confrontos entre os dois clubes também.
O que já aconteceu não dá mais para corrigir, o que dá agora de fazer é procurar o bom senso, a sensatez de que episódios como os ocorridos não aconteçam mais para manchar o passado dos dois clubes.
Só briga quem quer, quem está disposto, quando uma das partes não quer, o confronto não ocorre.
Deve sim haver punições para os envolvidos nestes confrontos. Deve ser apurado de forma passional todos os fatos, sem que, nenhuma das partes seja beneficiada. Deve-se ser justo neste momento. Onde os verdadeiros culpados, os verdadeiros fomentadores da discórdia, sejam exemplarmente punidos.
Não estou preocupado com quem será punido. Pois se assim o for, ele saberá que os fatos e o material apresentado no júri foi o que apontou os culpados.
Agora só espero que nos próximos anos, tanto aqui em Curitiba, como lá, em Porto Alegre, ambas as torcidas vão para o estádio somente para torcer e não para um campo de batalhar como a torcida tricolor veio a Curitiba motivada por cartolas que só querem ter o seu minuto de glória na mídia.
As únicas armas permitidas são: a força da torcida para motivar o time de coração, alegria e muita festa para abrilhantar o espetáculo que é o nosso futebol.
Copa do Mundo está aí, não devemos ter atitudes como estas que mostramos no futuro.