21 nov 2007 - 20h36

Clube dos 13 cria comissão para discutir contrato com TVs

O Clube dos 13, entidade que reúne os 20 principais clubes do futebol brasileiro, criou uma comissão especial para definir a comercialização dos direitos de transmissão dos jogos do Campeonato Brasileiro com as emissoras interessadas. Hoje, a competição é transmitida pela Rede Globo, mas o contrato com a emissora se encerra no final de 2008.

Segundo informações do site Máquina do Esporte, a comissão é composta por quatro clubes: Santos, Fluminense, Corinthians e Cruzeiro. Além dos clubes, a comissão contará também com a participação fixa do diretor jurídico do Clube dos 13, Celso Rodriguez. Ele será responsável em auxiliar os participantes em todas as questões envolvendo legislações.

A expectativa é de que a partir da semana que vem intensifiquem-se as negociações com as emissoras interessadas em transmitir o Campeonato Brasileiro a partir de 2009. A idéia é fechar um contrato válido para o Brasileirão de 2009 a 2011. A briga pela transmissão é entre a Rede Globo (que atualmente paga R$ 300 milhões para transmitir os jogos do campeonato) e a Rede Record (que, especula-se, tenha oferecido R$ 1 bilhão pelo direito de transmissão). “Nós teremos duas propostas e a preferência é da Globo, que terá 30 dias para cobrir o valor ofertado pela concorrente, se esse for o caso”, afirmou o presidente do Clube dos 13, Fabio Koff.

Briga interna

Além das negociações pela transmissão do Campeonato Brasileiro a partir de 2009, o Clube dos 13 vive também um racha interno. Na reunião realizada na semana passada para a eleição da nova diretoria da entidade, três clubes não estiveram presentes: São Paulo, Botafogo e Atlético Paranaense. O Flamengo enviou um representante, mas também não participou da votação, que reelegeu Fábio Koff, ex-presidente do Grêmio, para mais um mandato na entidade por três anos.

O Atlético ainda não se pronunciou oficialmente para explicar os motivos do não comparecimento à eleição. Especula-se que São Paulo, Flamengo, Atlético Mineiro e Botafogo estejam vendendo seus direitos de transmissão em conjunto, sem a participação da entidade. Esse grupo poderia ser formado ainda por outros clubes integrantes do Clube dos 13.

“Eles vão vender apenas os jogos entre eles? Se eles conseguirem, ótimo, porque de resto, a legislação não permite. Se eles não acham financeiramente importante ter a exposição da televisão que não negociem conosco. Qual é o problema para nós se Flamengo e São Paulo ficarem fora?”, disse Koff em entrevista ao Máquina do Esporte.

De acordo com o diretor de planejamento e ex-presidente do São Paulo, Marcelo Portugal Gouvêa, a idéia do grupo é buscar formas alternativas para negociar seus direitos de transmissão. “A TV vai fazer um campeonato sem São Paulo, Flamengo, Botafogo, Atlético Mineiro e outros mais? Claro que não. Só que se não for fechado conosco, o que acontecerá é que nos jogos do São Paulo não entrará ninguém de TV. Quando o Flamengo jogar com 80 mil pessoas, não entrará ninguém, e assim por diante”, declarou o dirigente.

Fonte: Máquina do Esporte



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…