28 fev 2008 - 15h45

Jancarlos obtém liminar para jogar por outro clube

O jogador Jancarlos de Oliveira Barros ingressou nesta quarta-feira com uma Reclamação Trabalhista contra o Clube Atlético Paranaense. Os autos foram distribuídos para a 4ª Vara do Trabalho de Curitiba. Nesta quinta, foi concedida a antecipação de tutela requerida pelos advogados do atleta. Pela decisão, Jancarlos pode assinar contrato de trabalho com outro clube.

O Atlético ainda não apresentou defesa neste processo. A decisão judicial é provisória e se fundamenta na necessidade de garantir o direito de trabalho de Jancarlos até a solução definitiva da questão. Vale dizer, a medida pode ser cassada caso sejam apresentados argumentos relevantes ao Juízo.

Esta decisão liminar concedida nesta quinta-feira não se confunde com o mérito da Reclamação Trabalhista. O Atlético apresentará sua defesa e haverá uma audiência entre as partes. Somente após a produção de provas é que a Justiça do Trabalho proferirá sentença (ou seja, a decisão definitiva do processo).

Entenda o caso

Atlético e Jancarlos assinaram um contrato de trabalho em 2005 pelo prazo de cinco anos. De acordo com o instrumento, seriam cumpridos inicialmente três anos e mais dois através de opção de prorrogação. Em maio de 2007, o Atlético exerceu a opção de renovação e o contrato foi prorrogado na CBF até fevereiro de 2010. Porém, no dia 15 de fevereiro Jancarlos não se apresentou mais ao clube, alegando que o contrato estava encerrado.

O Atlético ajuizou, então, uma ação declaratória em face de Jancarlos. O pedido de tutela antecipada do clube foi indeferido pela 4ª Vara do Trabalho de Curitiba.

Caso semelhante

O caso de Jancarlos guarda semelhança com o do atacante Leandro Amaral, envolvido em uma disputa entre Vasco e Fluminense. Leandro havia assinado um contrato com o Vasco, prevendo opção para prorrogação. O Vasco exerceu a opção, mas Leandro pretendia a transferência para o Fluminense. Em dezembro do ano passado, ele obteve uma decisão liminar na Justiça do Trabalho do Rio de Janeiro e assinou um outro contrato com o Fluminense.

Nesta quarta-feira, porém, a ação movida por Leandro foi julgada improcedente pela 33ª Vara Cível do Tribunal Regional do Trabalho do Rio de Janeiro, que cassou a liminar anteriormente concedida e declarou válido o contrato do atacante com o Vasco. Com isso, Leandro não pode jogar pelo Fluminense e tem duas alternativas: cumprir o contrato com o Vasco ou indenizar o clube cruzmaltino.

Colaboração: Decio Renato Marques e Paulo Roberto Lopes.



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…