11 maio 2008 - 17h19

Confira o Guia do Campeonato Brasileiro da Furacao.com

O Campeonato Brasileiro de Futebol de 2008 começou. Até dezembro, serão dezenas de jogos, centenas de gols e incontáveis momentos de emoção. Para que o torcedor atleticano possa acompanhar o desempenho do Furacão na competição, a equipe da Furacao.com elaborou um Guia completo.

Nas páginas especiais dedicadas ao Brasileirão, há informações sobre os 20 clubes participantes do torneio, como endereço, sugestão de site, time base, craques e candidatos a revelação. Um dos diferenciais do nosso Guia é que ele é voltado para o torcedor atleticano. Por isso, na ficha de cada time nós indicamos os resultados dos confrontos históricos e ainda quais são os jogadores que já vestiram a camisa rubro-negra.

O Guia também oferece a relação dos 38 jogos do Atlético, com data, horário, estádio e indicação do canal que fará a transmissão da partida. Ao longo do campeonato, esta página será atualizada com o resultado das partidas e o link para as matérias do jogo.

Também disponibilizaremos a classificação atualizada da competição, estádios, recordes, curiosidades, marcas históricas e a versão mais atualizada do regulamento.

Mas a grande vantagem de um Guia elaborado na Internet para aqueles de revistas ou jornais é a possibilidade de incrementar o material ao longo do campeonato. Nossa equipe está à disposição para receber críticas e sugestões. Portanto, leitor, se você tem alguma dica ou idéia para melhorar o Guia, entre em contato conosco. Enquanto isso, conheça melhor os participantes do Brasileirão nas fichas elaboradas pela equipe da Furacao.com.

O Guia do Campeonato Brasileiro 2008 está disponível no menu da Furacao.com, através do canal "Futebol" e da seção "Campeonatos". Se voccê preferir, pode salvar direto no seus favoritos o seguinte endereço: http://www.furacao.com/futebol/campeonatos/br2008.php.

Participaram da elaboração do Guia os seguintes colaboradores da Furacao.com: André Pessôa, André Silvestre, Eduardo Betinardi, Gustavo Rolin, Marcel Costa, Patricia Bahr, Rodolfo Colnaghi, Silvio Toaldo Junior e Wellington Carvalho.

CLUBE ATLÉTICO PARANAENSE

Presidente: João Augusto Fleury da Rocha (mandato até 12/2008)
Sugestão de site: furacao.com e atleticopr.com.br
Melhor colocação: 1º (2001)
Estádio: Joaquim Américo, Arena da Baixada (Rua Buenos Aires, 1260, Curitiba)
Técnico: Ney Franco
Destaques: Antonio Carlos (zagueiro), Valencia (volante), Netinho (meia) e Marcelo Ramos (atacante)
Fique de olho: Pimba (meia) e Wallyson (atacante)
Time base: Vinicius; Nei, Rhodolfo, Antonio Carlos, Danilo e Léo Medeiros; Valencia, Alan Bahia e Pimba; Netinho e Marcelo Ramos.
Confrontos contra times brasileiros
Análise: o Atlético iniciou a temporada 2008 com um excelente desempenho, conseguindo o recorde de 12 vitórias consecutivas no Campeonato Paranaense. No entanto, depois que negociou três jogadores do seu time titular (o lateral Jancarlos, o volante Claiton e o atacante Ferreira), o time perdeu o equilíbrio e passou a ter dificuldades. Foi eliminado na primeira fase da Copa do Brasil e perdeu o título paranaense para o rival Coritiba. No Brasileiro, a equipe pode surpreender, principalmente se o meia Ferreira voltar no mês de julho.

CLUBE ATLÉTICO MINEIRO

Presidente: Luiz Otávio Motta "Ziza" Valadares (mandato até 12/2009)
Sugestão de site: atletico.com.br
Melhor colocação: 1º (1971)
Estádio: Governador Magalhães Pinto, Mineirão (Av. Antônio Abrahão Caram, 1001, Belo Horizonte)
Técnico: Geninho (treinou o Atlético entre 2001 e 2002. Campeão brasileiro em 2001)
Destaques: Marques (atacante) e Danilinho (meia)
Fique de olho: Renan Oliveira (meia) e Eduardo (atacante)
Ex-atleticanos: Cláudio (lateral-direita)
Time base: Juninho; Coelho, Leandro Almeida, Marcos e Agustín Viana; Rafael Miranda, Márcio Araújo, Petkovic e Danilinho; Marques e Eduardo.
Confrontos contra o Atlético
No Brasileirão 2007: Atlético Mineiro 1 x 1 Atlético (Mineirão), Atlético 1 x 0 Atlético Mineiro (Arena)
Datas dos jogos contra o Atlético: primeiro turno: 25/05 (dom) – 18h10 – Arena da Baixada – Sportv e PPV; segundo turno: 23 ou 24/08 – Mineirão
Análise: no ano de seu centenário, o Galo tenta presentear sua torcida. Porém, a primeira chance já foi desperdiçada no campeonato estadual, ao perder de forma vexatória para seu maior rival, o Cruzeiro. O alvinegro ainda tem mais três chances nesta temporada: Copa do Brasil, Sul-Americana e o Brasileirão. O elenco atleticano é um tanto quanto limitado, dependente dos talentos individuais do veloz Danilinho e do veterano Marques. O sérvio Petkovic é uma das apostas de Geninho para o Brasileirão, mas o jogador não agradou em suas últimas equipes, Goiás e Santos, e tenta reencontrar o bom futebol dos tempos de Flamengo na equipe do Galo. Campeão da primeira edição do Campeonato Brasileiro, em 1971, o bicampeonato é questão de honra, para sair da enorme fila e fazer a festa da torcida neste ano de comemoração dos 100 anos do Atlético Mineiro.

BOTAFOGO DE FUTEBOL E REGATAS

Presidente: Paulo Roberto "Bebeto" de Freitas (mandato até 12/2008)
Sugestão de site: botafogonocoracao.com.br
Melhor colocação: 1º (1995)
Estádio: Olímpico Municipal João Havelange, Engenhão (Rua José dos Reis, s/n, Rio de Janeiro)
Técnico: Cuca
Destaques: Lúcio Flávio e Wellington Paulista
Fique de olho: Fábio
Ex-atleticanos: Alessandro (lateral-direita) e Jorge Henrique (atacante)
Time base: Castillo; Renato Silva, Ferrero e Triguinho; Alessandro, Leandro Guerreiro, Lúcio Flávio, Túlio e Zé Carlos; Jorge Henrique e Wellington Paulista.
Confrontos contra o Atlético
No Brasileirão 2007: Botafogo 2 x 0 Atlético (Mané Garrincha); Atlético 2 x 0 Botafogo (Arena)
Datas dos jogos contra o Atlético: primeiro turno: 03/08 (dom) – 18h10 – Atlético x Botafogo – Sportv e PPV; segundo turno: 22 ou 23/11 – Botafogo x Atlético – Engenhão
Análise: vice-campeão carioca, está nas quartas-de-final da Copa do Brasil. Possui bom comando técnico e jogadores regulares. Deve lutar por uma vaga na Copa Sul-Americana.

CORITIBA FOOT BALL CLUB

Presidente: Jair Cirino dos Santos (mandato até 12/2009)
Sugestão de site: coxanautas.com.br
Melhor colocação: 1º (1985)
Estádio: Major Antônio Couto Pereira (Rua Ubaldino do Amaral, 37, Curitiba)
Técnico: Dorival Junior
Destaques: Edson Bastos (goleiro) e Keirrison (atacante)
Fique de olho: Carlinhos Paraíba e Marlos (meias)
Ex-atleticanos: nenhum
Time base: Edson Bastos; Maurício, Jéci, Nenê; Pedro Ken, Leandro Donizete, Douglas Silva, Carlinhos Paraíba e Ricardinho; Thiago Silvy e Keirrison.
Confrontos contra o Atlético
No Brasileirão 2007: não houve confronto; o Coritiba disputou a Série B
Datas dos jogos contra o Atlético: primeiro turno: 29/06 – Atlético x Coritiba – Arena da Baixada – PPV; segundo turno: 27 ou 28/09 – Coritiba x Atlético – Couto Pereira
Análise: o Coritiba manteve a base do time campeão da Série B no ano passado e, após um início de ano ruim, conseguiu se recuperar e conquistou o título Paranaense. Apesar dos dois recentes títulos, o desempenho do time é uma incógnita no Brasileiro, devendo brigar, no máximo, por uma vaga na Copa Sul-Americana. No primeiro semestre deste ano, o Coxa também disputou a Copa do Brasil, sendo eliminado em casa para o São Caetano.

CRUZEIRO ESPORTE CLUBE

Presidente: Alvimar de Oliveira Costa (mandato até 12/2008)
Sugestão de site: cruzeiro.org
Melhor colocação: 1º (2003)
Estádio: Governador Magalhães Pinto, Mineirão (Av. Antônio Abrahão Caram, 1001, Belo Horizonte)
Técnico: Adílson Batista
Destaques: Marcelo Moreno (atacante) e Ramires (volante)
Fique de olho: Guilherme (atacante) e Charles (volante)
Ex-atleticanos: Fábio e Andrey (goleiros)
Time base: Fábio; Marquinhos Paraná, Espinoza, Thiago Heleno e Jadílson; Fabrício, Ramires, Charles e Wagner; Guilherme e Marcelo Moreno.
Confrontos contra o Atlético
No Brasileirão 2007: Cruzeiro 1 x 1 Atlético (Mineirão); Atlético 2 x 2 Cruzeiro (Arena)
Datas dos jogos contra o Atlético: primeiro turno: 16/07 (qua) – 21h45 – Cruzeiro x Atlético – Mineirão – Globo e PPV; segundo turno: 24 ou 25/10 – Atlético x Cruzeiro – Arena da Baixada
Análise: o Cruzeiro manteve a base que se classificou para a Copa Libertadores da América no ano passado e se reforçou – o lateral Marquinhos Paraná, o zagueiro equatoriano Espinosa e o volante Fabrício ganharam as posições de titulares. No primeiro semestre deste ano, venceu o rival Atlético na final – 5×0 e 1×0 – e saiu nas oitavas-de-final da Copa Libertadores, derrotado pelo Boca Juniors, da Argentina.

FIGUEIRENSE ESPORTE CLUBE

Presidente: Norton Flores Boppré (mandato até 06/11)
Sugestão de site: figueirense.com.br
Melhor colocação: 7º (2006)
Estádio: Orlando Scarpelli (Rua Humaitá, 194, Florianópolis)
Técnico: Gallo
Destaques: Cleiton Xavier (meia) e Wellington Amorim (atacante)
Fique de olho: Michel Schmöller (zagueiro) e Talhetti (meia)
Ex-atleticanos: nenhum
Time base: Wilson, Cesar Prates, Asprilla, Tiago Prado e Elton; Diogo, Magal, Cleiton Xavier e Rodrigo Fabri; Wellington Amorim e Edu Salles.
Confrontos contra o Atlético
No Brasileirão 2007: Figueirense 3 x 6 Atlético (Orlando Scarpelli); Atlético 1 x 1 Figueirense (Arena)
Datas dos jogos contra o Atlético: primeiro turno: 27/07 (dom) – 16h00 – Arena da Baixada – Atlético x Figueirense – PPV; segundo turno: 09/11 (dom) – 16h00 – Orlando Scarpelli – Figueirense x Atlético
Análise: atual campeão estadual, o Figueirense entra no Campeonato Brasileiro com o objetivo de conquistar uma vaga na Copa Sul-Americana. Deverá manter-se na zona intermediária da classificação. A principal carência do time é não contar com nenhum lateral esquerdo no elenco. No ataque procura um companheiro para o artilheiro Wellington Amorim, já que Edu Salles oscila muito e Bruno Santos apesar do gol do título ainda não tem a confiança da torcida. O meio de campo é bastante criativo com Cleiton Xavier e Rodrigo Fabri e o goleiro Wilson é seguro.

CLUBE DE REGATAS DO FLAMENGO

Presidente: Márcio Baroukel de Souza Braga (mandato até 12/2009)
Sugestão de site: flamengorj.com.br
Melhor colocação: 1º (1980, 1982, 1983 e 1992)
Estádio: Mário Filho, Maracanã (Avenida Eurico Rabelo, s/n, Rio de Janeiro)
Técnico: Caio Júnior
Destaques: Fábio Luciano (zagueiro), Leonardo Moura (lateral) e Ibson (meia)
Fique de olho: Toró (volante) e Marcinho (meia)
Ex-atleticanos: Kleberson e Cristian (volantes)
Time base: Bruno; Leonardo Moura, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim e Juan; Cristian, Toró, Kleberson e Ibson; Marcinho e Souza.
Confrontos contra o Atlético
No Brasileirão 2007: Atlético 2 x 0 Flamengo (Arena); Flamengo 2 x 0 Atlético (Maracanã)
Datas dos jogos contra o Atlético: primeiro turno: 09/08 (sab) – 18h10 – Maracanã – Flamengo x Atlético – PPV; segundo turno: 07/12 – Arena da Baixada – Atlético x Flamengo
Análise: tem uma base forte, mantida desde a grande recuperação em 2007, mas vem abalado pelo vexame na Libertadores e com a perda do treinador Joel Santana, o que eventualmente poderá atrapalhar a campanha no Brasileirão. Com um grupo bastante homogêneo terá ainda que demonstrar que é capaz de vencer também fora do Maracanã. Se conseguir, pode disputar vaga na Libertadores 2009.

FLUMINENSE FOOTBALL CLUBE

Presidente: Roberto Horcades Figueira (mandato até 12/2010)
Sugestão de site: canalfluminense.com.br
Melhor colocação: 1º (1984)
Estádio: Mário Filho, Maracanã (Avenida Eurico Rabelo, s/n, Rio de Janeiro)
Técnico: Renato Gaúcho
Destaques: Washington (atacante) e Thiago Neves (meia)
Fique de olho: Tartá (meia)
Ex-atleticanos: Diego (goleiro), David (meia) e Washington (atacante)
Time base: Fernando Henrique; Gabriel, Luiz Alberto, Thiago Silva e Júnior César; Ygor, Arouca, Conca e Thiago Neves; Dodô e Washington.
Confrontos contra o Atlético
No Brasileirão 2007: Atlético 1 x 1 Fluminense (Arena); Fluminense 2 x 0 Atlético (Maracanã)
Datas dos jogos contra o Atlético: primeiro turno: 09/07 – Maracanã – Fluminense x Atlético – PPV; segundo turno: 10 ou 11/10 – Arena da Baixada – Atlético x Fluminense
Análise: o Fluminense montou um forte time para a sua volta à Copa Libertadores após ausência de 23 anos. O time tem respondido no torneio continental, classificando-se para as quartas-de-final, quando enfrentará o São Paulo. No Campeonato Carioca, porém, o Fluminense não conseguiu alcançar às finais, chegando apenas à final da Taça Rio – foi derrotado pelo Botafogo.

GOIÁS ESPORTE CLUBE

Presidente: Pedro Ferreira Goulart (mandato até 12/2008)
Sugestão de site: esmeraldino.com
Melhor colocação: 3º (2005)
Estádio: Serra Dourada (Jardim Goiás, s/n, Goiânia)
Técnico: Vadão (treinou o Atlético em 1999/2000, 2003 e 2006/07)
Destaques: Paulo Baier (meia) e Harlei (goleiro)
Fique de olho: Ernando (zagueiro) e Alex Terra (atacante)
Ex-atleticanos: Evandro (meia), Anderson Aquino e Rinaldo (atacantes)
Time base: Harlei; Vitor, Ernando, Paulo Henrique e Fabinho; Amaral, Ramalho, Evandro e Paulo Baier; Alex Terra e Schwenck.
Confrontos contra o Atlético
No Brasileirão 2007: Atlético 0 x 3 Goiás (Arena); Goiás 2 x 3 Atlético (Serra Dourada)
Datas dos jogos contra o Atlético: primeiro turno: 08/06 – Arena da Baixada – Atlético x Goiás – Globo e PPV; segundo turno: 06/09 – Serra Dourada – Goiás x Atlético
Análise: buscando esquecer a fraca campanha de 2007, o ano do Goiás parecia promissor com a contratação do técnico Caio Júnior e a vinda de alguns reforços como o lateral-esquerda Júlio César (ex-Náutico), o volante Ramalho (Zé Ramalho, ex-São Paulo), o meia Evandro e o atacante Alex Terra (ex-Ponte Preta). Mas o time decepcionou nas duas competições que disputou no primeiro semestre. Na Copa do Brasil, foi eliminado pelo Corinthians. No campeonato goiano, surpreendentemente perdeu a final para o Itumbiara, que conquistou seu primeiro título. Para piorar a situação, Caio Júnior trocou o clube goiano pelo Flamengo. Buscando uma virada em 2008 o Goiás trouxe Vadão para comandar a equipe no Brasileirão 2008.

GRÊMIO FOOT-BALL PORTO ALEGRENSE

Presidente: Paulo Odone Araújo Ribeiro (mandato até 12/2008)
Sugestão de site: gremio.net
Melhor colocação: 1º (1981 e 1996)
Estádio: Olímpico Monumental (Largo Patrono Fernando Kroeff 1, Porto Alegre)
Técnico: Celso Roth
Destaques: Roger (meia) e Perea (atacante)
Fique de olho: Willian Magrão e Julio dos Santos (meias)
Ex-atleticanos: Rodrigo Mendes (atacante)
Time base: Victor; Paulo Sérgio, Léo, Réver e Hidalgo; Eduardo Costa, Rafael Carioca, Willian Magrão e Roger; Soares e Perea.
Confrontos contra o Atlético
No Brasileirão 2007: Grêmio 1 x 1 Atlético (Olímpico); Atlético 2 x 0 Grêmio (Arena)
Datas dos jogos contra o Atlético: primeiro turno: 22/06 (dom) – Olímpico – Grêmio x Atlético – PPV; segundo turno: 20 ou 21/09 – Arena da Baixada – Atlético x Grêmio
Análise: por problemas financeiros, o Grêmio não conseguiu manter a base do time Campeão Gaúcho e vice-campeão da Libertadores de 2007. O elenco passou por uma grande reformulação e ainda não conseguiu engrenar na temporada 2008. Para tristeza da fanática torcida gremista, o tricolor ficou fora da final do Campeonato Gaúcho (eliminado pelo Juventude nas quartas-de-final) e não conseguiu passar das oitavas-de-final da Copa do Brasil (eliminado pelo Atlético-GO). Para o Campeonato Brasileiro, o Grêmio aposta na qualidade técnica do rodado meia Roger e na presença de área do atacante colombiano Perea. Apesar de ser um dos grandes clubes do país, o Grêmio não demonstra força suficiente para lutar pelo título brasileiro e nem mesmo por uma vaga na Copa Libertadores 2009.

SPORT CLUB INTERNACIONAL

Presidente: Vitório Carlos Costi Píffero (mandato até 12/2008)
Sugestão de site: internacional.com.br
Melhor colocação: 1º (1975, 1976 e 1979)
Estádio: José Pinheiro Borda, Beira-Rio (Av. Padre Cacique, 891)
Técnico: Abel Braga (treinou o Atlético em 1997/98 e 2002)
Destaques: Fernandão (atacante) e Alex (meia)
Fique de olho: Danny Morais e Sidnei (zagueiros)
Ex-atleticanos: Marcão (lateral-esquerda)
Time base: Renan; Bustos, Índio, Orozco e Marcão; Edinho, Guiñazu, Magrão e Alex; Fernandão e Nilmar.
Confrontos contra o Atlético
No Brasileirão 2007: Internacional 1 x 0 Atlético (Beira-Rio); Atlético 2 x 1 Internacional (Arena)
Datas dos jogos contra o Atlético: primeiro turno: 13/07 (dom) – Arena da Baixada – Atlético x Internacional – Globo e PPV; segundo turno: 19/10 – Beira-Rio – Internacional x Atlético
Análise: campeão gaúcho o Internacional entra para as disputas do Campeonato Brasileiro com o rótulo de um dos principais candidatos ao título. Nos últimos dois anos o colorado gaúcho vem se destacando tanto no cenário nacional como no cenário internacional, chegando a ser o campeão mundial interclubes em 2006 e campeão da Recopa Sul-Americana em 2007.

IPATINGA FUTEBOL CLUBE

Presidente: Itair Machado de Souza (mandato até 12/2010)
Sugestão de site: ipatingafc.com.br
Melhor colocação: primeira participação
Estádio: Epaminondas Mendes Brito, Ipatingão (Av. Roberto Burle Marx, s/n, Ipatinga)
Técnico: Giba
Destaques: Rodrigo Posso (goleiro) e Gerson Magrão (meia)
Fique de olho: Ely Thadeu (atacante)
Ex-atleticanos: Tiago Vieira (zagueiro), Beto (lateral-esquerda), Neto Baiano, Marcelo Macedo e Ricardinho "Rei do Drible" (atacantes)
Time base: Rodrigo Posso; Mariano, Henrique, Léo Oliveira e Beto; Augusto Recife, Salino, Marcelo Costa e Gérson Magrão; Willian e Osmar.
Confrontos contra o Atlético
No Brasileirão 2007: não houve confronto; o Ipatinga disputou a Série B
Datas dos jogos contra o Atlético: primeiro turno: 11/05 (dom) – 16h00 – Ipatinga x Atlético – Ipatingão – PPV; Volta: 16 ou 17/08 – Atlético x Ipatinga – Arena da Baixada
Análise: o Ipatinga completa em 2008 dez anos de fundação e disputa, pela primeira vez, a Série A do Campeonato Brasileiro. Depois de ser rebaixado no Campeonato Mineiro deste ano, a direção do clube contratou (até o momento) 11 jogadores. Sem jogar oficialmente desde o dia 6 de abril, o Tigre realizou amistosos para se preparar. No último, venceu o Linhares-ES por 1 a 0, gol do atacante Willian, ex-Palmeiras

CLUBE NÁUTICO CAPIBARIBE

Presidente: Maurício Cardoso (mandato até 12/2009)
Sugestão de site: timbunet.com.br
Melhor colocação: 6º lugar (1984)
Estádio: Eládio de Barros Carvalho, Aflitos (Av. Conselheiro Rosa e Silva, 1086, Recife)
Técnico: Roberto Fernandes
Destaques: Geraldo (meia) e Ruy (lateral-direita)
Fique de olho: Wellington (atacante)
Ex-atleticanos: Ticão (volante), Geraldo (meia), Marcelinho (meia) e Warley (atacante)
Time base: Eduardo; Ruy, Vagner, Everaldo e Berg; Paulo Almeida, Ticão, Radamés e Geraldo; Felipe e Wellington.
Confrontos contra o Atlético
No Brasileirão 2007: Atlético 1 x 1 Náutico (Arena); Náutico 5 x 0 Atlético (Aflitos)
Datas dos jogos contra o Atlético: primeiro turno: 06/08 – Atlético x Náutico – Arena da Baixada – PPV; segundo turno: 30/11 – Náutico x Atlético – Aflitos
Análise: o Timbu teve que amargar a festa do rival Sport, que venceu os dois turnos do Campeonato Pernambucano e nem precisou de final para comemorar o título. Na Copa do Brasil, o Náutico foi eliminado pelo Atlético Mineiro nas oitavas-de-final Para o Brasileiro, aposta na manutenção do bom técnico Roberto Fernandes e na força que tem nos jogos em casa.

SOCIEDADE ESPORTIVA PALMEIRAS

Presidente: Affonso Della Mônica Netto (mandato até 01/2009)
Sugestão de site: palmeirasonline.com
Melhor colocação: 1º (1972, 1973, 1993 e 1994)
Estádio: Palestra Itália, Parque Antarctica (Rua Turiassu, s/n, São Paulo)
Técnico: Vanderlei Luxemburgo
Destaques: Valdívia (meia) e Alex Mineiro (atacante)
Fique de olho: Maurício (zagueiro)
Ex-atleticanos: Alex Mineiro (atacante)
Time base: Marcos; Élder Granja, Gustavo, Henrique e Leandro; Pierre, Martinez, Diego Souza e Valdívia; Alex Mineiro e Kleber.
Confrontos contra o Atlético
No Brasileirão 2007: Palmeiras 0 x 2 Atlético (Parque Antarctica); Atlético 2 x 1 Palmeiras (Arena)
Datas dos jogos contra o Atlético: primeiro turno: 01/06 (dom) – 18h10 – Parque Antarctica – Palmeiras x Atlético – Sportv e PPV; segundo turno: 30 ou 31/08 – Arena da Baixada – Atlético x Palmeiras
Análise: além de manter a base de 2007, o Palmeiras é o time brasileiro que mais investiu para a temporada 2008. No início do ano, desembarcaram no Parque Antarctica entre outros, os atacantes Alex Mineiro, Denílson e Kleber, os meia Diego Souza e Léo Lima, o lateral Elder Granja, o zagueiro Henrique e o técnico multi-campeão Wanderley Luxemburgo. O resultado dos investimentos rendeu ao clube o título Paulista e o status de favorito ao título de Campeão Brasileiro 2008. O Palmeiras é hoje o time mais equilibrado do país. Luxemburgo conseguiu montar uma defesa segura e extremamente técnica, um meio-de-campo ágil e criativo e um ataque rápido e efetivo. A grande arma do time paulista é o meia chileno Valdívia, responsável pela armação da maioria das jogadas ofensiva da equipe.

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE DESPORTOS

Presidente: Manuel da Conceição Ferreira "da Lupa" (mandato até 12/2010)
Sugestão de site: portuguesa.com.br
Melhor colocação: 2º (1996)
Estádio: Oswaldo Teixeira Duarte, Canindé (Rua Comendador Nestor Pereira, 33, São Paulo)
Técnico: Vágner Benazzi
Destaques: Diogo e Christian (atacantes)
Fique de olho: Bruno Rodrigo (zagueiro)
Ex-atleticanos: André Luiz (goleiro) e Edno (meia)
Time base: André Luiz; Patrício, Bruno Rodrigo, Marcos Aurélio e Bruno Recife; Dias, Carlos Alberto, Edno e Vaguinho; Diogo e Christian.
Confrontos contra o Atlético
No Brasileirão 2007: não houve confronto; a Portuguesa disputou a Série B
Datas dos jogos contra o Atlético: primeiro turno: 14/06 (dom) – 16h00 – Canindé – Portuguesa x Atlético – Sportv e PPV; segundo turno: 14/09 (dom) – Arena da Baixada – Atlético x Portuguesa
Análise: a Portuguesa manteve a base que conquistou o acesso em 2007 e trouxe alguns reforços como Patrício, Bruno Recife e Christian para a disputa do Paulistão. Depois de uma campanha razoável no Paulista (10º lugar), a diretoria da Lusa contou com a ajuda de parceiros para bancar a vinda do meia Edno, ex-Atlético, grande contratação para a disputa do Brasileiro. A estrela do time, o atacante Diogo, tem grandes chances de ser negociado quando a janela de transferências na Europa for aberta.

SANTOS FUTEBOL CLUBE

Presidente: Marcelo Pirilo Teixeira (mandato até 12/2009)
Sugestão de site: santistaroxo.com.br
Melhor colocação: 1º (2002 e 2004)
Estádio: Urbano Caldeira, Vila Belmiro (Rua Princesa Isabel, 77, Santos)
Técnico: Emerson Leão
Destaques: Kléber Pereira (atacante) e Kléber (lateral-esquerda)
Fique de olho: Tiago Luís (atacante)
Ex-atleticanos: Kléber Pereira (atacante), Rodrigo Souto (volante) e Tiago Luís (atacante)
Time base: Fábio Costa; Denis, Domingos, Betão e Kléber; Rodrigo Souto, Marcinho Guerreiro, Molina e Wesley; Kléber Pereira e Tripodi.
Confrontos contra o Atlético
No Brasileirão 2007: Alético 0 x 1 Santos (Arena); Santos 3 x 1 Atlético (Vila Belmiro)
Datas dos jogos contra o Atlético: primeiro turno: 05/07 (sab) – 18h10 – Arena da Baixada – Atlético x Santos – Sportv e PPV; segundo turno: 03 ou 04/10 – Vila Belmiro – Santos x Atlético
Análise: remontou o time no início do ano e passou por um momento de instabilidade. O técnico Emerson Leão aposta num sistema defensivo reforçado e nos lampejos técnicos do lateral-esquerda Kléber e do excelente atacante Kléber Pereira. Para aspirar um posto de destaque, precisará de reforços.

SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE

Presidente: Juvenal Juvêncio (mandato até 04/2011)
Sugestão de site: spfc.com.br
Melhor colocação: 1º (1977, 1986, 1991, 2006 e 2007)
Estádio: Cícero Pompeu de Toledo, Morumbi (Praça Roberto Gomes Pedrosa, 1, São Paulo)
Técnico: Muricy Ramalho
Destaques: Rogério Ceni (goleiro) e Adriano (atacante)
Fique de olho: Sérgio Mota (meia) e Roni (atacante)
Ex-atleticanos: Jancarlos (lateral-direita), Aloísio e Dagoberto (atacantes)
Time base: Rogério Ceni; Alex Silva, André Dias e Miranda; Zé Luís, Hernanes, Fábio Santos, Jorge Wagner e Richarlyson; Adriano e Borges.
Confrontos contra o Atlético
No Brasileirão 2007: São Paulo 2 x 0 Atlético (Morumbi); Atlético 2 x 0 São Paulo (Arena)
Datas dos jogos contra o Atlético: primeiro turno: 18/05 (dom) – 16h00 – Arena da Baixada – Atlético x São Paulo – Globo e PPV; Volta: 20 ou 21/08 – Morumbi – São Paulo x Atlético
Análise: atual bicampeão nacional, o São Paulo entra como um dos favoritos ao título. A grande estrela deste ano é o atacante Adriano, que está por empréstimo até julho. Eliminado nas semifinais do Paulistão pelo Palmeiras, a aposta da diretoria tricolor neste semestre é a Taça Libertadores da América. As ameaças ao tricampeonato nacional são o futebol pouco convincente mostrado neste começo de temporada, priozirar a disputa da Libertadores e a saída de Adriano da equipe no meio da temporada.

SPORT CLUB DO RECIFE

Presidente: Milton Caldas Bivar (mandato até 12/2008)
Sugestão de site: sportnet.com.br
Melhor colocação: 1º (1987)
Estádio: Adelmar da Costa Carvalho, Ilha do Retiro (Av. Sport Club do Recife, s/n, Recife)
Técnico: Nelsinho Batista (treinou o Atlético em 1988)
Destaques: Carlinhos Bala (atacante) e Romerito (meia)
Fique de olho: Kássio (meia)
Ex-atleticanos: Cléber (goleiro), Durval e Igor (zagueiros), Luisinho Netto (lateral-direita) e Jadilson (atacante)
Time base: Magrão; Luisinho Netto, Igor, Durval e Dutra; Daniel Paulista, Everton, Luciano Henrique e Romerito; Leandro Machado (Enílton) e Carlinhos Bala.
Confrontos contra o Atlético
No Brasileirão 2007: Sport 3 x 2 Atlético (Ilha do Retiro); Atlético 0 x 0 Sport (Arena)
Datas dos jogos contra o Atlético: primeiro turno: 24/07 (qui) – 20h30 – Ilha do Retiro – Sport x Atlético – PPV; Volta: 01 ou 02/11 – Arena da Baixada – Atlético x Sport
Análise: depois de amargar um longo período na Série B, o Sport voltou à elite do futebol brasileiro no ano passado com o objetivo de se firmar. Agora, os sonhos são mais ousados. Quase imbatível jogando na Ilha do Retiro, a equipe aposta na velocidade de Carlinhos Bala para pontuar também fora de casa. O zagueiro Durval, ex-Atlético, é ídolo da torcida e considerado titular absoluto.

CLUBE DE REGATAS VASCO DA GAMA

Presidente: Eurico Ângelo de Oliveira Miranda (mandato até 12/2009)
Sugestão de site: crvascodagama.com
Melhor colocação: 1º (1974, 1989, 1997 e 2000)
Estádio: São Januário (Rua General Almério de Moura, 131, Rio de Janeiro)
Técnico: Antonio Lopes (treinou o Atlético em 2000, 2005 e 2007)
Destaques: Leandro Amaral e Edmundo (atacantes)
Fique de olho: Alan Kardec e Alex Teixeira (atacantes)
Ex-atleticanos: Morais (meia)
Time base: Tiago; Wagner Diniz, Jorge Luiz, Eduardo Luiz e Calisto; Jonílson, Beto, Leandro Bonfim e Morais; Edmundo e Alan Kardec.
Confrontos contra o Atlético
No Brasileirão 2007: Vasco 1 x 0 Atlético (São Januário); Atlético 1 x 0 Vasco (Arena)
Datas dos jogos contra o Atlético: primeiro turno: 20/07 – 16h00 – Arena da Baixada – Atlético x Vasco – Globo; segundo turno: 29 ou 30/10 – São Januário – Vasco x Atlético
Análise: não chegou às finais do campeonato estadual, mas está nas quartas de final da Copa do Brasil. Com a recente chegada de Antônio Lopes, equipe subiu de produção, ainda mais com o retorno de Leandro Amaral. Possui elenco frágil, mas com grandes destaques. Atlético jamais venceu o Vasco em São Januário pelo Campeonato Brasileiro (10 derrotas e dois empates).

ESPORTE CLUBE VITÓRIA

Presidente: Jorge Sampaio Silva Filho (mandato até 12/2009)
Sugestão de site: canalecvitoria.com.br e leaodabarra.com.br
Melhor colocação: 2º (1993)
Estádio: Manoel Barradas, Barradão (Av. Artêmio Valente, s/n, Salvador)
Técnico: Vágner Mancini
Destaques: Bida (volante) e Ramon (meia)
Fique de olho: Marquinhos (atacante) e Anderson Martins (zagueiro)
Ex-atleticanos: Viáfara (goleiro), Alessandro (lateral-esquerda), Carlos Alberto (lateral-direita), Rafael Santos (zagueiro), Marcelo Silva (volante), Vanderson (volante), Ramon (volante), Dinei (atacante) e Rodrigão (atacante)
Time base: Viáfara; Carlos Alberto, Leonardo, Anderson Martins e Marcelo Cordeiro; Vanderson, Ricardinho, Bida e Ramon; Marquinhos e Rodrigão.
Confrontos contra o Atlético
No Brasileirão 2007: não houve confronto; o Vitória disputou a Série B
Datas dos jogos contra o Atlético: primeiro turno: 30/07 – 19h30 – Barradão – Vitória x Atlético – PPV; segundo turno: 16/11 – 16h00 – Atlético x Vitória Arena da Baixada
Análise: o campeão baiano de 2008 volta à elite do futebol brasileiro após quatro anos. O Vitória que esteve até na terceira divisão do futebol brasileiro (foi campeão em 2006), retornou a primeira divisão em 2007 com duas rodadas de antecedência, no comando de Vadão.



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…