A origem do Bozo: onde tudo começou
Como eu havia asseverado em outra oportunidade, não voltarei a falar mais da segunda torcida, do estádio corroído e inacabado, dos penhorados, da dança funk que fazem no escurinho, mais nada. E não vou. Isso não impede, contudo, que eu fale de outros comportamentos do torcedor Bozo. Como muita gente ainda deve estar se perguntando sobre a razão desta alcunha, explico.
Quando comecei a acessar a internet, o site mais freqüentado pelos torcedores atleticanos, salvo engano, era o Furacao3000. Aquele sítio fora assim denominado em homenagem à camisa do Clube Atlético Paranaense que foi, juntamente com outros objetos de inquestionável valor cultural, guardada em uma cápsula do tempo em Nova Iorque, a ser aberta no ano de 3000. Trata-se de uma mensagem que a população do mundo hodierno deixou para seus descendentes, possibilitando que eles melhor compreendam a nossa história.
Naquele site, ao contrário da Furacao.com, cuja abordagem é mais sóbria, as coisas do Atlético eram tratadas, quando necessário, com um quê de gozação. Assim sendo, as notícias que exploravam a parte humorística do site, invariavelmente abordavam as mazelas do Time dos Bozo. Lembro-me como se fosse hoje, de uma foto clássica (daquelas de botecos, barbearias, e afins) do Time do Bozo com o Esgouto no fundo, na qual todos os jogadores tinham a cabeça do finado palhaço. Cômico!
O mais divertido era que não parava por aí. Enquanto na Furacao.com, no espaço onde o torcedor pode se informar sobre o último jogo, e os próximos jogos do Atlético, sempre discriminados pelos escudos e nomes dos Clubes adversários, na Furacao3000, quando era o caso de Atle-Bozo, eles colocavam um palhaço com a camisa verde. Por sua vez, as notícias eram assim veiculadas: Time do bozo perde para o Combate Barreirinha em jogo teste na pré-temporada; Time do bozo tem de penhorar Pachequinho para discutir dívida de IPTU com a Prefeitura; Jogadores do Time do Bozo se beijam.
Enfim, era um carnaval de Bozo pra cá, e Bozo pra lá. Como eu era muito mais novo à época, e também não tentei compreender o motivo desse apelido, apenas soltava as minhas gargalhadas à medida com que surgiam as notícias. Hoje, com uma experiência maior como torcedor de futebol, entendo o porquê da alcunha.
Tudo o que vem do Esgouto Pereira é piada! Quem faz piada é palhaço! O palhaço mais conhecido é o Bozo! Dos vários e-mails que recebi da torcida de lá, teve um sujeito que me surpreendeu. Primeiramente, admitiu que o time deles era ruim, e que o Atlético também era ruim, o que entendi louvável. Em segundo, quis me explicar o porquê de um bozo ler nossos textos: para dar risada da opinião de atleticanos que xingam, reclamam, e praguejam o absurdo de falar que Somos melhores porque somos atleticanos.
Eu concordo com esse Bozo já explicarei porque mantenho o apelido dele, apesar de sua crítica ter embasamento. É evidente que o time deles é uma piada, se assim não fosse não tinha tomado uma sacola do Jotinha. É evidente que o nosso time é ruim, pois há tempos joga num esquema covarde, que valoriza cabeças de bagre (salvo raras exceções na história, um jogador se torna zagueiro ou volante porque não tem habilidade para ser meio-campista armador, ou atacante)
Porém, este sujeito pensa que o site da torcida do Atlético, que é em sua grande maioria formada pelo povão, é uma espécie de Programa do Ratinho da internet. Não tenho nada contra o Carlos Massa, ao contrário, sou seu fã, pois serve como exemplo de cidadão, e de gente que cresceu na vida. Porém, acho banal um bozo adentrar em nosso site para ficar bisbilhotando o Fala, ATLETICANO, somente para ficar se divertindo às custas daqueles que são desfavorecidos, seja em sua educação, formação, e falta de informação. Isso existe em todas as torcidas.
Acho PATÉTICA a intromissão, seja na leitura, e ultimamente com textos escritos! Aliás, por que publicam essas asneiras? Site do Atlético é para a torcida do Atlético. Do Bozo, para os Bozo-fãs! A democracia está satisfeita, nós no nosso lado, e eles no deles. Se quiserem um debate aberto, para falar da importância do Festival de Futebol que os classificou (pra que mesmo???), apresentado por Celso Portiolli, ou sobre o super título que ganharam com saldo de gols negativo, nenhum ídolo, nenhum artilheiro, vão conversar com os Paranistas. Eles estão na Segundona, e esse título vocês ganharam com maestria! Eta golzinho sofrido…Enfim, está lá no DVD!!!
Galera Atleticana, numa coisa o Bozo tem razão. É ridículo vocês ficarem reclamando do Clube, do Presidente, do Presidente do Conselho Deliberativo, de jogadores que nem tocaram na bola, ser contra a questão da taça (um bozo me disse que a festa no Esgouto não teve graça…, a-ni-mal!!! hahaaha), ser contra a questão da rádio. O que a diretoria fizer para o Atlético ganhar (patrimônio, jogo, e não ouvir besteira de azeitona mofada) e o Bozo sifu, eu assino embaixo.
É Rafael, agora agüenta os e-mails destes chatos…Pelo menos o cheiro de naftalina já saiu da Cidade…
Uh Caldeirão!