30 maio 2008 - 22h26

Rink participa de workshop de transferências no Rio

A fim de conferir maior agilidade e transparência às negociações internacionais, a Fifa ministrou nesta sexta-feira um curso sobre transferência de jogadores via internet no Rio de Janeiro. Após workshop no México, o Brasil é o segundo país a testar a ferramenta TMS, que ainda está em fase de implantação. Representantes de dez clubes nacionais (Cruzeiro, Atlético-PR, Santos, Grêmio, Atlético-MG, Corinthians, Internacional, São Paulo, Palmeiras e Vasco) estiveram reunidos num hotel na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, desde a manha da última quinta-feira, com o diretor da Fifa Mark Goddard para aprender a manusear o programa virtual de compra e venda de jogadores.

Dentre advogados e assessores jurídicos, Paulo Rink, ex-jogador e há um ano diretor de relações internacionais do Furacão, destaca a importância do encontro na Cidade Maravilhosa.

"Essa ferramenta vai dar maior transparência às negociações internacionais. Tomara que seja implantava em breve no mundo todo, apesar de eu ainda estar quebrando a cabeça para entender o programa (risos)", afirma o dirigente, de 35 anos, que se aposentou dos gramados em maio de 2007, mas não do futebol.

Fluente em Inglês e Alemão e bom entendedor das línguas italiana, grega e espanhola, Paulo Rink também é uma espécie de consultor de clubes europeus no país.

"Joguei na Alemanha, Grécia, Holanda e Coréia do Sul. Pela experiência na época de jogador, sei o que representa na prática uma transferência internacional. Tenho contrato com o Atlético Paranaense até dezembro de 2010. Ou seja, atualmente sou funcionário exclusivo do clube. No entanto, os europeus me pedem dicas na hora de contratar algum jogador brasileiro", garante o ex-atacante, após dizer que não pretende ser técnico nem presidente do Furacão, mas até hoje bate uma bolinha com os jogadores rubro-negros na Arena da Baixada.



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…