9 jun 2008 - 11h44

Eduardo Andrade, ex-Vitória, é o novo preparador de goleiros

O Atlético contratou o preparador de goleiros Eduardo Andrade, 38 anos, para substituir Almir Domingues, cujo desligamento foi anunciado nesta segunda-feira. Andrade trabalhava há 16 anos no Esporte Clube Vitória. No Leão da Barra, ele construiu uma trajetória de sucesso. Era um dos profissionais mais respeitados no clube em função de seu trabalho de formação de goleiros. O presidente do Vitória, Alexi Portela, lamentou a saída do preparador de goleiros.

Ao longo das últimas duas décadas, o Vitória se notabilizou por revelar goleiros de grandes qualidades, muitos dos quais convocados para as seleções brasileiras de base e principal. Eduardo Andrade foi o responsável pela revelação de Dida (Milan), Fábio Costa (Santos) e Felipe (Corinthians), entre outros. De acordo com o site Canal ECVitória, Andrade recusou recentemente um convite de Dida, atualmente no Milan, para ser seu treinador particular.

Carreira

Eduardo Andrade Bahia foi goleiro das categorias de base do Flamengo, mas sofreu uma lesão e encerrou a carreira prematuramente. Decidido a se tornar preparador de goleiros, foi aluno de Valdir Joaquim de Morais durante um período no São Paulo. Em 1992, com apenas 21 anos, foi contratado pelo Vitória.

Desde então, vem trabalhando com a revelação de jovens goleiros no time baiano. O primeiro foi Dida, o mais consagrado de todos. Já em 92, ele foi convocado para a Seleção Brasileira Sub-20. Nos anos seguintes, seguiu uma trajetória de sucesso, jogando na Seleção Brasileira principal e no futebol europeu.

Dida abriu um caminho na Seleção Brasileira que foi percorrido por vários outros goleiros formados no Vitória, sob o trabalho de Eduardo Andrade: Christian (sub-17 e sub-20), Cristiano (sub-17), Fernando (sub-17), Gleiton (sub-17), Nilson (sub-20), Fábio Costa (sub-17 e sub-20), Felipe (sub-15 e sub-17), Carlos Vitor (sub-17 e sub-20) e Juninho (sub-23).



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…