Futebol = F1
Se fizermos uma comparação entre o futebol e a F1: o piloto seria o técnico, o time seria o carro e a equipe a diretoria do clube.
Posso explicar melhor. O piloto como o técnico são os responsáveis pela condução da ‘máquina’, ele deve sentir as deficiências e corrigi-las. É claro que possíveis acidentes acontecem e que manobras arriscadas devem ser tentadas, senão difícilmente sairemos do lugar.
O time como o carro é composto de várias peças, algumas boas e outras nem tanto. Na maioria das vezes o técnico tem que trabalhar com o que tem, e outras recebe uma que melhora o desempenho do time.
A diretoria de um clube de futebol pode ser comparada as equipes de F1, e como em qualquer esporte o dinheiro fala mais alto. O poder de investir e contratar os melhores de cada área sempre farão a diferença, mas por outro lado a cobrança é diretamente proporcional.
Os torcedores são iguais em qualquer esporte. Torcer, apoiar e cobrar são as únicas ferramentas que podemos usar e são poderosas! E os verdadeiros torcedores são aqueles que apóiam na horas difíceis e não aqueles que correm para comprar o ingresso só na final.
Na minha opinião o Atlético Paranaense é muito parecido com a equipe Renault. Já tivemos melhor, passamos por momentos ruins e agora podemos subir muito. Temos muito trabalho pela frente, mas motivação não vai faltar.