Esses tais ‘procuradores’…
Quanto mais procuramos entender das coisas do futebol…
Análise rápida do atual estágio do futebol no mundo, com certeza, estará a apontar, como vilão, via de regra, esse tal ‘procurador’.
Em definição, procurador é ‘pessoa autorizada que dirige os negócios de outrem OU age como seu agente, representante, substituto ou advogado’, sempre nos limites dos poderes conferidos e no interesse do mandatário, é claro. Em tese!
Longe de exercerem o ‘mandamus’ para os quais foram, teoricamente, constituidos, esse tais ‘procuradores’ representam seus próprios interesses econômicos. São, na realidade, meros empresários! E registrados na CBF…
Jogador de futebol, via de regra, vem de camadas mais simples e humildes da sociedade e, por isso, não consegue ter uma visão correta dos negócios e assim, se deixa dominar, na maioria das vezes, por alguns inescrupulosos ‘empresários’ (travestidos de procuradores), cujo único objetivo é o lucro fácil.
Lucro aliás, advindo do trabalho e do talento de terceira pessoa. Como se fossem fantoches, nossos jogadores de futebol, se deixam levar pelo canto da sereia e, não raramente, se entregam aos seus ‘procuradores’.
Temos hoje, no noticiário esportivo, exemplos bem atuais.
Pena que os jogadores, seduzidos pelo ‘canto da sereia’, não estejam avaliando seus interesses pessoais de forma correta.
Até quanto o ‘mandatário’ vai prevalecer sobre o ‘mandante’?
É preciso estancar essa sangria antes que a hemorragia nos mate…