Julio dos Santos assina contrato e reforça o Furacão
O Atlético confirmou nesta quarta-feira, por meio de nota publicada no site oficial, a contratação do meia paraguaio Julio dos Santos, de 25 anos, que estava no Grêmio. O presidente do Conselho Deliberativo, Mario Celso Petraglia, estava conduzindo as negociações há alguns dias. O Cerro Porteño também tinha interesse no jogador, mas o atleta preferia continuar no futebol brasileiro. Julio dos Santos chegou a Curitiba nesta quinta-feira, acompanhado de seu agente Evandro Schmitt.
Julio dos Santos é um sonho antigo do Rubro-Negro. Revelado pelo Cerro Porteño, ele enfrentou o Atlético nas oitavas-de-final da Copa Libertadores de 2005. Foi um dos destaques da equipe paraguaia no confronto, tendo marcado gols tanto no jogo da Arena (vitória do Atlético por 2 a 1) quanto no La Olla (vitória do Cerro por 2 a 1). O Atlético se classificou nos pênaltis (Julio dos Santos converteu a sua cobrança) e chegou à final da competição.
Logo depois, o Furacão tentou contratar dois destaques do Cerro Porteño: Dos Santos e o atacante Santiago Salcedo. Valorizado, o meia paraguaio despertou o interesse de outros clubes. Boca Juniors e Pachuca também tentaram tirá-lo do Cerro, mas quem venceu a parada foi o poderoso Bayern de Munique, que pagou dois milhões de euros pela transferência. Ele se transferiu para o futebol alemão depois de ter sido o melhor jogador do Paraguai na temporada 2005.
Trajetória
Além da transferência para o Bayern, Julio dos Santos viveu um bom momento em sua carreira vestindo a camisa 19 da Seleção Paraguaia na Copa do Mundo de 2006. No Mundial, participou de dois jogos, contra Trinidad & Tobago e Suécia – no total, disputou 23 partidas pela seleção e marcou cinco gols. No jogo contra o país caribenho, Julio dos Santos foi eleito o melhor jogador da partida pela FIFA.
Depois da Copa, a carreira de Dos Santos entrou em declínio. Com a responsabilidade de substituir o ídolo Ballack, não conseguiu se firmar no Bayern de Munique. Disputou apenas cinco jogos pelo time e foi emprestado ao Wolfsburg em dezembro de 2006. No dia seguinte à sua apresentação ao novo clube, o meia paraguaio quebrou a perna direita. A contusão o afastou dos gramados por várias semanas e prejudicou sua passagem pelo novo clube. Ele não disputou nenhuma partida oficial pelo Wolfsburg.
Em junho de 2007, retornou ao Bayern, mas os dirigentes da equipe já não tinham mais confiança em seu futebol. Para o meio-campo, foram contratados o brasileiro Zé Roberto e o francês Ribery. Julio foi então emprestado ao Almería, da Espanha. Disputou apenas um jogo pela equipe antes de brigar com o treinador e pedir para ser negociado. No começo deste ano, treinou algumas semanas no Racing Estrasburgo, da França, mas não foi aprovado nos testes físicos.
Em 2005, Julio dos Santos marcou dois gols contra o Atlético [foto: arquivo]
Finalmente, em fevereiro, foi emprestado ao Grêmio, de Porto Alegre. Novamente, jogou poucas vezes e acabou não emplacando. Diante da perspectiva de não ser aproveitado no time titular, pediu ao clube para ser liberado. Foi quando o Atlético iniciou as conversações para contratá-lo. Cerro Porteño e Libertad também tinham interesse no meia.
Coincidência ou não, o meia Julio dos Santos foi um dos jogadores indicados pela Furacao.com na reportagem Reforços agora para não sofrer no fim do ano, publicada no dia 5 de junho.
Drama pessoal
No últimos meses, Julio dos Santos passou por um sério problema familiar. Alguns dizem que este foi o principal motivo para seu baixo rendimento nos últimos clubes. Seu irmão, Ariel dos Santos, de apenas 11 anos, sofria de câncer. Ele recebeu tratamento médico durante mais de um ano, mas não resistiu e morreu em abril. "Ele era como um filho para mim", disse Julio ao jornal gaúcho Zero Hora.
Clique aqui para conferir a ficha técnica do novo reforço atleticano.