Penitência
Tenho criticado a atual diretoria atleticana nesse espaço, porém permitam-me aqui me penitenciar após os fatos que agora ocorrem, ou seja, contratações.
Sempre fui crítico de MCP e seu grupo. Mas que fique claro que tão somente na área de futebol. Sempre fui contra à transformação do Clube em balcão de negócios sem importar-se com a torcida. Oxalá que tenha cabado definitivamente!
Em termos de marketing, visão, administração patrimonial, política, negociações, sem dúvida MCP é o melhor! Nesse aspecto, tenho até receio de quando acabar o seu ciclo no clube! Não imagino outra pessoa com a mesma ou melhor capacidade para tal.
O que falta, ou aparentemente faltou, foi o abandono do time de futebol em detrimento à outras áreas acima citadas e à outros ‘interesses’. Penso que esse foi o grande problema com torcedores como eu. Não podemos recriminar a compra e venda (com critérios) de jogadores, porque no atual futebol, é o que impera. Contudo, essa falta de critérios, a política do barato sem qualidade entre outros erros estratégicos, foram o foco das manifestações. Não discuto política de relacionamento com imprensa, fechamento do clube aos torcedores(embora seja contrário à atual forma), porque quem comanda o clube deve saber o que faz.
Torcedor atleticano quer time competitivo, quer vencer, ou ao menos, mesmo com derrota, ver seus jogadores correndo e lutando(como na final do Paranaense, mesmo vencendo e não levando, todos aplaudimos, pois houve luta e doação de todos).
Digo isso tudo porque acessando sites relacionados ao Furacão, vejo a divisão de opiniões sobre as atuais contratações. Como crítico e querendo reforços, deixo aqui meu ponto de vista:todos queremos bons jogadores, mas sabemos da dificuladade em tê-los! O CAP sempre foi grande recuperador de jogadores. Voltando ao tempo, Washington, Assis, Capitão, Moreno (lembram? não jogou nada no coxa e trucidou no CAP), recentemente: Aloísio, Clayton e por aí vai.
Então em relação ao Júlio dos Santos e ao Rafael Moura, podemos sim esperar um bom retorno. Quem sabe não desaprende! Acho muito mais provável esses que já vimos jogar bem um dia, retomarem o caminho do sucesso, do que atletas desconhecidos aprenderem a jogar. Ainda mais com essa estrutura e torcida disponível à eles.
Foi uma aposta da diretoria e agora me penitencio, e apoio-a, mesmo que venha a fracassar. Por ser uma aposta, ninguém sabe qual será seu desfecho, mas ao menos, vejo melhores probabilidades de êxito do que com Jônatas, Paulo Santos, Ricardinhos, Dineis da vida!
Por isso mesmo, acho correto o tempo de contrato desses jogadores, pois MCP parece sentir o faro de sucesso em sua aposta. São jogadores com potencial já conhecido e ainda em idade produtiva para o mercado. (isso é critério!). E em caso de recuperação dos mesmos, ajudará ao clube futuramente, e tanto atleta quanto o CAP sairão lucrando. (Isso é responsabilidade administrativa!).
Além do mais, não devem ter custado muito ao Clube, e também nos mostra certa criatividade da diretoria atleticana, assim como fora com esse Júlio César, Fahel e o próprio Antônio Carlos ano passado, Ferreira e Valência anteriormente.
Se Kelly realmente ficar, acho que no mínimo o número de sócios deve duplicar. Portanto torcedores atleticanos, vamos dar um voto de confiança e associem-se ao CAP, pois a diretoria agora, parece demonstrar que também quer um time competitivo, e para podermos cobrar ainda mais um Clube cada vez mais forte.
Espero não me enganar dando um voto de confiança à essa diretoria. Espero que agora em julho não haja debandada do elenco rubro-negro, caso de Ferreira, Antônio Carlos e Rodolpho principalmente! Espero que meus dias de crítico do futebol do Furacão tenham chegado ao fim!
Como nosso caro Rafael Lemos diz em seu texto, temos que torcer para que as peças se ancaixem e funcionem da maneira que nós torcedores gostamos. Que não fiquem falando da estrutura e do clube, mas sim trabalhando e jogando; mostrando que realmente os dirigentes acertaram ao acreditar neles. Digo que também não sou inocente à ponto de achar que a diretoria se tornou perfeita, mesmo porque há muitas coisas à serem melhor trabalhadas. Mas também tenho que elogiar quando vejo as coisas boas acontecendo em meu Clube, afinal, procuro fazer críticas construtivas, pois quero o melhor para o CAP.
Saudações ao verdadeiro e futuro Furacão!