Atlético é o segundo time com mais expulsões no Brasileirão
A má colocação do Atlético na tabela de classificação está ligada diretamente à expulsão dos atletas rubro-negros em partidas realizadas fora de casa. De acordo com um levantamento do Instituto Datafolha, o Furacão teve três jogadores expulsos no Campeonato Brasileiro, ficando atrás apenas do Internacional, que teve cinco jogadores advertidos com cartões vermelhos.
O primeiro jogador atleticano expulso foi o zagueiro Alex Fraga, na partida contra o Palmeiras, no estádio Parque Antarctica. Na ocasião, o Atlético realizava um bom jogo e pressionava o Palmeiras buscando o empate, mas as chances atleticanas diminuíram com a expulsão do zagueiro.
Na partida contra a Portuguesa, realizada no estádio Canindé, foi a vez do volante Alan Bahia receber o cartão vermelho. O Atlético dominava a partida após ter sofrido um gol aos 45 segundos do primeiro tempo e a expulsão do jogador rubro-negro freou uma reação da equipe.
Já no último domingo, na partida contra o Grêmio, no Estádio Olímpico, o volante Fahel foi expulso ainda no primeiro tempo, o que acabou interferindo diretamente no placar da partida.
Curiosamente, nas três partidas, em que o Furacão teve jogadores expulsos, as arbitragens foram muito criticadas e tiveram erros, além das expulsões, que interferiram diretamente no resultado das partidas.
Além dos cartões vermelhos, o Atlético se destaca negativamente pelo número de cartões amarelos recebidos. Em sete rodadas, o Furacão recebeu 22 cartões amarelos, uma média de 3,1 por partida.