24 jun 2008 - 10h01

Caldeirão, nove anos de emoções

A Arena da Baixada, também conhecida por Caldeirão, completa nove anos nesta terça-feira. O estádio foi demolido em 1997 e, em dezembro do mesmo ano, iniciaram-se as obras. Dezoito meses depois, em junho de 1999, elas estavam concluídas. No dia 24, ocorreu o primeiro jogo na Arena. Em partida amistosa, o Atlético venceu Cerro Porteño, do Paraguai, por 2 a 1. O atacante Lucas fez o primeiro gol da história do Caldeirão. Vanin, para o Rubro-Negro, e Gauchinho, para o Cerro, completaram o marcador.

Ao todo, o Atlético fez 293 jogos na Arena. Foram 185 vitórias, 64 empates e 44 derrotas. Estes números representam um aproveitamento de 70,4%. O melhor desempenho aconteceu em 2001, ano em que o Furacão conquistou os campeonatos Paranaense e Brasileiro. O Rubro-Negro conseguiu, naquele ano, 79,4% dos pontos disputados no Caldeirão. O recorde de público aconteceu também em 2001, na partida decisiva do Campeonato Nacional. O Atlético venceu o São Caetano por 4 a 2, no dia 16 de dezembro, com um público de 31.700 pagantes.

O maior tempo sem derrotas jogando em casa ocorreu entre junho de 2004 e abril de 2005. Neste período, o Atlético ficou invicto por 29 partidas. Já a maior seqüência de vitórias na Arena aconteceu em 2000, ano seguinte à fundação do estádio. O Rubro-Negro venceu 11 partidas, com 33 gols prós e apenas 12 gols contra.

A maior vitória no estádio aconteceu em 2007, quando o Furacão goleou o Iguaçu por 8 a 0. No ano anterior, pelo Campeonato Brasileiro, a derrota mais expressiva na Arena. O Botafogo venceu por 5 a 0.

No início deste mês, a diretoria atleticana anunciou o início das obras para a conclusão do primeiro anel. A previsão é de que ele esteja pronto antes do término do Campeonato Brasileiro e, após a primeira fase concluída, o estádio terá capacidade para 30 mil pessoas. Depois, com a confirmação de Curitiba como sede para a Copa do Mundo de 2014 e a aprovação da FIFA, a Arena terá capacidade para 41 mil pesssoas.



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…