Vesgos
Não posso acreditar no que está acontecendo nos últimos dias. É impressionante a falta de senso da maioria que não enxerga o óbvio. Falam de esquema tático mas não analisam o tático do atual esquema. É insuportável ler inúmeras opiniões semelhantes a dos radialistas que acompanharam o Atletiba.
Chega disso, é sempre um culpado diferente. Ora é o treinador, ora é a diretoria, ora é o time que não tem qualidade. Não podemos nos deixar levar por esta lastimável forma de pensar. Ontem sai a notícia de que a federação vai mudar o regulamento para reeleições, vem um cordeiro e nas entrelhinhas fala de seu desafeto, diretor do nosso clube e tem torcedor vindo no fala atleticano para repetir o que este seno disse.
Repito, chega disso, quantas contratações não vieram para reforçar o time. Dos Santos, Kelly, Joãozinho, Júlio Cesar, Marcio Azevedo. São todos jogadores de qualidade, podem não ser exuberantes, mas tem dentro de suas limitações condições de ajudar o nosso time.
Junta-se a jogadores que sabemos que tem qualidade, como Antonio Carlos, Valencia, Netinho e Ferreira. Temos problemas em nosso ataque, mas Marcelo Ramos é sim um goleador, vivendo uma má fase como todo jogador profissional pode passar. Apenas é ináceitável a marcação sobre ele, quero dizer, apenas sobre ele. Lembro que ele fez um gol legítimo no clássico.
O time não fez uma grande partida contra o Coritiba, tinhamos obrigação de vencer. Mas temos que analisar a péssima partida dos nossos volantes. A torcida adora gritar Alan Bahia e isso acaba camuflando a má atuação dele assim como a de Valência. Jogando no 4-4-2, temos que ter volantes marcando, pressionando, roubando bolas e dando a cobertura que a defesa precisa. Alan Bahia não fez nada além de rasgar bolas em horas desnecessárias.
Então vem o cidadão afirmar que o melhor jogador do nosso time é nosso volante, querido volante, mas que nem de longe consegue jogar 50% do que jogava o Claiton. Por favor, tenham piedade quando forem falar de time e ainda tem a coragem de dizer que a culpa é de fulano ou ciclano.
Chega de arrumar desculpas para nossos insucessos. Existe sim uma má fase que será quebrada com uma sequência de vitórias. Precisamos vencer 2 partidas seguidas, para dar tranquilidade ao time. Seja no 4-4-2, 3-5-2 ou 4-3-3 o time precisa de confiança. Temos jogadores esperando para estrear e temos jogadores completamente sem ritmo de jogo.
Gostaria que tivessemos vencido todas as partidas até agora, mas não foi possível. Por que não apostar em mais uma sulamericana, e então em manter uma base para o próximo ano. Lembro de quanto tempo falamos mal do time de 2005 e de repente lá estava ele fazendo bonito. Recuperando-se no brasileiro e chegando a final da libertadores, a qual, passamos para as oitavas na sorte.
Naquele momento, todos eram péssimos jogadores. Aloísio não servia, Lima era ruim e Fabrício tá loco e etc. Mas quantos desses jogadores são muito melhores dos que os que estão por aí.
Analisem, cada posição. Temos bons jogadores em todas elas e somente os corvos gostam de ficar achando coisa podre, onde não tem.
Temos um time em má fase, sem movimentação em campo. Onde em um lateral na esquerda, enquanto nossos meias estam bem marcados, nossos volantes, desmarcados, ficam parados e quem vem receber a bola é nosso lateral direito. Algo errado?
Precisamos de movimentação na frente, precisamos que nossos volantes participem do jogo mais ativamente, precisamos de um Kleberson de um Clayton.
Estes sim arredondavam a bola e tinham um bom passe, jogadores que viravam o jogo e que levavam o time para o ataque com mais qualidade. Precisamos de atacantes se movimentando mais, fugindo da marcação, que o Coritiba, no último jogo, fez muito bem. Precisamos de tabelas pela lateral do campo e menos chutões da nossa defesa.
Isso tudo não é culpa do treinador, nem da diretoria. Isso é falta de motivação para alguns, que precisam encontrar o caminho da vitória para que a motivação volte, o desejo de ganhar afloreça. Temos condições, temos um time competitivo sim. E o que precisamos é dar um tempo, mesmo que tenhamos mais um ano perdido, mas teremos uma base forte, com Ferreira, Julio dos Santos, Netinho e Valência, dois bons alas, dois bons zagueiros, dois bons goleiros, dois bons atacantes, pois vimos em Julio Cesar um ótimo jogador e sabemos que Marcelo Ramos, apesar de estar em má fase, fez muitos gols no ano passado e neste ano, durante nossa boa fase do paranaense.
Acorda povo. Parem de tentar achar agulha no palheiro. Não temos um time péssimo, nem uma diretória horrível e também não temos um treinador ruim, pelo contrário, ele é muito bom.
Eu acredito na volta por cima, e logo estaremos fazendo elogios. ‘Ah, mas o Marcelo Ramos voltou a fazer os gols que esperamos’, ‘Ah, esse Netinho é muito esforçado’, ‘O Julio Cesar é muito rápido’. Podem apostar.
Todos estão escalando o time, eu também gostaria de ver este time jogando:
3-5-2
Vinicius(G),
Rodolfo(ZD), Antonio Carlos(ZC/L), Danilo(ZE)
Nei(LD), Valencia(V), Marcio Azevedo(LE),
Ferreira(MC), Netinho(MC),
Julio Cesar(AC) e Marcelo Ramos(AC).
4-3-3
Vinicius(G),
Nei(LD), Rodolfo(ZCD), Antonio Carlos(ZCE), M. Azevedo(LE)
Valencia(1V), Foguinho(2V), Netinho(MC)
Ferreira(AE), Marcelo Ramos(AC) e Julio Cesar(AD)
4-5-1 (Usado pelos times europeus)
Vinicius,
Nei(ZD), Rodolfo(ZC), Antonio
Carlos(ZC), Danilo(ZE)
Valencia(V)
Marcio Azevedo(ME), Ferreira(MD), Netinho(MC), Dos Santos(MA), Julio Cesar(MA)
Marcelo Ramos(AC)
Para mim, 3 formações que dariam certo no time.