O Time de Cleocir Tico
Afora o time das primeiras rodadas do Paranaense (o que tinha Clayton), o melhor time que o Atlético colocou em campo neste ano foi aquele escalado por Cleocir – o Tico, com dois zagueiros e três volantes (Renan, Chico e Rodriguinho), um deles (Renan), firme na marcação e os outros dois com liberdade para avançar.
Com isso, a equipe ficou sólida na defesa (só levou um gol em três jogos – contra o Flamengo – e isso ainda, porque foi falha do Galato).
Além disso, como o Rodriginho e o Chico têm qualidades na saída de bola, o time ficou com bom toque de bola.
Ganhamos do Náutico e demos um sufoco no São Paulo (tá certo que era o time reserva, mas mesmo assim, os bambis reservas são melhores que muito time por aí – por exemplo: Chivas).
Em um futebol moderno e competitivo, todo time tem que ter pelo menos um volante que tenha qualidade na saída de bola e que chegue com facilidade à área adversária (o São Paulo ganhou do Náutico na semana passada graças a um gol do Hernanes, que chutou de fora da área).
No Atlético, nem o Alan Bahia e nem o Valencia tem essas qualidades, pois não chutam, não cruzam e não passam direito a bola. Aliás, o Valencia é um volante do século passado, que só joga com a bunda no chão (vive dando carrinho). O terceiro gol do Fluminense surgiu de uma falta que ele fez. E se não estou enganado, foi ele também quem fez a falta que gerou o primeiro gol do Flu.
Com dois zagueiros e três volantes (desde que dois deles tenham qualidade na saída de bola e chegem com facilidade ao ataque), o Atlético teria várias alternativas táticas dentro do jogo, e utilizaria uma ou outra conforme o resultado ou conforme esteja ou não com a posse da bola. Assim, pdoeria variar de 4-3-3 para 4-4-2 (recua o jogador da criação e fica com duas linhas de quatro), para 4-3-1-2 (o jogador da criação vai ser o número um) ou mesmo 4-3-2-1 (com dois na criação e um no ataque).
O esquema 3-5-2 está ultrapassado e na Europa já não se usa mais.
Quer me parecer que o Geninho deveria ouvir mais o Tico, pois este conhece as potencialidades dos garotos. Aliás, é uma judiação deixar o Chico de zagueiro, pois ele rende mais no meio – campo, assim como é um erro mandar o Pedro Oldoni sair da área.