22 out 2008 - 20h34

Ricardo Drubscky assume o departamento de formação

O Clube Atlético Paranaense está trazendo um novo coordenador para a categoria de Formação. Ricardo Drubscky, de 48 anos, assumirá o cargo no dia primeiro de novembro. No currículo, Drubscky tem passagens como coordenador de base, treinador de times profissionais e de formação, gestor de departamento de futebol em clubes como Cruzeiro, Ipatinga, América e Atlético Mineiro. "Gostei muito do convite para assumir a coordenação da categoria de formação do Atlético Paranaense. Eu não tinha mais a intenção de atuar em formação, mas eu fiquei entusiasmado por conta do que representa o Clube Atlético Paranaense em termos de formação. O meu objetivo principal será o de formação, de busca por profissionais de nível top no futebol brasileiro", declarou, em entrevista ao Site Oficial.

O convite para que Drubscky assumisse a categoria de Formação do Atlético Paranaense foi feito por Marcos Malucelli, vice-presidente de Futebol. "A idéia é trabalhar na formação de atletas, porque estamos falhando na formação. Não adianta apenas ganharmos títulos ou sermos campeões da Copa Tribuna, por exemplo. Temos que revelar atletas", ponderou Malucelli.

Acompanhe abaixo a entrevista feita com o novo coordenador da Base do Atlético Paranaense.

O que fez você avaliar e aceitar o convite para vir ao Atlético Paranaense?
Bom, eu estou saindo do Cruzeiro. Estava há um mês e meio à disposição depois de treinar o profissional do Ipatinga. Quando fui convidado, gostei muito porque poucos clubes no Brasil dão valor à base como o Atlético Paranaense e isso me encantou. Fiquei muito entusiasmado. O desafio me empolgou.

Você atuou com base em outros clubes, como o Atlético Mineiro e o América. Qual a diferença de ser coordenador de Base do Atlético Paranaense?
O Atlético Paranaense passou por um período de mudanças. É um clube grande, com uma estrutura invejável – que poucos têm. Não vou pegar o clube no zero. Terei um trabalho como de corrida de longa distância, com metas e respostas a médio e a longo. Vou aproveitar tudo o que já temos aí.

Você conhece a estrutura de formação do Atlético Paranaense?
Já joguei contra o Atlético Paranaense nos clubes pelos quais passei. E fomos treinar no CT do Caju em algumas oportunidades, quando nosso adversário era o Coritiba, por exemplo.

Já existem metas pré-definidas?
Tudo vai depender do que eu encontrar em Curitiba. Vou pensando já em estruturar a Base para o Brasileiro Sub-20 em dezembro e para o Juvenil Sub-16. O mais importante da base é a formação de atletas. O objetivo principal será a formação de nível top do futebol brasileiro. Os torneios e os jogos são complementares à tarefa de formação. Queremos descobrir atletas com perfil para jogar no futuro na equipe profissional.

Mas esse é um trabalho de longo prazo?
De médio e longo prazo. Como não pego um Atlético Paranaense sem estrutura, já terei jogadores de 17 e 18 anos que atuarão como craques. Mas quem é craque na Base nem sempre é craque no Profissional. O menino não vem com um passaporte assinado para jogar nas categorias de cima. Temos que avaliar possibilidades de lesão, da estrutura emocional do atleta. Todo esse trabalho faz parte da minha atividade a partir de novembro.



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…