Novo Conselho Administrativo tomou posse nesta quarta
Os conselheiros do Atlético Paranaense elegeram nesta quarta-feira os integrantes do Conselho Administrativo do clube para o próximo triênio. O Conselho Administrativo é um dos órgãos de administração do clube. Estatutariamente, cabe ao Conselho Administrativo a nomeação dos diretores executivos remunerados, a criação ou extinção de departamentos internos, a contratação de atletas profissionais e a fixação do valor da taxa de manutenção devida pelos sócios, entre outras atribuições.
Na eleição desta quarta, os conselheiros optaram por uma versão mais enxuta do Conselho Administrativo. Nos últimos três anos, o órgão foi formado por dez integrantes. De acordo com a recente reforma estatutária, ficou estabelecido que ele seria composto por no mínimo três e no máximo nove membros.
Foram eleitos cinco integrantes: Marcos Augusto Malucelli (presidente), Ênio Fornéa Júnior (primeiro vice-presidente), Yara Cristina Eisenbach (segunda vice-presidente), Diogo Fadel Braz (membro) e Henrique Gaede (membro).
Apenas Malucelli fazia parte do Conselho Administrativo na gestão passada. Yara Eisenbach e Diogo Braz eram membros da mesa diretora do Conselho Deliberativo. A composição do Administrativo pode ser alterada a qualquer tempo mediante votação do Deliberativo.
Metas
A participação de Malucelli já havia sido anunciada durante a campanha para as eleições do Conselho Deliberativo. Ele estabeleceu como meta de sua gestão a manutenção do que já está sendo feito no clube aliada a um foco maior no departamento de futebol profissional.
Marcos Augusto Malucelli é advogado e participa da gestão do clube desde 2000. Foi responsável pelo departamento jurídico e, desde setembro, responde também pelo departamento de futebol.
O empresário Ênio Fornéa Júnior estava afastado da vida política do Atlético desde 2002, mas antes disso teve participação efetiva. Ao lado de Mario Celso Petraglia e Ademir Guimarães Adur, Fornéa foi um dos principais responsáveis pela gestão que foi implantada a partir de 1995, especialmente na construção da Arena da Baixada. No seu retorno, é muito provável que dedique a maior parte do seu tempo no Conselho Administrativo para as obras de conclusão do estádio.
Yara Cristina Eisenbach, ex-presidente da URBS, integrou a mesa diretora do Conselho Deliberativo por mais de cinco anos. Nas últimas eleições, foi uma das principais articuladoras da chapa de situação. Yara será responsável pelo departamento de planejamento. Na condição de vice-presidente do Conselho Administrativo, ela é a primeira mulher a ocupar um cargo de tamanha importância na história do Atlético.
Os advogados Diogo Fadel Braz e Henrique Gaede são os outros integrantes do Conselho Administrativo recém-eleito. Braz participou da mesa diretora do Conselho Deliberativo na última gestão. Ele é sócio do escritório de advocacia Macedo, Braz, Renzetti, Worm e Advogados Associados, que atende o Atlético nas questões trabalhistas.
Henrique Gaede escreve semanalmente uma coluna para o site oficial do Atlético. Apesar de nunca ter ocupado um cargo diretivo no clube, é conhecido por seu fanatismo, a ponto de viajar para acompanhar jogos do Atletico em outras cidades. Ele é sócio responsável pelo escritório de advocacia Gaia, Silva, Rolim e Associados em Curitiba.
Conselho Fiscal
O Conselho Fiscal, órgão responsável por examinar os balanços e as contas do clube, também foi eleito nesta quarta. Os sócios Amadeu Geara, Jayme Azevedo Lima e Jefferson Furlan Nazario foram eleitos membros titulares, enquanto que Nilo Izidoro Biazetto Neto, Manoel Knopfholz e Marcos Domakoski serão os suplentes. Nenhum deles integrava o Conselho Fiscal na última gestão.
Câmara de Ética e Disciplina
A recém-criada Câmara de Ética e Disciplina foi instalada na noite desta quarta. Este órgão será responsável por apurar infrações disciplinares e aplicar penalidades. Foram empossados Daniel Augusto Glomb, Rafael Fabrício de Melo e Rodrigo Gama Monteiro como membros efetivos e Larissa Maria Vasconcellos Marques de Macedo, Gustavo Luiz Bizinelli e Adriano Soares Taques como suplentes.