O Fala, Atleticano é um canal de manifestação da torcida do Atlético. Os textos abaixo publicados foram escritos por torcedores rubro-negros e não representam necessariamente a opinião dos responsáveis pelo site. Os autores se responsabilizam pelos textos por eles assinados. Para colaborar com um texto, clique aqui e siga as instruções. Confira abaixo os textos dos torcedores rubro-negros:
6 fev 2009 - 21h17

Racismo no Couto Pereira

Creio que essa cena de racismo descrita em matéria da Furacao.com não vai ser divulgada pela imprensa e nem dará em nada, porque até agora só torcedores do Atlético que estavam lá relataram o que aconteceu. Só que ninguém filmou nada ou pelo menos nenhum vídeo foi divulgado, pois se tivessem filmado e mandado para as TVs locais, o ato racista tão escancarado certamente iria ao ar e a polêmica seria outra. Sem imagens, isso vai acabar ficando só no campo das acusações, principalmente se quem lançou os impropérios não for indentificado.

Vejam um exemplo:

Aqui na San Francisco Bay Area, mas especificamente em Oakland, na madrugada de Ano Novo deste ano, houve um confusão dentro do BART (o metrô local) e alguns dos supostos envolvidos (todos negros) foram retirados do trem pela polícia (todos brancos), agredidos dentro da estação, e em um determindado momento, quando um dos suspeitos, um jovem negro de 22 anos, estava rendido, desarmado e deitado com a cara no chão, um dos policiais simplismente saca sua arma e do nada dá um tiro nas costas do rapaz que morre na hora.

A versão da polícia é de que eles não teriam agredido ninguém e que o policial atirou porque o suspeito agiu de modo ameaçador. As câmeras da estaçao de metrô não mostravam claramente o que aconteceu e essa mentira estava sendo divulgada como a versão oficial dos fatos. Isso até começarem a pipocar nas estações de tv locais e nacionais vídeos, vários vídeos diferentes, gravados por outros passageiros com seus telefones celulares de vários ângulos, mostrando como realmente foi a mal-fadada ação policial, mostrando exatamente as agressões e seus autores e principalmente o momento exato do tiro, deixando claro que o rapaz estava no chão, de costas, desarmado e colaborativo.

Depois disso, o policial psicopata que até então estava limpo, responderá por assassinato. O nome do jovem assassinado é Oscar Grant. Os vídeos causaram revolta em toda a comunidade, principalmente em Oakland, onde a maioria da população é composta de pessoas negras. Protestos eclodiram nas ruas da cidade e eu aposto que se esse policial não for julgado e condenado exemplarmente, pode-se esperar por outra explosão de protestos e violência por parte da comunidade negra, como a acontecida em Los Angeles em 1992 no caso Rodney King.

E todo esse desenrolar só está acontecendo porque pessoas comuns tiveram a iniciativa de usar seus celulares para filmar os fatos como eles realmente aconteceram e isso literamente trouxe a tona a verdade.

No caso do racismo no Atletiba, não adianta muito apenas os torcedores atleticanos contarem o que viram, porque apenas outros atleticanos vão acreditar, os coxas vão negar o fato e a polícia vai fazer como se nada tivesse acontecido. E certamente devia ter muita gente com celulares equipados com câmeras nas arquibancadas do tremendão domingo passado.

Deixo aqui a sugestão para todos os colunistas da Furacao.com de escreverem uma ou mais colunas incentivando as pessoas a sacarem seus modernosos celulares e filmarem sempre que fatos alheios ao jogo ou à normalidade da lei, como brigas, confusões, vandalismo, racismo, atos de selvageria, abuso da polícia ou de seguranças, venham a acontecer dentro dos estádios ou fora deles, na vida cotidiana. Provas cabais podem ser produzidas, injustiças corrigidas e mentiras desmascaras. E tudo ao mero alcance da mão de uma fatia gigantesca da população.



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…