Chega de barraco!
Há cerca de três semanas escrevi neste espaço um texto no qual tentava pregar a paz, não esquecendo tudo o que o Petraglia fez pelo Atlético mas elogiando o trabalho da nova diretoria (que, por sinal, tem feito um ótimo trabalho de continuidade e corrigindo os erros administrativos recentes). Naquela ocasião, e ainda hoje, fico muito triste pelo caminho que as coisas estão trilhando.
Esta briguinha via imprensa está ficando ridícula, estamos virando piada dos coxinhas! Meu sonho era que esta nova diretoria pudesse fazer o que tem feito – reformular o departamento médico, melhorar relacionamento com imprensa, torcida e jogadores, … – mantendo o Petraglia para cuidar da Copa 2014 o dos outros assuntos combinados anteriormente.
Quem disse que a diretoria não está cumprindo o prometido? Em três meses já fizeram mais do que nos últimos 3 anos (últimos destacado para salientar o descontentamento da administração recente, não a anterior). Não dá para consertar tudo da noite para o dia, mas acho que a diretoria nova estava no caminho certo até começar este barraco ridículo via imprensa.
Li em alguma das postagens do Fala alguma coisa do tipo ‘O Petraglia não precisa de subterfúgios como emails para fazer o que ele quer’. Cara, acorda para cuspir. As coisas sempre foram feitas com subterfúgios, e tem muito mais coisas nos bastidores do que a gente sabe. Nas próprias eleições, a não-divulgação da lista dos sócios habilitados para composição das chapas que atrapalhou a candidatura da oposição é prova disto. A nova diretoria foi eleita principalmente pelos donos dos camarotes, onde cada um tem relação comercial estreita com o Atlético e cada dono tinha direito ao número de votos proporcional ao número de cadeiras.
Finalmente, eu não costumo criticar abertamente alguns textos que são colocados aqui pelos colunistas porque acho que cada um deve expressar sua opinião, assim funciona a democracia, mas não posso deixar de comentar os dois últimos textos do Juliano Ribas. Depois de quase 1 ano e meio sem manifestações (as suas postagens anteriores datam de 18/10/2007), ele subitamente reaparece, fala que o Atlético foi construído o que é hoje sozinho pelo Petraglia e minimiza a importância do Geninho para o clube. Reitero o que disse anteriormente – sou eternamente grato ao que o Petraglia fez pelo Atlético, sou da época da baixada antiga e sei a diferença.
Agora ninguém faz nada sozinho, e afirmar isto é desprezar todo esforço que todos outros ilustres atleticanos fizeram no passado (capitaneados no passado recente pelo MCP, sem dúvida um líder nato). E quem trouxe o Geninho para cá ano passado? Quem assinava o cheque era o Fleury ‘rainha de copas’ com autorização do MCP. O Malucelli foi buscar o Geninho em São Paulo sem conversar com ninguém, sem pedir autorização do Petraglia? Para organizar o barraco ano passado e tirar a gente do sufoco o Geninho valia pagar o salário, agora que o negócio está mais calmo não vale? Em nenhum momento li ou vi o Geninho diminuindo o valor dos jogadores e da torcida, muito pelo contrário, levantou a auto-estima dos jogadores (e usando quase a mesma base do ano passado quando quase fomos rebaixados o time visivelmente tem melhorado) e só elogios à massa rubro-negra.
Em resumo: diretoria, trabalhe bem como tem feito mas pare de lavar roupa suja via imprensa, já está um saco; Petraglia, se você gosta mesmo do Atlético (como sei que gosta) deixe a parte administrativa pela diretoria que foi eleita democraticamente e ajude o clube nas coisas que você sabe fazer bem (estádio, venda de jogadores, Copa do mundo, ..); Geninho, você é muito bom, treinador de primeira, mas se ocupe da sua função e deixe a parte administrativa com a diretoria; e torcida, vamos parar de botar lenha nesta fogueira, isto não faz nenhum bem para nosso maior patrimônio: o CLUBE ATLÉTICO PARANAENSE
PS: as pessoas passam, a instituição fica, isto é assim em qualquer lugar…