Meio de campo: um titular e três opções
Três opções e um titular absoluto. Assim é o meio-de-campo rubro-negro na temporada de 2009. Desde a saída de Ferreira, emprestado ao FC Dallas, Marcinho não saiu mais do time. Porém, a concorrência não é pequena. O técnico Geninho tem outras três alternativas para a posição: Julio dos Santos, Gabriel Pimba e Netinho. O paraguaio, que este ano jogou apenas como segundo volante, pode ser adiantado para atuar no setor de armação; o jovem Pimba teve poucas oportunidades e Netinho já afirmou que prefere jogar como meia.
O colombiano Ferreira foi emprestado ao clube norte-americano no dia 24 de fevereiro. Porém, até a partida contra o Paraná Clube, pela 8ª rodada do Campeonato Paranaense, o meia havia sido titular em todas as partidas da competição, sendo substituído apenas na vitória sobre o Foz do Iguaçu. Apesar de várias oportunidades, Ferreira não marcou gol na temporada. O baixo rendimento do colombiano ficou comprovado em enquete da Furacao.com – 61,2% dos internautas consideraram correta a decisão da diretoria de emprestá-lo ao Dallas.
Com a saída de Ferreira, o meia Marcinho, 27 anos, tornou-se o titular e jogador da posição com mais jogos pelo Furacão na temporada 11. Ele estreou contra o Foz do Iguaçu na Arena da Baixada e, a partir de então, atuou em todas as partidas do Atlético. Nas cinco primeiras participações, o meia entrou durante o jogo. Porém, com o empréstimo do colombiano, Marcinho tornou-se titular absoluto foi assim nas vitórias sobre Iguaçu, Iraty e Londrina, pelo Campeonato Paranaense, e sobre o Tocantins, pela Copa do Brasil. Apontado por 74,5% dos internautas da Furacao.com como o melhor reforço para o ano de 2009, Marcinho marcou quatro gols atrás apenas do atacante Rafael Moura, que balançou as redes adversárias oito vezes.
Outra opção para o setor de criação é Netinho, de 24 anos. Em janeiro, ele afirmou que preferia atuar como meia, mas que não havia problema em ser o ala pela esquerda. Prefiro jogar no meio-de-campo, mas o Geninho foi muito feliz ao me colocar na ala. O que quero é jogar e ajudar o time. Enquanto ele precisar de mim, estarei à disposição, disse na época. Netinho foi deslocado para a ala-esquerda na reta final do Campeonato Brasileiro de 2008 e, dos sete jogos de que participou em 2009, em todos ele foi ala.
O paraguaio Julio dos Santos, 25 anos, atuou seis vezes pelo Furacão na temporada, sempre como segundo volante. Em 2008, porém, na maioria das participações, ele foi o meia de armação. Geninho, aliás, já elogiou a forma de jogo do Julio dos Santos. Ele joga sempre de cabeça em pé. É o único com características de armador que eu tenho no elenco. Em 2009, o paraguaio fez um belo gol, na vitória por 3 a 1 sobre o Foz do Iguaçu, pela segunda rodada do Estadual e participou de seis partidas, cinco como titular.
Mais jovem do elenco profissional do Atlético com apenas 18 anos, Gabriel Pimba é outra opção para o setor de armação. Pimba participou dos minutos finais das partidas contra o Nacional e o Iguaçu, pelo Campeonato Paranaense. O meia foi titular apenas no amistoso em que o Rubro-Negro venceu o FC Dallas por 4 a 3 – Pimba participou do terceiro gol atleticano.
Sobre a contratação de um meia para substituir o colombiano Ferreira, Geninho disse que não se cogitou essa possibilidade. Não se falou porque nós temos jogadores ali na posição. Nós temos o Marcinho ocupando (a vaga de titular), tem o Julio dos Santos, tem o Netinho que pode fazer (a função) ali dentro (de campo), na posição dele, tem o Pimba para utilizar ali. Mas, o treinador não descartou a possibilidade de um reforço para a posição. Pode ser que num futuro, dentro das necessidades, se elas se apresentarem, se a gente não tiver rendimento, não encontrar soluções com esses jogadores, pode ser que venha (um meia), mas de imediato, não, finalizou Geninho.
Confira a opinião de alguns torcedores atleticanos sobre os jogadores de meio-campo do Furacão:
Sobre a saída do Ferreira, se fosse há algum tempo, ele faria mais falta do que agora. Sem dúvidas, é um jogador importante, mas que já foi mais importante… estava num mau momento e ares novos podem fazer bem pra ele. O Marcinho foi uma ótima contratação, isso está sendo visível, está jogando o que o Ferreira não estava, pode dar muitas alegrias pra torcida. O Julio dos Santos precisa de uma sequência de jogos, tem uma qualidade no passe espetacular, só não é tão rápido. O Netinho que continue jogando na lateral, acho ele melhor lá do que como meia. E por último o Pimba, potencial o guri tem, tanto que o Geninho bota fé que ele vai ser a revelação do ano, mas precisa dar uma sequência pra ele antes de fazer algum comentário mais pertinente. – Guigo González
Julio dos Santos é o mais habilidoso e o mais injustiçado dos meias atleticanos. Ele faz a bola correr, não corre atrás dela e, mesmo não sendo muito veloz, desempenhava muito bem o papel de 2° volante. Seu estilo de jogo me lembra o de um quarterback do futebol americano: bons e poderosos lançamentos para os atacantes finalizarem as jogadas. É o mais perto de um maestro que temos na equipe. Já o Marcinho é o que melhor alia a habilidade de Dos Santos com a velocidade do Gabriel. Experiente, sabe chutar a gol melhor do que quase todos os nossos meias dos últimos anos (considerando o Netinho um lateral). Tem se mostrado uma contratação acertada e, junto com o Rafael Moura, tem sido um dos destaques ofensivos da equipe. – Fábio Torres
A saída do Ferreira pode, numa primeira análise, parecer ruim. Mas no fundo foi boa. Ele já não vinha apresentando um bom futebol desde que voltou da Arábia. Antes que a vaca fosse pro brejo, foi emprestado ao FC Dallas. De qualquer maneira, estamos bem servidos de meias. Netinho e Marcinho que o digam. – Claudio Prevedello Bento
Desempenho dos meias
Márcio Miranda Freitas Rocha da Silva
Campinas (SP), 20/03/1981
Contrato até 15/01/2011
Temporada 2009:
Jogos: 11
Gols: 4
Julio Daniel dos Santos Rodríguez
Assunção (Paraguai), 07/05/1983
Contrato até 17/06/2010
Temporada 2009:
Jogos: 6
Gols: 1
Artur Pereira Neto
Itajaí (SC), 27/04/1984
Contrato até 31/12/2010
Temporada 2009:
Jogos: 7
Gols: 0
Gabriel Lima Oliveira
Mansidão (BA), 04/07/1990
Contrato até 09/03/2013
Temporada 2009:
Jogos: 2
Gols: 0