11 mar 2009 - 10h55

Meio de campo: um titular e três opções

Três opções e um titular absoluto. Assim é o meio-de-campo rubro-negro na temporada de 2009. Desde a saída de Ferreira, emprestado ao FC Dallas, Marcinho não saiu mais do time. Porém, a concorrência não é pequena. O técnico Geninho tem outras três alternativas para a posição: Julio dos Santos, Gabriel Pimba e Netinho. O paraguaio, que este ano jogou apenas como segundo volante, pode ser adiantado para atuar no setor de armação; o jovem Pimba teve poucas oportunidades e Netinho já afirmou que prefere jogar como meia.

O colombiano Ferreira foi emprestado ao clube norte-americano no dia 24 de fevereiro. Porém, até a partida contra o Paraná Clube, pela 8ª rodada do Campeonato Paranaense, o meia havia sido titular em todas as partidas da competição, sendo substituído apenas na vitória sobre o Foz do Iguaçu. Apesar de várias oportunidades, Ferreira não marcou gol na temporada. O baixo rendimento do colombiano ficou comprovado em enquete da Furacao.com – 61,2% dos internautas consideraram correta a decisão da diretoria de emprestá-lo ao Dallas.

Com a saída de Ferreira, o meia Marcinho, 27 anos, tornou-se o titular e jogador da posição com mais jogos pelo Furacão na temporada – 11. Ele estreou contra o Foz do Iguaçu na Arena da Baixada e, a partir de então, atuou em todas as partidas do Atlético. Nas cinco primeiras participações, o meia entrou durante o jogo. Porém, com o empréstimo do colombiano, Marcinho tornou-se titular absoluto – foi assim nas vitórias sobre Iguaçu, Iraty e Londrina, pelo Campeonato Paranaense, e sobre o Tocantins, pela Copa do Brasil. Apontado por 74,5% dos internautas da Furacao.com como o melhor reforço para o ano de 2009, Marcinho marcou quatro gols – atrás apenas do atacante Rafael Moura, que balançou as redes adversárias oito vezes.

Outra opção para o setor de criação é Netinho, de 24 anos. Em janeiro, ele afirmou que preferia atuar como meia, mas que não havia problema em ser o ala pela esquerda. “Prefiro jogar no meio-de-campo, mas o Geninho foi muito feliz ao me colocar na ala. O que quero é jogar e ajudar o time. Enquanto ele precisar de mim, estarei à disposição”, disse na época. Netinho foi deslocado para a ala-esquerda na reta final do Campeonato Brasileiro de 2008 e, dos sete jogos de que participou em 2009, em todos ele foi ala.

O paraguaio Julio dos Santos, 25 anos, atuou seis vezes pelo Furacão na temporada, sempre como segundo volante. Em 2008, porém, na maioria das participações, ele foi o meia de armação. Geninho, aliás, já elogiou a forma de jogo do Julio dos Santos. “Ele joga sempre de cabeça em pé. É o único com características de armador que eu tenho no elenco”. Em 2009, o paraguaio fez um belo gol, na vitória por 3 a 1 sobre o Foz do Iguaçu, pela segunda rodada do Estadual e participou de seis partidas, cinco como titular.

Mais jovem do elenco profissional do Atlético com apenas 18 anos, Gabriel Pimba é outra opção para o setor de armação. Pimba participou dos minutos finais das partidas contra o Nacional e o Iguaçu, pelo Campeonato Paranaense. O meia foi titular apenas no amistoso em que o Rubro-Negro venceu o FC Dallas por 4 a 3 – Pimba participou do terceiro gol atleticano.

Sobre a contratação de um meia para substituir o colombiano Ferreira, Geninho disse que não se cogitou essa possibilidade. “Não se falou porque nós temos jogadores ali na posição. Nós temos o Marcinho ocupando (a vaga de titular), tem o Julio dos Santos, tem o Netinho que pode fazer (a função) ali dentro (de campo), na posição dele, tem o Pimba para utilizar ali”. Mas, o treinador não descartou a possibilidade de um reforço para a posição. “Pode ser que num futuro, dentro das necessidades, se elas se apresentarem, se a gente não tiver rendimento, não encontrar soluções com esses jogadores, pode ser que venha (um meia), mas de imediato, não”, finalizou Geninho.

Confira a opinião de alguns torcedores atleticanos sobre os jogadores de meio-campo do Furacão:

“Sobre a saída do Ferreira, se fosse há algum tempo, ele faria mais falta do que agora. Sem dúvidas, é um jogador importante, mas que já foi mais importante… estava num mau momento e ares novos podem fazer bem pra ele. O Marcinho foi uma ótima contratação, isso está sendo visível, está jogando o que o Ferreira não estava, pode dar muitas alegrias pra torcida. O Julio dos Santos precisa de uma sequência de jogos, tem uma qualidade no passe espetacular, só não é tão rápido. O Netinho que continue jogando na lateral, acho ele melhor lá do que como meia. E por último o Pimba, potencial o guri tem, tanto que o Geninho bota fé que ele vai ser a revelação do ano, mas precisa dar uma sequência pra ele antes de fazer algum comentário mais pertinente.”Guigo González

“Julio dos Santos é o mais habilidoso e o mais injustiçado dos meias atleticanos. Ele faz a bola correr, não corre atrás dela e, mesmo não sendo muito veloz, desempenhava muito bem o papel de 2° volante. Seu estilo de jogo me lembra o de um quarterback do futebol americano: bons e poderosos lançamentos para os atacantes finalizarem as jogadas. É o mais perto de um maestro que temos na equipe. Já o Marcinho é o que melhor alia a habilidade de Dos Santos com a velocidade do Gabriel. Experiente, sabe chutar a gol melhor do que quase todos os nossos meias dos últimos anos (considerando o Netinho um lateral). Tem se mostrado uma contratação acertada e, junto com o Rafael Moura, tem sido um dos destaques ofensivos da equipe.” Fábio Torres

“A saída do Ferreira pode, numa primeira análise, parecer ruim. Mas no fundo foi boa. Ele já não vinha apresentando um bom futebol desde que voltou da Arábia. Antes que a vaca fosse pro brejo, foi emprestado ao FC Dallas. De qualquer maneira, estamos bem servidos de meias. Netinho e Marcinho que o digam.”Claudio Prevedello Bento

Desempenho dos meias

Márcio Miranda Freitas Rocha da Silva
Campinas (SP), 20/03/1981
Contrato até 15/01/2011
Temporada 2009:
Jogos: 11
Gols: 4

Julio Daniel dos Santos Rodríguez
Assunção (Paraguai), 07/05/1983
Contrato até 17/06/2010
Temporada 2009:
Jogos: 6
Gols: 1

Artur Pereira Neto
Itajaí (SC), 27/04/1984
Contrato até 31/12/2010
Temporada 2009:
Jogos: 7
Gols: 0

Gabriel Lima Oliveira
Mansidão (BA), 04/07/1990
Contrato até 09/03/2013
Temporada 2009:
Jogos: 2
Gols: 0



Últimas Notícias

Opinião

VERGONHA A NÍVEL NACIONAL

A partida na noite de ontem válida pela terceira-fase da Copa Do Brasil, deixou o torcedor athleticano incrédulo, insatisfeito, indignado e por que não até…