8 maio 2009 - 23h04

Vai começar o Brasileirão 2009

A partir deste sábado, todas as emoções do torcedor brasileiro estão concentradas no Campeonato Brasileiro. A competição entre clubes mais importante do país tem 20 clubes na disputa, que até o dia 06 de dezembro tentarão liderar a competição e conquistar o título de campeão da 38ª edição do Brasileirão. O Atlético estreia no domingo, contra o Vitória, na Arena da Baixada. Sob o comando do técnico Geninho, o Furacão tenta repetir a brilhante campanha de 2001, quando conquistou o título nacional.

Esta será a sexta edição do Brasileirão disputada pelo sistema de pontos corridos, com todos os clubes jogando entre si em turno e returno. Com essa fórmula de disputa, a melhor campanha atleticana foi em 2004, quando conquistou o vice-campeonato.

Na história do Campeonato Brasileiro, esta é a trigésima participação do Atlético Paranaense na elite do futebol nacional. Ao todo, o clube já disputou 739 jogos, com 942 pontos conquistados. São até aqui 271 vitórias, 209 empates e 259 derrotas. O Furacão já marcou 1008 gols na competição e sofreu 934.

Confira a ficha técnica do Furacão para a disputa do Campeonato Brasileiro 2009:

CLUBE ATLÉTICO PARANAENSE

Presidente: Marcos Malucelli (mandato até 12/2011)
Sugestão de site: atleticoparanaense.com
Melhor colocação: 1º (2001)
Estádio: Joaquim Américo, Arena da Baixada (Rua Buenos Aires, 1260, Curitiba)
Técnico: Geninho
Destaques: Valencia (volante) e Rafael Moura (atacante)
Fique de olho: Raul (lateral-direita) e Wallyson (atacante)
Time base: Galatto; Raul, Rhodolfo, Antônio Carlos, Chico e Márcio Azevedo; Valencia, Zé Antônio (Julio dos Santos) e Marcinho; Wallyson e Rafael Moura.
Análise: Campeão estadual em 2009, o Furacão tenta apagar a má campanha do Brasileirão do ano passado, quando flertou perigosamente com a série B. O técnico Geninho é a esperança de uma melhor campanha, e porque não de sonhar com o título de bicampeão nacional com o herói de 2001 no comando. Destaque nesse começo de temporada, ao ser o artilheiro do Campeonato Paranaense com 14 gols, Rafael Moura é a esperança de gols da nação rubro-negra.



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…