Vai começar o Brasileirão 2009
A partir deste sábado, todas as emoções do torcedor brasileiro estão concentradas no Campeonato Brasileiro. A competição entre clubes mais importante do país tem 20 clubes na disputa, que até o dia 06 de dezembro tentarão liderar a competição e conquistar o título de campeão da 38ª edição do Brasileirão. O Atlético estreia no domingo, contra o Vitória, na Arena da Baixada. Sob o comando do técnico Geninho, o Furacão tenta repetir a brilhante campanha de 2001, quando conquistou o título nacional.
Esta será a sexta edição do Brasileirão disputada pelo sistema de pontos corridos, com todos os clubes jogando entre si em turno e returno. Com essa fórmula de disputa, a melhor campanha atleticana foi em 2004, quando conquistou o vice-campeonato.
Na história do Campeonato Brasileiro, esta é a trigésima participação do Atlético Paranaense na elite do futebol nacional. Ao todo, o clube já disputou 739 jogos, com 942 pontos conquistados. São até aqui 271 vitórias, 209 empates e 259 derrotas. O Furacão já marcou 1008 gols na competição e sofreu 934.
Confira a ficha técnica do Furacão para a disputa do Campeonato Brasileiro 2009:
CLUBE ATLÉTICO PARANAENSE
Presidente: Marcos Malucelli (mandato até 12/2011)
Sugestão de site: atleticoparanaense.com
Melhor colocação: 1º (2001)
Estádio: Joaquim Américo, Arena da Baixada (Rua Buenos Aires, 1260, Curitiba)
Técnico: Geninho
Destaques: Valencia (volante) e Rafael Moura (atacante)
Fique de olho: Raul (lateral-direita) e Wallyson (atacante)
Time base: Galatto; Raul, Rhodolfo, Antônio Carlos, Chico e Márcio Azevedo; Valencia, Zé Antônio (Julio dos Santos) e Marcinho; Wallyson e Rafael Moura.
Análise: Campeão estadual em 2009, o Furacão tenta apagar a má campanha do Brasileirão do ano passado, quando flertou perigosamente com a série B. O técnico Geninho é a esperança de uma melhor campanha, e porque não de sonhar com o título de bicampeão nacional com o herói de 2001 no comando. Destaque nesse começo de temporada, ao ser o artilheiro do Campeonato Paranaense com 14 gols, Rafael Moura é a esperança de gols da nação rubro-negra.