O Fala, Atleticano é um canal de manifestação da torcida do Atlético. Os textos abaixo publicados foram escritos por torcedores rubro-negros e não representam necessariamente a opinião dos responsáveis pelo site. Os autores se responsabilizam pelos textos por eles assinados. Para colaborar com um texto, clique aqui e siga as instruções. Confira abaixo os textos dos torcedores rubro-negros:
1 jun 2009 - 7h47

A Copa do Atlético. E a vergonha também!

Venho escrever neste espaço para contar uma história. A história dos últimos 15 anos de um clube de futebol chamado Clube Atlético Paranaense.

Todos nós sabemos como sempre foi sofrida a vida do torcedor atleticano, e de seu clube de coração. A mais ou menos 15 anos atrás, este clube que hoje é referencia na América, não tinha telefone em sua sede. Não tinha dinheiro para comprar meião para as partidas do clube na segunda divisão do futebol brasileiro. Festejava uma vitória contra o time verde da capital como se fosse um título.

Ao ouvir “Curitiba”, como sede da Copa do Mundo, passou um filme em minha mente. O filme de uma vida. Um filme de tudo o que nós passamos, e aonde nós chegamos. Nós não tínhamos nada, não tínhamos time, não tínhamos estádio, não tínhamos o respeito ninguém. Tínhamos uma impressionante torcida, e uma paixão sem limites. E isso bastou para a realização do acontecimento no dia de hoje.

Graças a essa torcida, a essa paixão, e a visão de um literal visionário que nós chegamos aonde chegamos. E chegamos aonde poucos chegaram. A copa em Curitiba é a Copa do Atlético. Pois foi ele, e apenas ele, que uniu as forças políticas de nosso estado, que lutou contra a audácia de seres inescrupulosos e invejosos que desdenharam de nossa Arena e de nosso projeto. Foi este clube pelo qual torço luto, e defendo que encabeçou a idéia de modernização na gestão futebolística no Brasil. E que em menos de 15 anos construiu um patrimônio estimado em mais de 100 milhões de dólares. E isso meus caros, a meu ver é muito mais importante do que um título paranaense, ou a contratação de qualquer jogador de qual nível for.

Foi apenas o Atlético e os atleticanos, que aderiram a ideia de uma Copa do mundo em nossa cidade, que moveram opiniões, que aguentaram firme as críticas e nunca desistiram de seu objetivo.

Digo ainda que o povo paranaense e especialmente o povo curitibano é sortudo ao ter em sua terra um Clube como o nosso. Sim, pois o estádio está praticamente pronto, e grande parte do dinheiro pode ser usado apenas na parte de infra-estrutura e no desenvolvimento da cidade.

É um dia histórico para o Brasil, para a nossa cidade e especialmente para o Clube Atlético Paranaense, pois chegou a nossa vez. O sonho de ver a nossa casa finalmente terminada, e sediando o maior espetáculo esportivo do planeta irá se realizar. E isso é motivo de muito orgulho.

Mario Celso Petraglia.

Muitos o criticam e o odeiam. Tenho amigos íntimos que tem essa ideia. Ele já foi mandado a aquele lugar muitas, mas muitas vezes. Até eu mesmo já o mandei em momentos onde a emoção falava mais forte que a razão.

Mas eu tenho uma opinião muito bem formada em relação a isso. Ele, sem dúvida alguma, foi ou é ou ainda mais, será, o maior presidente de um Clube de futebol no estado do Paraná.

Ele não foi perfeito, cometeu inúmeros erros enquanto esteve ao lado deste clube que tanto ama. Mario Celso pode ter trazido os Casemiros e os Givanildos da vida para serem treinadores do time, e muitos outros. Mas isso é irrelevante perto do que este senhor nos devolveu. Devolveu-nos o direito de sonhar e a nossa dignidade. Vendeu-nos um sonho que todos nós compramos e nos realizamos. Com ele nos tornamos o maior do estado, conquistamos o Brasil, e só não conquistamos o mundo por uma safadeza daqueles Bambis assassinos.

Obrigado, Mario Celso Petráglia, no dia de hoje uma parte do seu objetivo e do nosso sonho foi concluído. Sediaremos a tal Copa que o senhor tanto falava há 06 anos. A tão famosa frase repetida inúmeras vezes pelo senhor que “quem não estiver preparado, ficará para trás” foi finalmente encerrada com um final feliz. O senhor preparou o Atlético. Isto e muito mais devemos ao senhor. Parabéns, e nossa eterna gratidão, eterno presidente. Espero vê-lo no comando de nosso clube em breve.

Time, seu Geninho e seu Marcos.

Está patético ver este time em campo. Se o atlético é dos atleticanos, como vendeu o atual presidente Marcos, eu não tenho nada haver com este time. Este é o seu time, presidente. Foi ideia sua não contratar Moraci Sant’Anna novamente, foi ideia sua não trazer nenhum reforço e foi ideia sua renovar com este treinador. Pois então, que assuma a sua responsabilidade perante todos e pare de ser um comentarista de resultado.

Sinceramente, este é o pior Atlético dos últimos anos. Nos anos de 2006, 2007 e 2008 não tínhamos um time bom na maioria das vezes por causa dos treinadores, mas tínhamos jogadores de certo gabarito. A antiga diretoria nunca deixou que a deficiência técnica tomasse conta do elenco, como tomou nesse ano. No ano de 2006 tínhamos Denis Marques e Marcos Aurélio no ataque como referencias. No ano de 2007 não caímos pois tínhamos jogadores da estirpe de um Alex Mineiro, de um Marcelo Ramos e Claiton. Em 2008, o time não era tão bom, mas devido ao alto valor dos “bichos” dado aos jogadores e ao seu Geninho, na reta final do campeonato, o time se superou.

Esse ano não temos ninguém e a perspectiva é a pior possível. Vemos um técnico sem motivação alguma no banco de reservas ganhando um salário fora da realidade atleticana. Um time sem ataque, sem defesa, sem meio e sem goleiro. E um presidente que a toda hora fala que o clube não tem dinheiro para trazer reforços e que quer fazer um DVD para comemorar a permanência na primeira divisão.

Enfim, estamos sem pai nem mãe. Este ano temo muito pelo rebaixamento. Temo demais, meus caros. E estranhem os senhores, mas este é o primeiro semestre sem o antigo presidente tomando as régias do clube e o caos está instaurado.

O titulo paranaense foi uma enganação, ganhamos um campeonato rural contra equipes amadoras, e esta diretoria se baseou nisto para tecer a qualidade do elenco.
É nesses aspectos que fica claro o amadorismo destas pessoas. E todo aquele sonho que sempre tivemos nos últimos anos, pode ser destruído.

Presidente Marcos, este clube não tinha dinheiro nem para comprar chuteiras para os jogadores há alguns anos atrás. Hoje, não falta nada, alias, tem muito mais do que se precisa. Falar que não tem dinheiro é muito fácil. É cômodo meu caro. Seja melhor que isso, tenha ideias, seja criativo, nos venda um sonho como o Petraglia nos vendeu.

Ser presidente é muito mais do que fazer lista de dispensa, descer na sala de imprensa para falar que fulano vai embora, que não se tem dinheiro para contratar e que ciclano não manda mais no Atlético. Ser presidente é ter atitudes, é bater na mesa, é fazer e construir.

Se vira Malucelli! Quando o Petraglia assumiu o Atlético, não existia nem iluminação para os jogos à noite na antiga baixada. E você tem tudo aí, de “mão beijada”. Tenha atitudes de presidente, e não de um amador.

E se o meu Atlético cair, o senhor será o responsável. Pois este Atlético que está aí é seu e de seu defasado treinador. E não meu!

Fica aqui o meu desabafo.



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…