Tribuna (l) da hipocrisia
Nós seres humanos somos assim: se obtemos êxito, sucesso, fama, poder e reconhecimento, os méritos são nossos. Nós somos bons, nós trabalhamos muito, nós estudamos pra esse fim, nós fizemos tudo certo. ‘Nós’.
Exemplo: na faculdade. A grande maioria vai pra algumas aulas, cabula-mata-gazeia uma outra porção delas, bebendo no bar perto da instituição, indo jogar bola ou mesmo assistindo aos jogos do Atlético pela Copa do Brasil. Enfim, não estávamos no lugar que deveríamos estar: assistindo às aulas. Aí vêm a prova. Notas baixas, reclamação, prova final, DP. Culpa do professor fdp que é uma mané, incompreensível, babaca que não quis me dar 2 pontos pra passar de ano.
Já, na ventura de obter uma boa nota na final, por exemplo, o discurso muda ‘eu estudei pra caramba e passei’, ‘sou bom nessa matéria’, etc.
Pura hipocrisia.
No ambiente de trabalho é a mesma coisa. O chefe não presta quando eu não sou promovido. Mas se eu o sou, aí, méritos próprios.
Pura hipocrisia.
E nós torcedores? Somos assim também? Quando perdemos, tudo joga contra nós. Culpa do árbitro, culpa do técnico, culpa do jogador que é jovem, culpa da torcida que o vaiou. Nunca assumimos que o outro time é melhor que o nosso. Quando vencemos, foram méritos próprios, o grupo está unido e fizemos uma boa partida.
O exemplo mais tosco esteve aí: criticamos a capa da Tribuna, a Furacao.com não publica mais as notícias daquele jornal, tudo porque tomamos de 4 mesmo, exatamente como estava descrito na capa do tal periódico. Se fossemos nós os vencedores por 4 e a capa fosse oposta, nenhuma crítica. Apenas elogios e um ‘se ferrou coxarada’.
Pura hipocrisia.
Pra terminar a semana, ninguém, nenhum ser atleticano desses que propalam que somos amplamente prejudicados pela arbitragem falou, mencionou, citou, divulgou, lembrou que fomos ajudados diante do Flamengo, o ‘maior dos maiores’, ‘o mais querido’. O juiz deu um pênalti que nem o Héber daria contra nós e, simplesmente, bico fechado, ninguém viu, ‘méritos próprios’. Nem um colunista sequer. Nem aqueles que dizem que a arbitragem é uma porcaria! Ou seja, os árbitros são ruins só quando nos prejudicam, quando nos ajudam, bico fechado.
Pura hipocrisia.
Conclusões:
– Se nem com a ajuda da arbitragem nosso time empata, já estou vendo out door nos últimos jogos do ano com o Rafael Moura e escrito: ‘nesse você não pode faltar’. Fim da linha.
– Ressalvas ao Juarez Villela pela sua coluna de hoje, mas também não disse que fomos ajudados. É a síndrome da conspiração contra o Atlético.
– Se Paulo Baier não resolver, quem o fará?
– Palpite do domingo. 2×2. Pra ser otimista.