Falso lateral
Caríssimos atleticanos, a reflexão do momento diz respeito às possiblidades de escalação do time nos próximos jogos, visando, naturalmente, dar ‘cara’ e conjunto ao onze atleticano que, infelizmente, tem se comportado como bando.
A experiência de domingo passado com Nei de zagueiro, a meu ver, abriu a chance de termos Paulo Baier como falso lateral, explorando o lado direito do campo com inteligência e eficiência, atributos em falta na nossa atual formação.
A articulação por ali poderia render bons frutos com o revezamento de Wesley e Wallyson na feitura das tabelas até o fundo do campo e as entradas fulminantes de Alex Mineiro para conclusão.
Defensivamente, Nei daria cobertura, secundado por Valencia, assim desobrigaria P. Baier de ter que recuar para este trabalho.
Além das tabelas possíveis, a qualidade de cruzamentos aumentará sensivelmente, já que neste fundamento nossos alas/laterais não conseguem executar nada produtivo, aliás, não consigo recordar a última vez em que um gol saiu desta forma.
Outras variações podem e devem ser treinadas pelo Delegado, mas o fato é que precisamos de criatividade para superarmos esta inércia que tomou conta do nosso time e que nos impede de apresentarmos pelo menos um futebol razoável.