A velha máxima continua…
Quando no início do Campeonato Brasileiro desse ano foi dito pela imprensa de maneira geral que os times do futebol paranaense estavam disputando apenas uma permanência na Série A, muita gente criticou, ficou brava, não gostou, enfim, uma enormidade de pessoas julgando que isso era bairrismo, bobagem à toa.
Mas, com o passar dos meses, pudemos concluir de fato que o vinculado era verdadeiro e pasmem, mesmo com alguns nomes de jogadores experientes, não conseguimos sair dos quatorze últimos desse campeonato. A prova cabal sobre o que escrevo foi selada nessa quarta-feira, 16/09, de virada perdemos para o Botafogo/RJ e mantemos a nossa marca de ressuscitarmos quem está embaixo da tabela ou em qualquer outro campeonato que dispute. Bom é o Atlético, ruim é o adversário que vem e ganha.
Mas fazer o que, a sina continua, desde 2006 tem se mantido nessa média. Ganha um campeonato paranaense aqui e se acomoda, acha que é o suficiente e ponto. Para um time que perdeu em casa e fora dela para as mesmas equipes espera-se o que? Uma reação? Vamos focar agora o Brasileirão…, disse o Nei, ontem, em entrevista. Bom, desde que começaram os campeonatos estão sempre focando, indo, etc, quando de fato vão vai chegar algum lugar? Copa do Brasil, Sul-Americana, foi só um momento e, agora, torcer novamente para não cair para a Série B? Quem não sabe aonde quer chegar, qualquer caminho serve, não leva a nada mesmo.
Infelizmente sabemos das limitações do nosso time, mas sabemos também que, quando se quer e tem força de vontade, muito se consegue e isso independe da pressão que sofra, gol impedido, pênalti inexistente, etc. Afinal de contas cada um é capaz, competente e responsável pelos seus atos e da maneira como estamos hoje o que vai ser do dia de amanhã? E essa história de jogou bem e perdeu, isso é um contra-senso, ou seja, ou ganha bem ou perde e pronto.
Não estou aqui julgando, desmerecendo, enfim, estou desabafando e mostrando que da forma como estamos não vamos muito longe e ainda não conseguimos nem figurar entre os dez primeiros, como faremos para chegar a algo melhor? Temos time, mas não temos jogadores e cada dia fica visível que é um ou outro que joga, o restante parece-me figurante, aparecem somente na escalação e na hora do vamos ver nada, nem mesmo em narração de rádio são citados quando o jogo começa a valer… E aí, até quando? Bem, ponderações à parte, façam as suas apostas, temos até dezembro para uma definição. A minha é que não vamos cair, mas não sairemos disso (espero que esteja errado!).