Top de Marketing
A minha coluna de hoje pode parecer, para alguns, boba e completamente desnecessária nesse momento.
Realmente até concordo com isso, mas de uns anos para cá, nossas Diretorias nos têm feito engolir alguns pontos relacionados ao Clube Atlético Paranaense, nos fazendo mudar o foco das críticas e desviar a atenção do principal objetivo de um clube de futebol.
Se o tema em questão fosse simplesmente jogado no ar, sem qualquer ‘pomposidade’, nem me preocuparia em perder tempo escrevendo sobre isso. Mas como no Clube Atlético Paranaense tudo que a atual e a antiga direção fazem é digno de prêmios, o assunto até nem se torna tão banal assim.
Resolvi atender o anúncio publicado aqui na Furacao.com e fui conferir os ônibus patrocinados pela empresa Wolks.
É impressão minha ou o ônibus do Clube Atlético Paranaense é o mais descaracterizado de todos os clubes patrocinados?
Atrevo-me a dizer que é o mais ‘simples’ dos que têm o patrocínio e, com isso, começo a questionar os prêmios tão aclamados e comentados pelas nossas diretorias de marketing nesses últimos anos.
Começo a questionar os profissionais de marketing do clube quando vejo um ônibus – que serve como propaganda móvel do clube em todo o Brasil – conter a cor branca como principal em um clube rubro-negro.
O pior é ver os demais ônibus com estampas de mascotes, apelidos e suas cores e símbolos visivelmente maiores do que o do patrocinador. Cabe aqui ressaltar que nosso ‘Ônibus Branco’ possui o símbolo do patrocinador maior que o escudo do time.
O que mais me impressiona é que estou longe de ser um ‘expert’ em marketing, orém, consigo ter inteligência suficiente para ver que no nosso ônibus a cor que predomina é a do nosso maior rival.
Impressionado ainda mais fico quando vejo que esse ônibus foi apresentado na metade do ano e que ninguém do clube questionou esse ponto. Simplesmente acharam que ‘tava bão’.
Outro ponto interessante de se observar é que as outras agremiações não são TOP disso, nem TOP daquilo, mas fizeram o básico e apresentaram um ônibus condizente com o clube que representa.
Achei de extremo mau gosto e posso afirmar que o ônibus apresentado pelo patrocinador é o mais simples e feio de todos aqueles que foram apresentados.
O tema é banal. Concordo que o momento é de se juntar forças para manter o clube na primeira divisão. Isso tudo eu sei e concordo.
Mas quero, com essa coluna, alertar nossos dirigentes de que não sou burro. E que quando o time estiver em momentos ruins dentro de campo, não mais servirá de alento saber que fomos TOP DE MARKETING. Até porque, com essa demonstração, fica difícil acreditar no profissionalismo de quem elege.