Defesa atleticana já é a sexta melhor da competição
A defesa rubro-negra, que foi a pior do Campeonato Brasileiro, já é a sexta melhor da competição. No primeiro turno, o Atlético apareceu com o maior número de gols contra em cinco rodadas. Na décima, por exemplo, as redes do Furacão já tinham balançado 21 vezes. Hoje, assim como Flamengo e Atlético-MG, o Rubro-Negro tem 40 gols sofridos em 29 jogos – média de 1,37 por partida.
Um dos fatores para a melhora foi a chegada de Antônio Lopes. Antes de ele estrear, na vitória sobre o Cruzeiro, o Atlético tinha levado 29 gols em 16 partidas – média de 1,81. Com o atual treinador, o Furacão fez 13 jogos pela competição e sofreu 11 gols – apenas 0,84.
Com os antecessores de Lopes, o Rubro-Negro tinha sofrido três ou mais gols em uma única partida por cinco vezes. Com ele, isso aconteceu apenas na derrota para o Náutico, por 3 a 0.
Além disso, das primeiras 16 rodadas – com Geninho, Waldemar Lemos e Riva Carli -, em apenas quatro o Furacão não sofreu gol. Com Antônio Lopes, já são sete jogos sem ser vazado.
Já o ataque continua mal
Se a defesa melhorou bastante, o ataque atleticano teve um progresso mais tímido. Antes de Lopes, o Furacão tinha o segundo menor número de gols pró do Brasileirão – apenas 15 em 16 jogos. Com o atual treinador, o número duplicou – foi para 30 em mais 13 partidas. Hoje, o Rubro-Negro só supera Santo André e Fluminense no número de gols marcados.