O Fala, Atleticano é um canal de manifestação da torcida do Atlético. Os textos abaixo publicados foram escritos por torcedores rubro-negros e não representam necessariamente a opinião dos responsáveis pelo site. Os autores se responsabilizam pelos textos por eles assinados. Para colaborar com um texto, clique aqui e siga as instruções. Confira abaixo os textos dos torcedores rubro-negros:
13 out 2009 - 14h54

Rio 40 graus: cinco anéis e uma ilusão

De início, vamos colocar na mesa do raciocínio todas as cartas possíveis do baralho do discernimento. Se você não tem este baralho completo, trate de arrumá-lo, pois é muito importante ter isto disponível às mãos, também num momento como este, que não é tão irrelevante assim. Não sou contra o conteúdo, mas sim bastante contra a forma de utilização do esporte para manipulação da consciência do nosso povo em prol do enriquecimento de alguns particulares. “Rio 2016”: mais festa no país do carnaval, a sede dos XXXI Jogos Olímpicos, que não serão DO Brasil, serão apenas NA Cidade do Rio de Janeiro. Pense nisso.

Mas pode crer você, que não mora lá, que nem é da gema, ou ainda que não irá assistir aos jogos in loco, que lá estará mui representado sim: ao menos uma gota das piscinas do complexo Maria Lenk sairá do seu suor, ou seja, parte daquilo que você adquire transpirando diariamente, traduzido em impostos, terá como destino a cidade maravilhosa. Louvável a reestruturação do município. A questão é como fazê-la, isto é, quem pagará a conta. Eu já sei. Você finge que não sabe. E eles fingem que esta reestruturação servirá para todos. Uns dizem que servirá até para todo o país…”Ripley’s: believe it or not!”

Dinheiro público, sim senhores. Investidores internacionais? Balela. Óbvio que virão patrocinadores, mas que permanecerão proporcionalmente à duração do evento. Depois das Para-Olimpíadas, tchau tchau Piquitita. Iniciativa privada? Qual será a contrapartida? E após o festerê aparecerá o ROMBO, tal qual foi no PAN 2007. O clássico e vergonhoso superfaturamento, que no passar da régua ultrapassará mais de tantas vezes os irrisórios R$28 bilhões inicialmente previstos. E a impunidade boiará tranquilamente nas águas da Baía da Guanabara, como também no caudaloso Lago Paranoá, o novo leito dos cadáveres-arquivo…

Declarada a escolha pelo COI: alegria, felicidade, euforia, gravatas verde-amarelo saltitando, saias azuis rodando, umedecidas pelos pingos das lágrimas dos jacarés pantaneiros e das onças pintadas sob o disfarce de “membros do comitê de candidatura”…um clímax ufanisticamente orgástico = emoção. Emoção deles, não a sua. Porque ninguém além de alguns cariocas, dos políticos e dos empresários envolvidos nos jogos, tem ou terá a ver com eles, os Jogos. Choraram porque vão faturar de todas as formas, sem precisar mover uma moeda do próprio bolso. A grana virá, além do contribuinte, dos fundos de pensão, do orçamento “revisado” (desviado), das medidas provisórias, emendas, leis complementares e orçamentárias alteradas, principalmente de onde ninguém exceto eles ficará sabendo, um verdadeiro alvoroço, um sopão legislativo, claro que beirando o inconstitucional. Cuidem-se que alíquotas e tributos serão implementados ou majorados na calada da noite tal qual foram os atos secretos, sob o discurso do “é só a partir do ano que vem”. Calheiros, Sarney e Eike Batista terão seus camarotes, não há dúvida. Samba, Brasil! Samba mulata, e requebra que o povo gosta. Aí se esquece do patrimônio, do erário público constantemente aviltado, lesado. Dá nada não: ano que vem tem Copas, Carnaval, Seledunga, novela nova, Big Brother 10, show do Rei…um sem número de “emoções”.

-“Brasa, mora! Papo firme porque eu sou “o bom”. Cadê o seu carango, meu amigo de fé meu irmão camarada? Tá barato: meia é só quinhentão! Você não toma café da manhã? Faltam botões na sua blusa? Pois eu quero é que vá tudo pro inferno! Qual é a tua, bicho? Tá com cara de tremendão só porque debaixo dos caracóis do meu saco, há detalhes tão pequenos que só argentinos vêem? É preciso saber viver. Então viva esse momento lindo e “bip bip”, sai da frente que minha máquina é quente! Não vacile, pule o portão e entre pela porta antes da luz! Pode vir quente que eu tô fervendo pra esta festa de arromba….” – arromba mesmo, arrombamento dos cofres públicos.

Respeitem como nunca a mídia esportiva. Ela dará a sustentação moral para a realização do evento no município do pão de açúcar, anunciado como “Brasil”: que amor, todos os entes federativos concentrados num só (baita congestão republicana)! Todos os profissionais engajados, tudo é um só coração. Dificilmente algum Jornalista desta área aparecerá se posicionando contra este evento, simplesmente porque as redes de comunicação a que pertencem, claro que estão integradas ao sistema, isto é, ao “esquema”. Contrariá-los, é ir contra a maré, afrontar a hegemonia do poder dominante dos meios de comunicação de massa, em conluio com a oligarquia dominante transnacional. Mas você não é obrigado a se juntar ideologicamente a eles, virando massa podre, não. É só não mergulhar neste tsunami de formação de opinião e ser independente, tirando suas próprias conclusões. Como? Basta olhar para a realidade ao seu redor. Que não é muito diferente da realidade carioca que eles mascararam no espetaculoso supervídeo de candidatura.

E pasmem, dentro daquela realidade deles, a ostentosa CBF está prestes a ganhar, na faixa, da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, o terreno para construção de sua nova sede, onde Ricardo Coração de Baleia irá receber a mais alta cúpula internacional do mundo da bola. Uma autêntica “casa-cor”, locupletada de freezers e frigobares repletos de geladas e, logicamente, muito scotch na prateleira – porque você, no estádio, só pode e deve tomar Coca, e Coca Zero, com muito ciclamato de sódio que é mais barato que aspartame. Dunga terá um andar só para si, comidinha da Branca e assessoria de seis anões, onde poderá à vontade ficar mateando e lambendo seus beiços xerostômicos, treinando xingamentos e ofensas aos repórteres menos amedrontados.

Confesso uma vez ter pensado que se fosse em Curitiba, eu até ficaria contente, um metrozinho aqui, mais ônibus ali, um centro de eventos, novas praças esportivas, novos restaurantes que poderiam continuar, atletas desfilando pelo calçadão…só porque é legal ver gente dos outros países por aqui, como em qualquer lugar. Mas NÃO: além de bairrismo, é especulação e por isso o “se” não existe e assim sendo, não vale NADA para nós daqui o evento ser lá. Não bastou a Copa 2014, eles querem é mais! Mesmo que você seja um amante do esporte, não se iluda, tanto faria os jogos serem no Rio ou em Chicago. A não ser que você seja um atleta e vá competir pelo nosso país, aí tudo bem, avacalhe mesmo com tudo o que eu digo. Porque muito antes de 2016 os astronômicos, exorbitantes e injustificáveis ingressos já estarão nas mãos das agências de viagens internacionais. Mas quem sabe sobre um ping-pong ou o novato bici-cross para você e sua família, claro se você for uma pessoa muito influente na high society (down, down), ou se lhe convidarem para esta festa rica no meio de tanta gente pobre que os homens armaram. Alô alô Marciano! Em que planeta nós estamos? Hello!!

Enquanto isso… enquanto isso, o Uberaba ferve, o trânsito invalida, aleija ou mata, a gasolina sobe e o álcool dispara, a escola das crianças também…as Unidades de Saúde transbordam…os caixas-dois das campanhas políticas somem do mesmo jeito que aparecem…o desemprego assola, a criminalidade pulula, o crack avança, a polícia esvanece…as CPIs entram em coma induzido, as acusações e os processos contra políticos são engavetados, Calheiros e Sarneys da vida não largam do osso público…a criminalização de condutas e o rigor das penas aumentam com o engodo da solucionática…a mídia se prostitui ao interesse alheio acuando o povo através da promoção da violência…crianças sem presente nem aniversário passam fome, jovens não têm perspectivas, adultos sem emprego, velhos sem saúde…os excluídos nas enxurradas despencam das meias-águas perdendo tudo que já era quase nada partindo para a sobrevivência donatária, as invasões se disseminam, palafitas, trapiches, farrapos, todos filhos da mesma agonia. Agonia que não serão quaisquer R$28 bilhões que irão amenizar. É muito pouco mesmo. Então pegarão este pouco e investirão nas “estruturas” que apenas O POVO QUE NÃO SOFRE poderá usufruir. Simplesmente paradoxal ou irracionalmente animalesco? Escolha, assim como você escolhe o seu jornal.

Mas não esqueçam que a esperança não vem do mar, vem das antenas de TV, as quais transmitirão todos os jogos para o resto do Brasil. Isso mesmo, o RESTO deste país. Não o restante, mas o RESTO que não provará do sabor das fatias escusas do bolo olímpico. Quem dirá do RESTO que não prova nem mesmo um bolo de fubá a tanto tempo. Não esquecendo que será pela TV aberta em sinal digital! As TVs coloridas nos barracos de zinco…mas o sinal, ele é DIGITAL, companheiro! Luz fraterna mais TV digital sem codificador para passar também a enganação da novela e as emoções do show de final de ano do Rei do plágio de voz de taquara, ah, o povo merece! Se fode o dia inteiro, mas tem novela à noitinha. Se fode a semana inteira mas tem jogo do Timão no domingo. Se fode o mês inteiro mas tem amistoso do time gaucho de Dunga, a brasucada Selepampa. Se fode o ano inteiro mas tem show do Rei em dezembro. Prafrentex, meu chapa!

Mas não esqueçam que o pré-sal vai mudar nosso destino. Ele é nosso direito adquirido, e estamos quase lhe transformando em ato jurídico perfeito, na base do gogó. Do fundo do poço iremos todos ao fundo do mar, viver mais abissalmente ainda. Ah, a economia informal está crescendo, bom sinal. Acreditem nos números dos institutos de pesquisa que o governo contrata para divulgação da prosperidade tupiniquim. Ignorem a demora nas restituições do IR que vocês pagaram a mais para o Leão, ele ruge, mas devolverá, 2010 talvez. Viva as ações afirmativas de inclusão social à base da porrada, remediando paliativamente as conseqüências dos problemas, muito longe de combater suas causas. Nem esquentem a cabeça com fraudes, corrupção ou crimes de lesa-pátria, pois o Ministério Público prontamente investiga e oferece as denúncias, as quais TODAS recebidas, correrão normalmente seu devido processo legal, nada escandaloso será rejeitado ou arquivado, e sim tomará seu curso normal até as sentenças completamente imbuídas de JUSTIÇA.

Chorem, companheiros da clara (que não são da gema). Chorem em público para todo mundo ver, que não há demagogia. Porque no meio da chuva ácida do caos social em nosso país, daqui a 6 anos surgirá alguém, ou um novo “Tubarão Phelps” ou outro “Relâmpago Bolt”, para nos abrilhantar com suas quebras de recordes ou trejeitos mímicos. Que vitória nossa, irmãos. ALELUIA! Cantem com Rufus Wainwright e chorem de agradecimento. Porque enfim, ELES NOS RECONHECERAM! O mundo agora sabe que o Brasil existe! Descobriram nosso país! A partir de agora vamos ser GENTE na vida da aldeia global. Agora sim podemos dizer que somos CIDADÃOS! Não sabem onde ficamos, mas virão todos para cá. Procurarão por índios apaches, macacos-prego, guaraná, ouro, Carmens-Miranda, Pelé e claro que ele, Luis Inácio, “o Cara”. Imaginem o que o turismo vai faturar! E o que dizer do turismo sexual das menores litorâneas que se auto-alugam por R$10,00, R$5,00 se for adiantado. Divisas, meu caro, atrair divisas!

-“Meu povo…agora posso deixar a re-reeleição e ir para casa, pois meu dever está cumprido. O tripé sistema de cotas, pré-sal e olimpíadas sustentará as justificativas para o sucesso de minha governabilidade, marcando profundamente a história desse país, pois a mãe-natureza é sábia: laranjais esmagados crescem de novo. Dilma é “a Cara”. Já fiz demais pelo Brasil: bolsas, cotas, assentamentos, programas mil. Profissionais da saúde já ganham muito bem, não vejo necessidade reajustar seus salários na rede pública, deixa isso para o serviço privado. No final, podemos até passar a bola para os tucanos, que devem retornar e novamente detonar as estatais restantes. Que fiquem oito anos…depois quem sabe eu volto como vice de alguém que hoje é Senador.”

-“Vice é coiza muithu boua…pode tê quarqué idade e si dé impíxi, nóis açume!”

ps: bem que poderia aparecer por aqui algum Engenheiro Civil ou Arquiteto, que nos dissesse o quanto custa em média a construção de umas 100 casas populares, abrigando umas 400 pessoas, só para termos uma idéia. Ou ainda falasse sobre os valores necessários para erguer e equipar 50 escolas. 25 creches. 12 restaurantes de R$1,00 a refeição. Saneamento básico, luz e calçamento para uma vila com 10 mil habitantes por exemplo, diminuindo a possibilidade de chacinas “banais”. Emprego, isso, GERAÇÃO DE EMPREGO para o povo, instrução e qualificação profissional para os que estão à deriva da própria vida. Imaginemos uma empresa mista, que comportasse mil funcionários, melhorando a qualidade de vida para cerca de 4 mil pessoas. Seja aonde for. Poderia ser até no próprio Rio. Imaginemos mais oportunidades como esta…

-“Que tal?”

-“Besteira. Isso é utopia. Há coisas mais urgentes, como por exemplo estruturar logo a Cidade do Rio de Janeiro para receber os Jogos de acordo com as exigências dos poderosos. O resto (o RESTO), depois a gente faz. Veja, já estamos entrando em contacto com os favelados para que eles suspendam a violência na época dos jogos (interrompendo temporariamente o ciclo: “não me dê educação, eu cresço e arrumo a droga pra você consumir, aí você me condena; se eu cair, vou pra universidade do crime, saio mais qualificado, mudo de atividade ou volto e fico na berlinda esperando sua próxima leva ou a próxima bala”). Buscaremos um acordo ($$$ – parênteses meus) com eles para que tudo corra na santa paz, pelo menos enquanto o mundo estiver aqui. Entendeu????”

-“ENEM precisava explicar… realmente vocês entrarão para a história, pois as Olimpíadas serão o maior lote de vacinas importadas já comercializado na existência da humanidade. Vacina nas veias abertas do povo brasileiro, para encher seu ‘anel’ de ILUSÃO.”

[… Já que tudo depende da boa vontade
É de caridade que eu quero falar
Daquela esmola da cuia tremendo
Ou mato ou me rendo é lei natural
Num muro de cal espirrado de sangue
De lama, de mangue, de rouge e batom
O tom da conversa que ouço me criva
De setas e facas e favos de mel
É a peleja do diabo com o dono do céu
É a peleja do diabo com o dono do céu] – trecho da música “A peleja do diabo com o dono do céu”, de Zé Ramalho

Arremate: o que o Atlético tem a ver com isso? Absolutamente NADA. Você, Atleticano, pense nisso.



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…