Esta é a mídia paranaense!
Esses dias estava conversando com um amigo ‘ervilhinha’ a respeito das transmissões de jogos da RPC e ele me comentou a respeito de um protesto que a torcida ervilha fez no blog do Dr. X e que o apresentador Gil Rocha, como ervilhinha que é, estava zanzando pelo site e tentou se defender.
Gostaria que todos tirassem suas conclusões a respeito da resposta do enviada ao tal Blog. Segue trecho copiado e colado para todos se informarem a respeito das transmissões dos jogos do brasileirão pela RPC:
– O jornalista Gil Rocha entrou em contato com o Blog dos Ervilhas com o seguinte email:
Amigo me desculpe, mas o comentário foi muito injusto. É só tentar descobrir quantos jogos do Náutico foram transmitidos até agora…
É só tentar ‘descobrir’ como é o contrato dos CLUBES com o PPV…
Vou repetir quantas vezes forem necessárias. A REGRA É A MESMA PARA TODAS AS AFILIADAS.
São pouquíssimos os jogos liberados para TV aberta. Infelizmente.
Não entendo porque tanta ‘porrada’ na RPC. Que ódio é esse? Por que isso?
Um abraço e obrigado pela oportunidade de tentar mostrar o outro lado.
Gil Rocha
E continuou:
Em tempo: quanto ao PARANAENSE, o prejuízo de TRÊS MILHÕES (isso mesmo, esse é o PREJUÍZO EM DINHEIRO que dá transmitir o Paranaense) é por si só a prova da preocupação da RPC com o nosso futebol. Talvez outras emissoras não tenham essa preocupação com as coisas do nosso estado…
NO BRASILEIRÃO NÃO FAZEMOS AS REGRAS, quer você acredite ou não, esta é a verdade.
Boa semana.
Estou sempre à disposição, EMBORA NÃO TENHA DIRETAMENTE NADA A VER COM O QUE PODE OU NÃO SER TRANSMITIDO. Mas faço questão de explicar as coisas, mesmo me expondo muitas vezes.
Vários torcedores entraram em contato com a referida emissora e então Gil Rocha enviou uma resposta diretamente ao site, que segue na íntegra:
Olá, a RPC foi citada (aliás, de forma bastante agressiva) numa das colunas do site, o pessoal da PROGRAMAÇÃO DA EMISSORA (que é quem trata de transmissões) me pede para enviar o seguinte esclarecimento.
Obrigado.
Gil Rocha
No Campeonato Brasileiro da Série A, a RPC transmite os jogos que PODE transmitir. O problema é que são poucos os que conseguimos autorização para transmitir.
A cada rodada apenas TRÊS jogos em todo o Brasil podem passar na TV aberta. Com isso, existe apenas UMA transmissão regional por rodada. Um jogo no satélite de São Paulo, outro no satélite do Rio e um (apenas um) liberado para transmissão regional (e, às vezes, nenhum – caso como o de domingo, dia 06-09-09, que houve o jogo Santos x Corinthians antecipado para quarta-feira). Foi por causa desse único jogo regional que, por exemplo, houve transmissão para Recife da partida entre Coritiba x Náutico e haverá a transmissão para Curitiba do jogo Grêmio x Coritiba.
Existe uma espécie de revezamento entre as emissoras afiliadas da Rede Globo. Ressaltamos que a regra é a mesma para todas (RPC, RBS, Globo Minas, etc.). Também estão sendo exibidos em TV Aberta bem poucos jogos de Grêmio, Inter, Cruzeiro, Atlético Mineiro, só para falar dos maiores fora do eixo Rio-São Paulo… Fora isso, a cada domingo um jogo programado para às 16h00 é destinado exclusivamente para o sistema PPV. Isto é determinado pelo contrato dos Clubes com o PPV.
Ressaltamos que esta é a regra contratual da SÉRIE A do Brasileirão. Na Série B e nas Copas (do Brasil e Sul-americana) são outros critérios. Lembramos, mais uma vez, que nos outros estados (fora Rio e São Paulo) a situação é a mesma.
Fim.
Lendo esta carta, fico com a impressão de que estamos sendo boicotados mesmo. É inadimissível sermos obrigados a assistir os jogos do eixo RJ e SP. Isso é uma falta de respeito e a comprovação de que este eixo da mídia se fortalece às nossas custas.
Quanto ao PPV, se o jogo só for transmitido por esse sistema, esta é a regra e ficaremos com essa obrigação. OK.
Mas também acho que quando o jogo não for escalado para o PPV, é obrigação da RPC realizar a transmissão do jogo do time da capital paranaense que estiver jogando fora.
Não é nada contra ao Gil Rocha, pessoal, mas sim profissional, pois assistir um jogo com o tal narrador nos dá muito sono. A RPC precisa se modificar e renovar, pois ela parece que continua nos tempos da pedra e eles não entendem de quem é a culpa sobre o tal prejuízo de 3 milhões que dá para fazer a cobertura do Campeonato Paranaense.
O futebol paranaense nunca será forte se continuarmos com uma mídia que só apoia o eixo RJ-SP. Isso é como dar um tiro no próprio pé.
Vamos lá, atleticanos, o negócio é continuar a ir ao estádio e fazer a nossa parte, porque se dependermos da mídia para nos ajudar, ficaremos sempre esperando sentados e olhando times de RJ e SP usufruir da nossa imaturidade futebolística e principialmente televisiva.
SOU FURACÃO, SOU RAÇA, SOU AMOR!
VIVA O ATLÉTICO e o futebol paranaense!