Globo e você… tudo a ver!
Pois é, amigo… não é fácil.
Quando Diego Maradona, após classificar a seleção argentina para a Copa do Mundo, aos berros mandou um monte de gente para aquele lugar, ficamos um pouco estarrecidos.
Contudo o Dios Argentino estava colocando em palavras o que sentia sobre a imprensa argentina, que queria mandar na seleção argentina e detonando com o treinador.
Ora… a imprensa cumpre o papel de informar, contudo, parece que assumiu um papel empresarial em nosso mundo.
Enquanto isso, nas terras tupiniquins, temos uma emissora de televisão que, com o tempo, vendendo um fato jornalístico esportivo chamado futebol e com o dinheiro que ganhou, tornou-se dona do fato que vendia.
Explico, a TV usava o fato jornalístico esportivo de preferência de nós brasileiros como veículo de divulgação da imagem de propaganda. Com os anos e com o dinheiro arrecadado com a propaganda, acabou tornando-se dona do futebol brasileiro.
No ano de 2009, a TV Globo estipulou uma cota para os clubes de futebol no valor de 410.000 mil reais, negociado diretamente com o Clube dos Treze.
Em verdade, acabou tornando-se dona do futebol brasileiro, e para quê?
VENDER CHINELOS E A QUE DESCE REDONDO… enquanto isso, dói o nosso redondo!
Explico, 110.000 mil reais partem do sistema pay-per-view, e este valor está associado a uma pesquisa de opinião.
Tal pesquisa feita pelo famoso IBOPE – que ninguém nunca soube quem foi entrevistado – na famosa perguntinha: QUAL O SEU CLUBE FAVORITO? – temos o Flamengo, Corinthians, São Paulo, Palmeiras, Santos e Vasco na liderança da opinião pública.
O que isso significa?
Bem, para aquele idiota que sequer sabe em que direção fica a cidade de São Paulo e respondeu Corinthians, por exemplo, possa significar que uma cor ou um nome, pela forte exposição que esse clube tem nas telinhas, que o time escolhido dele é o melhor.
Tipo um prazer pessoal tal qual “o meu é maior do que o teu”… por aí vai… algo infantil!
Ocorre que, com essa resposta, muitos paranaenses acabaram por influenciar a divisão da receita do bolo do pay-per-view (110 mil reais – lembra?).
De forma que a cota dos clubes citados são de 36, 31, 31, 30, 20, 17 milhões, respectivamente, a mais para cada clube.
O vaixco da Gama, na segunda divisão, recebe 17 milhões do pay-per-view, o nosso Atlético 12 milhões na primeira divisão.
Ora, sendo a emissora de televisão detentora de todos os direitos de imagem, temos que fazer a seguinte pergunta… QUEM PAGA?
Bem, é evidente que o patrocinador, que são os comerciais de televisão. Deste modo, a imagem a ser mostrada é aquela que mais tem a ver com aquela pesquisa do IBOPE – lembra, aquela que o idiota respondeu que gosta do curintia.
Sendo assim, dá-lhe os clubes com maior resposta ‘espontânea’ na telinha… assim, fica a indagação: é o preferido por que tem mais torcida ou tem mais torcida por que é o mais mostrado?’… o velho dilema do tostines.
Agora, o pior de tudo… muitos clubes brasileiros acabaram por antecipar as cotas de televisão, tipo o nosso Atlético… e accabaram por ficar com suas receitas abaladas para o exercício… assim, a contratação de jogadores fica meio difícil sem grana… não?
Aí também entra a famosa arbitragem brasileira, afinal, o importante é manter os clubes com maior índice de público, para manter o atrativo para os anunciantes… não?
Digo, então, que nossa arbitragem é vendida e tendenciosa, comandanda pela televisão.
Agora a dita emissora quer que volte o mata-mata.
Ricardo Teixeira, da CBF, jura que não vai voltar o mata-mata e promete que os horários dos jogos serão mais próximos à realidade dos torcedores trabalhadores do que à grade horária da emissora dona do campeonato.
QUEM VIVER VERÁ! A luta da CBF contra o chinelo match box ou a que entuba o otário redondo… bem dizem que o # de bêbado não tem dono… deve ser isso.
O que tem a ver o Diego Maradona com a história? Bem, até dias atrás queriam escalar o Ronaldo ‘bola 9’ na seleção… já conseguiram escalar Adriano, o ‘panzer’. E estava emplacando uma discussão de que Adriano estava em melhor forma de que Luis Fabiano.
Cabe lembrar que Luis Fabiano se tornou o artilheiro absoluto da história das eliminatórias… mas Adriano, o ‘Kaiser’ – não confundir com kaizer – joga no Flamengo… não?
A nós, meros mortais, resta rezar e rezar muito, ascender uma vela no dia dos finados que está aí para o falecido futebol brasileiro.
E o nosso Atlético, o Vitória, o Sport, o Goiás, o Londrina, o Paraná Clube, o Galo de Maringá e muitos outros… bem, esses que fiquem na bacia das almas penadas…
Afinal… eles não vendem chinelos e nem cerveja…
Ganhar de novo um campeonato brasileiro… BEM, SÓ SE HOUVER UMA NOVA CPI DO FUTEBOL NO CONGRESSO NACIONAL.