O Fala, Atleticano é um canal de manifestação da torcida do Atlético. Os textos abaixo publicados foram escritos por torcedores rubro-negros e não representam necessariamente a opinião dos responsáveis pelo site. Os autores se responsabilizam pelos textos por eles assinados. Para colaborar com um texto, clique aqui e siga as instruções. Confira abaixo os textos dos torcedores rubro-negros:
18 out 2009 - 11h19

Globo e você… tudo a ver!

Pois é, amigo… não é fácil.

Quando Diego Maradona, após classificar a seleção argentina para a Copa do Mundo, aos berros mandou um monte de gente para aquele lugar, ficamos um pouco estarrecidos.

Contudo o Dios Argentino estava colocando em palavras o que sentia sobre a imprensa argentina, que queria mandar na seleção argentina e detonando com o treinador.

Ora… a imprensa cumpre o papel de informar, contudo, parece que assumiu um papel empresarial em nosso mundo.

Enquanto isso, nas terras tupiniquins, temos uma emissora de televisão que, com o tempo, vendendo um fato jornalístico esportivo chamado futebol e com o dinheiro que ganhou, tornou-se dona do fato que vendia.

Explico, a TV usava o fato jornalístico esportivo de preferência de nós brasileiros como veículo de divulgação da imagem de propaganda. Com os anos e com o dinheiro arrecadado com a propaganda, acabou tornando-se dona do futebol brasileiro.

No ano de 2009, a TV Globo estipulou uma cota para os clubes de futebol no valor de 410.000 mil reais, negociado diretamente com o Clube dos Treze.

Em verdade, acabou tornando-se dona do futebol brasileiro, e para quê?

VENDER CHINELOS E A QUE DESCE REDONDO… enquanto isso, dói o nosso redondo!

Explico, 110.000 mil reais partem do sistema pay-per-view, e este valor está associado a uma pesquisa de opinião.

Tal pesquisa feita pelo famoso IBOPE – que ninguém nunca soube quem foi entrevistado – na famosa perguntinha: QUAL O SEU CLUBE FAVORITO? – temos o Flamengo, Corinthians, São Paulo, Palmeiras, Santos e Vasco na liderança da opinião pública.

O que isso significa?

Bem, para aquele idiota que sequer sabe em que direção fica a cidade de São Paulo e respondeu Corinthians, por exemplo, possa significar que uma cor ou um nome, pela forte exposição que esse clube tem nas telinhas, que o time escolhido dele é o melhor.

Tipo um prazer pessoal tal qual “o meu é maior do que o teu”… por aí vai… algo infantil!

Ocorre que, com essa resposta, muitos paranaenses acabaram por influenciar a divisão da receita do bolo do pay-per-view (110 mil reais – lembra?).

De forma que a cota dos clubes citados são de 36, 31, 31, 30, 20, 17 milhões, respectivamente, a mais para cada clube.

O vaixco da Gama, na segunda divisão, recebe 17 milhões do pay-per-view, o nosso Atlético 12 milhões na primeira divisão.

Ora, sendo a emissora de televisão detentora de todos os direitos de imagem, temos que fazer a seguinte pergunta… QUEM PAGA?

Bem, é evidente que o patrocinador, que são os comerciais de televisão. Deste modo, a imagem a ser mostrada é aquela que mais tem a ver com aquela pesquisa do IBOPE – lembra, aquela que o idiota respondeu que gosta do curintia.

Sendo assim, dá-lhe os clubes com maior resposta ‘espontânea’ na telinha… assim, fica a indagação: é o preferido por que tem mais torcida ou tem mais torcida por que é o mais mostrado?’… o velho dilema do tostines.

Agora, o pior de tudo… muitos clubes brasileiros acabaram por antecipar as cotas de televisão, tipo o nosso Atlético… e accabaram por ficar com suas receitas abaladas para o exercício… assim, a contratação de jogadores fica meio difícil sem grana… não?

Aí também entra a famosa arbitragem brasileira, afinal, o importante é manter os clubes com maior índice de público, para manter o atrativo para os anunciantes… não?

Digo, então, que nossa arbitragem é vendida e tendenciosa, comandanda pela televisão.

Agora a dita emissora quer que volte o mata-mata.

Ricardo Teixeira, da CBF, jura que não vai voltar o mata-mata e promete que os horários dos jogos serão mais próximos à realidade dos torcedores trabalhadores do que à grade horária da emissora dona do campeonato.

QUEM VIVER VERÁ! A luta da CBF contra o chinelo match box ou a que entuba o otário redondo… bem dizem que o # de bêbado não tem dono… deve ser isso.

O que tem a ver o Diego Maradona com a história? Bem, até dias atrás queriam escalar o Ronaldo ‘bola 9’ na seleção… já conseguiram escalar Adriano, o ‘panzer’. E estava emplacando uma discussão de que Adriano estava em melhor forma de que Luis Fabiano.

Cabe lembrar que Luis Fabiano se tornou o artilheiro absoluto da história das eliminatórias… mas Adriano, o ‘Kaiser’ – não confundir com kaizer – joga no Flamengo… não?

A nós, meros mortais, resta rezar e rezar muito, ascender uma vela no dia dos finados que está aí para o falecido futebol brasileiro.

E o nosso Atlético, o Vitória, o Sport, o Goiás, o Londrina, o Paraná Clube, o Galo de Maringá e muitos outros… bem, esses que fiquem na bacia das almas penadas…

Afinal… eles não vendem chinelos e nem cerveja…

Ganhar de novo um campeonato brasileiro… BEM, SÓ SE HOUVER UMA NOVA CPI DO FUTEBOL NO CONGRESSO NACIONAL.



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…