Árbitro deixa de relatar caneta arremessada ao gramado
Durante a segunda etapa do Atletiba realizado neste domingo no Estádio Couto Pereira, uma caneta foi arremessada por torcedores do Coritiba no campo de jogo. O objeto quase atingiu o atleta Paulo Baier, que se preparava para cobrar escanteio.
O camisa 10 atleticano entregou a caneta ao árbitro auxiliar, que a guardou. O fato foi registrado por repórteres fotográficos e pela transmissão da televisão. Durante a exibição do jogo ao vivo pelo PFC, o narrador Luiz Augusto Xavier e o comentarista Raul Plasmann comentaram que a caneta havia sido arremessada no gramado. Contudo, o episódio não consta no relatório do árbitro Paulo Cesar Oliveira contido na súmula da partida.
Em episódios similares ocorridos na Arena da Baixada, o Atlético foi notificado, recebendo sempre grande destaque da imprensa esportiva local, ocasionando a denúncia do clube pela Procuradoria do STJD. Nessas ocasiões, os objetos atirados no gramado foram copos plásticos e “rolos de pães” (sic).
Em casos de arremessos de objeto ao gramado, o árbitro deve relatar o ocorrido na súmula para que o fato seja apurado pela Procuradoria do Tribunal Desportivo. Em outro clássico deste final de semana, o árbitro Carlos Eugenio Simon colocou na súmula o arremesso de um tênis na partida em que o São Paulo venceu o Santos, na Vila Belmiro.