O Fala, Atleticano é um canal de manifestação da torcida do Atlético. Os textos abaixo publicados foram escritos por torcedores rubro-negros e não representam necessariamente a opinião dos responsáveis pelo site. Os autores se responsabilizam pelos textos por eles assinados. Para colaborar com um texto, clique aqui e siga as instruções. Confira abaixo os textos dos torcedores rubro-negros:
27 out 2009 - 14h11

Moral

Sai clássico, entra clássico e a confusão é sempre a mesma! Ônibus depredados, brigas entre ‘torcedores’ marcadas em terminais e ruas da cidade e o nosso futebol a cada dia vai morrendo mais e mais. Domingo, essa triste novela ganhou mais um capítulo, o maior deles nos últimos anos: a morte do atleticano João Henrique Vianna, após ser atropelado por um veículo com torcedores do Coritiba. Torcedores? Será que essa é a expressão mais adequada?

O Ministério Público e a Polícia Militar, com respaldo dos clubes, voltaram a debater clássicos com uma só torcida e parece que a medida já irá valer a partir do Campeonato Paranaense em 2010. Mas será que só isso é suficiente para coibir a violência? O problema está muito além dos limites dos estádios. Está na cravado na sociedade e no fechar de olhos das autoridades do nosso país.

Enquanto se achar que é moral e bacana dizer que vai pegar de porrada a torcida adversária, enquanto se achar que ser da ‘turma’ significa brigar e quebrar ônibus, ‘tocar’ o horror na cidade e entoar cânticos e gritos que cultuam a violência e a falta de respeito, cenas tristes e lamentáveis como o caso João Henrique Vianna voltarão a acontecer. Enquanto bandidos, travestidos de torcedores, continuarem usando um clube de futebol como pano de fundo para cometer crimes, vandalismos e assassinatos, a essência do futebol vai morrendo a cada dia. Logo a essência do futebol, que deveria ser traduzida na paixão incondicional por um time. Apenas isso.

Enquanto a legislação brasileira permitir que um deputado, representante eleito pelo povo, continuar solto e sem julgamento, por maior que sejam as evidências que comprovam de forma irrefutável seu crime, casos e mais casos que agridem e deixam marcas irreparáveis na sociedade vem e virão, esquecidos e sub-julgados. Quem não vai esquecer é a família do João, a qual presto minha solidariedade.

Qual o resultado do último Atletiba mesmo? Alguém tem motivo para comemorar?
A resposta vai muito além do termo ‘futebol’.



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…